Aragão Filho

22/10/2021

Aragão Filho

22/10/2021 07H05

Ele disse:

Eu não comento relatório. Eu não sou comentarista de relatório. Eu sou ministro da Saúde. E como ministro da Saúde, eu cuido da saúde pública do Brasil”,

De Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, sobre o relatório da CPI da Covid.

A Petrobrás é nossa

A Petrobras anda tão empenhada em gerar lucros para acionistas que não só parou de investir, como tomou uma decisão que provocará escassez de combustíveis no Brasil.

É o comentário geral de economistas e da Associação das distribuidoras.

A escassez da gasolina determinará aumento dos preços finais ao consumidor, com reflexos no emprego, inflação, qualidade de vida e paz social.

A célebre campanha ‘O petróleo é nosso’ acabou em ‘a Petrobrás é do acionista’.

Ninguém viu

Documentário em homenagem ao educador Paulo Freire não empolgou a audiência.

O documentário ‘Paulo Freire 100 anos’, exibido no Dia dos Professores (15), pela TV Cultura, marcou 0,3 ponto de média na Grande São Paulo, de acordo com a pesquisa da Kantar Ibope Media.

Derrubou a audiência do horário.

É uma pena, pois vejo muita gente questionando Paulo Freie, agredindo Paulo Freire, contestando Paulo Freire sem nunca ter lido um folheto de Paulo Freire.

Para contra argumentar é preciso no mínimo conhecer o argumento.

Candidatura fictícia

Várias categorias do serviço público têm direito a licença remunerada para disputar eleição, o que induz maus servidores a se filiar a um partido, lançar candidatura, não pedir voto e nem ele votar em si mesmo, receber o salário normalmente e, em certos casos, ainda embolsar recurso de campanha.

O Ministério Público do Paraná está com quase uma centena de nomes de candidatos aparentemente de faz-de-conta.

E já pediu em ação de improbidade administrativa bloqueio de bens no valor dos salários recebidos no período da licença de um desses candidatos que não se empenham.

Em Rancho Alegre do Oeste, o MP pede a devolução de R$ 12,5 de um suposto candidato fake que recebeu apenas nove votos.

A força

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a criação do TRF-6, em Minas Gerais.

O Paraná, que estava na briga pela sede do TRF-6 muito antes de Minas, ficou a ver navios mais uma vez.

Nossa turma em Brasília parece que não tem a força…

Via nova

Devagar como quem planejou tudo, cresce o nome de Guto Silva ao Senado.

É só ver o tanto de prefeito que anda lançando a candidatura do chefe da Casa Civil no governo de Ratinho Junior.

O último a lançar seu nome foi Ulisses Maia, prefeito de Maringá, terra natal de Guto, onde seu pai, Rafael Silva, foi zagueiro do Grêmio, nos bons tempos do futebol do Paraná.

Quer companhia

Beto Richa percorre o Paraná sentindo a pressão dos aliados para uma eventual candidatura a deputado federal, mas procura também estimular outras candidaturas para que o PSDB consiga legenda suficiente para eleger mais de um deputado federal.

Valdir Rossoni, que desistiu da política, era o único deputado Tucano da bancada do paraná, mas não se elegeu e só com a morte de José Carlos Schiavinato.

Beto não quer fazer uma montanha de votos e não se eleger por falta de legenda no tucanato.

Já para deputado estadual, Fernando Richa dá um banho em Curitiba e região metropolitana.

E assim roda a lusitana…

Tem quem goste, tem quem não goste, mas é assim…

Trilha sonora

A coluna foi escrita ao som de Armandinho de Recife e Hamilton de Holanda, com Taiane, de Osmar Macedo.

Eu estava revendo certos tesouros da música da metade norte do Brasil e fui atropelado pela dupla que faz parte da minha lista de feras

Vem mais

O Ministério Público sabe que a metade estragada do Congresso não vai diminuir carga contra a liberdade de atuação dos Procuradores assim tão fácil.

A derrota no caso do projeto que ampliava a influência do Congresso no Conselho Nacional do Ministério Público não desanimou a turba.

