Aragão Filho

17/08/2021

Aragão Filho

17/08/2021 05H49

25°BPM tem novos cadetes

Jornal Ilustrado - Aragão Filho

O 25ºBPM recebeu na manhã desta segunda-feira (16) quatro novos policiais militares que iniciarão estágio operacional e administrativo visando alcançar o Oficialato da PMPR. Após três anos e meio na Escola de Formação de Oficiais (EsFO), inserida dentro da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), na cidade de São José dos Pinhais, ocorreu no último dia 6 a almejada Formatura dos Aspirantes 2021 e foram alocados no 25ºBPM o Aspirante Rafael Amaral Alves, 24 anos, e a Aspirante Giovanna dos Santos Leme, 23 anos.

Além dos Aspirantes, o 25ºBPM recebeu também os Cadetes Lucas Carneiro Santos, 19 anos, e Caio Murilo Preisler, 27 anos, que estão no 2º ano do CFO e ficarão em Umuarama até o dia 21 deste mês, participando também de estágios operacionais.

Assunto foi discutido pela diretoria durante reunião

Assemu investe na segurança dos associados

Jornal Ilustrado - Aragão Filho

O presidente da Associação dos Servidores Municipais de Umuarama (Assemu), Benedito Barbosa (Dito), apresentou na sexta passada(13/08), em reunião com a diretoria, toda a documentação com relação ao PTPID, investimento necessário para garantir a segurança dos associados durante os eventos realizados na associação.

São as medidas de segurança contra incêndio e pânico nas edificações e áreas de risco. Esse plano é composto de uma planta de risco, implantação, planta das medidas de segurança contra incêndio e pânico e detalhes das medidas empregadas. As medidas de segurança contra incêndio e pânico nas edificações e áreas de risco devem ser apresentadas ao CB/PMPR, Projeto Técnico de Prevenção a Incêndios e Desastres (PTPID). O plano é necessário para a retirada do Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros Militar – CLCB, ou Certificado de Vistoria do Corpo de Bombeiros Militar – CVCB, necessários em processos de vistoria, licenciamento, fiscalização e recursos administrativos relativos a edificações, estabelecimentos, áreas de risco e eventos do Estado do Paraná. Estes certificados são importantes para a obtenção do alvará de funcionamento de um estabelecimento, CVCO de obra, HABITE-SE e averbação da edificação no registro de imóveis.

Do Castelo

Se o desfile tivesse sido no Sambódromo, a Unidos de Messias teria caído para o segundo grupo.

– Carlos Castelo.

Ele disse:

É só uma questão de tempo até eles desistirem da narrativa por falta de provas”.

De Ricardo Barros sobre a CPI da Covid.

Do Sossélla

Tanto cresce a distância entre um dos meus eus e mim que um dia de tão extremados acabarão se reencontrando enfim…

– Sérgio Rubens Sossélla.

Ceppat

A professora Maria Pellarigo não aceita que o nome do professor Paulo Alberto Tomazinho seja escondido sob a sigla Ceppat.

Ela fez uma enquete com um grupo de alunos da própria escola e nenhum sabia o significado da abreviação do nome do ilustre mestre que morreu em sala de aula.

– “É a mesma coisa de chamar de CEPROHIKA. Você sabe o que é isso? Seria Colégio Estadual Professora Hilda Kamal”.

Realmente, não dá!

Lambança planejada

Já que lambança pouca é bobagem, nossos ilustres congressistas acharam que dava pra lambancear mais e trouxeram de volta as malandras coligações partidárias e ainda inventaram a tal “federação de partidos”, que estende a coligação eleitoral pelo prazo de 4 anos.

Traduzindo; partido pequeno que quiser se juntar aos grandes ficará preso durante 4 anos ao compromisso de coligação, um tipo de “rabo preso” consentido.

Mas é pegar ou desaparecer…

No escuro

Para o especialista em Criptografia, Amílcar Brunazo, uma das maiores autoridades no assunto, a rejeição da PEC do voto impresso foi um tiro de misericórdia na chance de haver mais transparência ao votar.

Com o atual, e arcaico sistema, não é possível saber se houve fraude ou não pelo simples motivo da impossibilidade de auditar o voto.

Quem garante que o sistema é seguro não pode provar, e quem garante que não é seguro também não pode provar.

Palavra de especialista.

Ceará fechado

Não viaje para o Ceará antes de saber que sem comprovante de vacinação completa contra a covid-19, ou teste negativo para a doença antes do embarque aéreo, não é permitido o desembarque de nenhum passageiro no aeroporto cearense.

Mas, como quase tudo que os burocratas fazem é sem sentido, não há restrição para quem chegar de carro.

Parece piada pronta, e é…

Papo rápido

– A gasolina bateu novo recorde…

– E porque não a mandaram para as Olimpíadas?

Aplicativo

Com a gasolina no preço que está ser motorista de aplicativo, ou moto-fretista, é pagar para trabalhar.

Por isso escolhem o horário de pico e não querem mais atender em outros horários.

O trabalhador fica com uma merreca e o aplicativo fica com a parte do leão, maior até a de quem fornece produtos.

É um meio que precisa ser olhado mais de perto pelas autoridades.

Trilha sonora

A trilha de hoje tem coisas como YouTurned The Tables On Me, na voz de Catherine Russell, com acompanhado estelar de Matt Munisteri – guitarra;Mark Shane – piano e Tal Ronen – baixo.

Do Tusquinha

Quando o tempo é louco o porre estar sóbrio…

Anti-democrático

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) quer reduzir o número de parlamentares, que hoje somam 513 deputados e 81 senadores, quer imediatamente o fim do foro privilegiado, quer a imposição de mandatos de 8 anos a ministros do Supremo, sem direito a reeleição, e quer a criação da CPI da Lava Toga.

Com todo respeito ao bem intencionado senador, mas com o Congresso refém do STF como é, nada disso passa pelos parlamentares, apesar de ser desejo do povo.

Seria diferente se todo poder emanasse do povo…

Escrito apenas ontem…

A primeira lei da natureza é a tolerância – já que temos todos uma porção de erros e fraquezas.

– Jean-Jacques Rousseau.

Metafísico

Existe ideologia de gênero e linguagem neutra no Talibã?

Papo rápido

– O Brasil vai mesmo parar no dia 7 de setembro?

– Vai, é claro, é feriado nacional…