Umuarama

CURIOSIDADE

Aranha é flagrada carregando centenas de filhotes nas costas, em Umuarama

23/11/2022 14H41

ARANHA_LOBO_FILHOTES_NAS_COSTAS

Imagina você na sala da sua casa, quando de repente uma aranha passa com centenas de filhotes em suas costas. A cena é impactante para uns e apaixonante para outros, é o caso do umuaramense, Marcos Antônio Rocha da Silva, morador do parque residencial Roma. Ele registou em sua residência uma mamãe aranha-lobo (Lycosa erythrognatha) saindo para passear com seus filhotes. O umuaramense ressaltou que é corriqueiro encontrar essas grandes aranhas de jardim no bairro.

Segundo a agente da Vigilância em Saúde, Bianca Repecki, a aranha-lobo tem seu habitat em gramados e matos, por isso é conhecida como aranha de jardim. Pelo seu tamanho, podendo chegar até 8 cm, a aranha de jardim assusta. Porém, mesmo sendo venenosa, seu veneno não leva perigo ao ser humano.

MAMÃE DEDICADA

ARANHA_DE_GRAMA

O que chamou atenção de Marcos Antônio – ao achar a aranha em sua casa – foi que ela carregava centenas de filhotes nas costas. A ranha de grama, como também é conhecida, é uma mãe protetora e segundo os biólogos, ela carrega os filhotes nas costas para onde for até a primeira troca de pele. A fêmea da Lycosa erythognatha produz em média 800 ovos por período e pode morrer na 3°postura.

ARANHA_DE_JARDIM_UMUARAMA

MAIS ARANHAS

Além da mamãe aranha, possivelmente Marcos Antônio achou o papai dos filhotes no mesmo dia. O umuaramense ressaltou que é corriqueiro encontrar essas grandes aranhas de jardim no bairro.

aranha_lobo_macho

CUIDADOS EM CASA

Com a abertura de vários bairros localizados em fundo de vale, em Umuarama, a aparição desse tipo de aranha nas casas vem sendo frequente e conforme Bianca Repecki, a orientação é manter sempre a grama aparada no quintal. No caso de terrenos vazios com mato alto a população deve entrar em contato com o telefone da Prefeitura de Umuarama no número 156 e fazer a denúncia no setor do Código de Posturas.

Dentro de casa as pessoas devem fechar as saídas de ralo e esgoto, como também, utilizar protetores de vedação de portas, sempre visando impedir a entrada dos aracnídeos em casa.

QUADRO CLÍNICO

Em geral, os acidentes com a aranha lobo tem pequena repercussão clínica, podendo a aparecer vermelhidão no local e dor. Após a picada, há o surgimento de uma reação local não muito acentuada, como dor local discreta, edema e eritema leves, que ocorrem em menos de 20% dos casos. Há relatos de necrose superficial no local, mas sem consequências clínicas.

ARANHA ARMADEIRA

Jornal Ilustrado - Aranha é flagrada carregando centenas de filhotes nas costas, em Umuarama

A aranha de jardim ou aranha-lobo é confundida com a aranha-armadeira (Phoneutria nigriventer). Diferente da aranha-lobo, a aranha-armadeira muito agressiva, com hábitos vespertinos e noturnos. São encontradas em bananeiras, folhagens, entre madeira e pedras empilhadas e no interior de residências causa. Ela é venenosa e o seu veneno causa problemas para saúde do ser humano, com ativação e retardo da inativação dos canais neuronais de sódio, que pode provocar despolarização das fibras musculares e terminações nervosas sensitivas, motoras e do sistema nervoso autônomo, favorecendo a liberação de neurotransmissores, principalmente acetilcolina e catecolaminas. Também isolados peptídeos que podem induzir a contração da musculatura lisa vascular e aumentar a permeabilidade vascular, independentemente da ação dos canais de sódio.

Quadro clínico

A picada apresenta dor imediata e sua intensidade é variável, podendo se irradiar até a raiz do membro acometido. Outras manifestações que podem ocorrer são: edema, eritema, parestesia e sudorese no local da picada, onde podem ser encontradas as marcas de dois pontos de inoculação, priapismo, choque e edema pulmonar.

O que fazer em caso de acidente?

Lavar o local da picada;

Usar compressas mornas, pois ajudam no alívio da dor;

Elevar o local da mordida;

Procurar o serviço médico mais próximo;

Quando possível, levar o animal para identificação.

O que não fazer após acidente?

Não fazer torniquete ou garrote;

Não furar, cortar, queimar, espremer ou fazer sucção no local da ferida;

Não aplicar folhas, pó de café ou terra para não provocar infecções;

Não ingerir bebida alcoólica, querosene, ou fumo, como é costume em algumas regiões do país.