A sociedade precisa estar atenta e fortalecer a luta dos promotores.

Se há desvios e abusos, e há, são pontuais e devem ser corrigidos.

Usar desvios pontuais para amordaçar a instituição é pisar fora das quatro linhas do livrinho que Ulisses Guimarães chamou de Constituição Cidadão.

Papo rápido

– Millôr Fernandes tinha razão quando dizia que canalhas melhoram com o passar do tempo – ficam mais canalhas…

– Pois é, e Nelson Rodrigues tinha razão quando dizia que o mundo estaria salvo se os homens de bem tivessem a mesma ousadia dos canalhas….

Evasão escolar

Segundo dados do Programa de Busca Ativa e Evasão Escolar, neste momento dos 5 mil 676 alunos matriculados na educação municipal de Umuarama, de 1º ao 5º, oito teriam deixado de frequentar as aulas.

Na rede estadual, da 6ª série ao 3º ano, a evasão escolar é mais expressiva.

Dos 8 mil e 500 alunos matriculados em Umuarama, 128 teriam desistido nesta retomada das atividades.

Mas essa turma está sendo procurada de casa em casa.

A coordenadora do Programa de Busca Ativa, a pedagoga Viviane Aparecida da Silva Cameloti Lopes, diz que tanto o Estado, quanto o município, tem realizado ações em conjunto para trazer novamente estes alunos para a sala de aula.

Que tenham, sucesso e que a população ajude.

Tem uma criança na vizinhança fora da escola, chame a atenção…

Niver

Quem segue recebendo cumprimentos pela passagem de idade nova é a produtora de beleza Adriana Galvão, um dos nomes consagrados do meio.

Dri, como é tratada pelos amigos, é esposa do fotógrafo Ricardo Pepelascovi e mãe da Sofia.

Ela recebe os parabéns dos familiares e inúmeros amigos de Umuarama e região.

Tem que aproveitar as celebrações agora, pois a temporada de eventos está voltando e a agenda da aniversariante não terá muitos espaços.

Felicidades!

Dona Maria Mari celebra

seus 80 anos em Paranavaí

Maria Pereira Mari, nascida no dia 22 de outubro de 1941, na cidade de Brejo Santo – Ceará.
Veio de uma família simples, típica do sertão nordestino… Filha de José e Regina, ela teve 12 irmãos, desde muito novos trabalhavam na roça, para terem o que comer… o sangue batalhador já corria em suas veias!

Com 15 anos, veio com sua família … em cima de um caminhão, embaixo de lona, para São João do Caiuá, em busca de uma vida melhor.

Viúva do “Zé Espanhol” teve seus 5 filhos: José Pereira Mari, de Pérola; Regina Mari, de Ibiza na Espanha; Cielita Mari, de Sinop-MT; Marcos Mari, de Sinop-MT e Vagner Mari, de Paranavaí.

Na foto, com seu filho Dr. Vagner Mari, Cirurgião Plástico que tem clínicas em Paranavaí, Curitiba e Sinop-PR.

Feliz aniversário Dona Maria.

Visita ao Ilustrado

Do The Voice Kids para o jornal Umuarama Ilustrado. Após cumprir agendas em várias cidade do Brasil, a cantora Maria Victória – acompanhada por seu pai Elizângelo Marcelo – visitaram na tarde de ontem o diretor do Ilustrado e jornalista Ilídio Coelho Sobrinho. No encontram também estavam o empresário Neto Feitosa e Maria Aparecida Melo da Rádio Ilustrada FM. Maria contou sobre seu futuro e novidades na sua carreira. Confira matéria completa com a cantora na próxima edição do Ilustrado de Fim de Semana.

Encontro de amigos

No clique o deputado estadual Tião Medeiros, pré-candidato a deputado federal pela região Noroeste do Paraná juntamente com o prefeito Paulinho Silva, de Mariluz, durante reunião com lideranças regionais ocorrida na sede da Sociedade Rural de Umuarama, na noite de quarta-feira (20).