Aragão Filho

21/12/2018

Aragão Filho

20/12/2018 19H16

Prêmio Jabuti

Ainda repercute a notícia da conquista do Prêmio Jabuti pelo professor doutor da Unipar, Adalberto Ramón Valderrama Gerbasi, com o livro ‘As maravilhosas utilidades da geometria da pré-história à era espacial’. A Reitoria realizou um evento especial para comemorar o fato. Valderrama trouxe para Umuarama o mais importante prêmio literário do Brasil e também o troféu da ABEU (Associação Brasileira de Editoras Universitárias); neste, sua obra foi premiada na categoria Ciências Naturais e Matemáticas (3º lugar). O Reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia (à esquerda, na foto), recepcionou o vitorioso professor. Diretores e outros colaboradores da Unipar também participaram do encontro. Todos foram levar um abraço carinhoso ao escritor.

Ele disse:

A decisão de soltar corruptos é irresponsável. O STF não tem o direito de esbofetear o povo brasileiro, dessa forma. Uma decisão estapafúrdia no apagar das luzes do Judiciário! Dá a impressão de que querem que o povo toque fogo no STF. É revoltante”.

De Álvaro Dias sobre a decisão de Marco Aurélio Mello.

Estrago legal

Na tarde de quarta-feira (19), a hashtag #umcaboeumsoldado estava entre as mais populares do Twitter.

A liminar maluca do ministro Marco Aurélio caiu logo em seguida, mas o estrago já estava feito.

A justificativa de que apenas aplicou o que diz a Constituição e o CPP traduz a verdade sobre a legalidade da decisão, mas teria peso real se a Constituição fosse interpretada com o mesmo rigor no combate a roubalheira.

Começando com o Artigo 5º que fala sobre ‘todos serem iguais perante a lei’.

Maldade

Maldade da turma que ri até de trombada:

– Lula tem dias ruins, dias péssimos e Dias Toffoli.

E já que perguntar não ofende…

De onde surgiu a informação sobre a liberação de cerca de 170 mil presos caso a fosse cumprida a liminar do STF, se ninguém, nem o ministro da Justiça, sabe dizer com exatidão quantos presos há no Brasil?

É cada chute…

Protesto

Índios da aldeia Kaingang, em Chopinzinho, protestaram anteontem fechando a BR-373 contra a transferência da Fundação Nacional do Índio (Funai) para o Ministério dos Direitos Humanos.

Até agora, os índios vivem em completo abandono sob a tutela do Ministério da Justiça.

Com a transferência, os índios passam a viver em completo abandono, mas sob a tutela do Ministério dos Direitos Humanos.

Viu a mudança?

Metafísico

Se o trabalhador brasileiro registrado em carteira ganha metade do que o patrão paga, como é que ainda pode imaginar que a legislação trabalhista o protege?

Dourado

A pesca do Dourado está proibida em Mato Grosso do Sul por 5 anos.

Projeto da proibição tramitava desde 2016 na Assembleia Legislativa do vizinho estado.

É recomendável que pescadores paranaenses que cruzam a fronteira em busca de cardumes fiquem atentos as proibições.

Acabou em nada

As lideranças do PT protestam contra a partidarização do judiciário que reviu a soltura do ex-presidente Lula após algumas horas de expedida a ordem para libertá-lo.

Frustradas, estas lideranças declararam ‘o fim do judiciário’ brasileiro.

Sabe o que isso significa?

Nada, relaxa, vai…

Visita da PF

A Polícia Federal visitou Aécio Neves mais um a vez.

Sem querer inticar com as seguidas visitas dos federais, mas não seria mais econômico e producente levá-lo logo de uma vez para uma cela na Superintendência da PF?

A cada visita, vão lá dezenas de agentes, mais uma porção de viaturas…

Boquinha do Rossoni

Ao ingressar com recurso contra a expedição de diploma ao ex-vereador londrinense Emerson Miguel Petriv, o Boca Aberta, eleito deputado federal, o Ministério Público Eleitoral atiçou Valdir Rossoni, que não conseguiu se eleger e quer uma vaga nem que seja no ‘tapetão’.

Se conseguir tomar a vaga de Boca Aberta, será empossado deputado federal, mas terá de agüentar a enorme garganta do Boca.

Meio Ambiente

Márcio Nunes foi confirmado como secretário do Meio Ambiente, porém com mais poderes.

Incorporando outros departamentos do governo com correlação com o meio ambiente, a nova pasta será chamada de Secretaria de Sustentabilidade Ambiental e Turismo.

Dentro do governo, Márcio poderá ajudar mais ainda a região de Umuarama em todas as áreas.

Ficou bom também para o deputado delegado Fernando, já que Márcio não pretende mais disputar mandato de deputado estadual, e sim federal.

Suplência

A vereadora Ana Novais ficou na 3ª suplência da sua coligação e também participou da solenidade de diplomação dos deputados eleitos e seus suplentes.

Sem dinheiro e, por conseqüência, sem grandes aparatos de campanha, ela conseguiu marcar boa presença entre os eleitores.

Segue aqui entre nós levante adiante o seu mandato de vereadora, aliás, bem avaliado pelos seus eleitores.

Dupla afinada e animada

Os cantores Aroldo e Enoque formam a dupla dinâmica que está animando vários eventos em Umuarama, como na foto durante confraternização do Harmonia Clube de Campo. Um dia antes, no mesmo local, animou os artistas e equipe de apoio no jantar após o show de 32 anos da Ilustrada FM.