Aragão Filho

21/07/2021

Aragão Filho

21/07/2021 05H29

Prefeitura de Iporã adianta 50% do 13º salário

Os servidores de Iporã receberam ontem a primeira parcela do 13º salário. O aviso foi dado pelo prefeito Sérgio Luiz Borges. Ele disse que o objetivo é manter a tradição do pagamento em dia e ajudar o funcionalismo com o incremento na renda. Os recursos também ajudam a movimentar ainda mais o comércio de Iporã.

Projeto “Bora Jogar” ganha mais um núcleo

e atenderá crianças do Pq Tarumã em Umuarama

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer abrirá, na próxima semana, mais um núcleo de treinamento do Projeto Bora Jogar – Escolinha de Futebol. A partir de terça-feira (27), haverá treinos no campo de futebol do Parque Tarumã, sempre às terças e quintas, das 9h às 11h. “Estamos respeitando todos os protocolos para conter a propagação da covid-19 nas atividades da Smel e no futebol vai ser da mesma forma, para ofertar opção de atividade física com toda segurança aos alunos e instrutores”, disse o secretário Jeferson Ferreira (Esporte e Lazer).

No núcleo do Tarumã os treinos serão ministrados pelo professor Milton Laurindo, popular Miltão. A faixa etária de atendimento será dos 10 aos 17 anos e ainda há vagas disponíveis. “Para inscrever as crianças, os pais ou responsáveis deverão ir até a Secretaria de Esportes (no Ginásio de Esportes Professor Amário Vieira da Costa) para retirar a ficha de inscrição e o termo de responsabilidade”, orientou o secretário Jefinho.

Além do Tarumã, o projeto já acontece nos bairros Ouro Branco e Parque Bonfim, nos distritos de Serra dos Dourados e Lovat e também no Estadio Lúcio Pipino, na região central de Umuarama.

“O Bora Jogar já conta com cerca de 300 crianças e adolescentes atendidos. Pretendemos implantar, ainda neste ano, mais dois núcleos para acolher as crianças do Parque Dom Pedro e do Primeiro de Maio. Os campos de futebol dessas localidades estão terminando de ser revitalizados”, completou o secretário.

Jefinho informou, por fim, que o projeto tem total apoio do prefeito Celso Pozzobom, que inclusive autorizou reformas e melhorias nos campos de futebol do município, e a coordenação dos professores Milton Laurindo e Anderson Gasparetto (o Gaspar). “Além de oferecer atividade física, a iniciativa busca desenvolver os participantes pelo esporte e descobrir talentos que futuramente poderão levar o nome de Umuarama nas competições oficiais e até em carreiras profissionais”, finalizou.

Do Marvadão

O Pazuello é dose… única…

Escrito apenas ontem…

Disse não sei quem que os homens se dividem em assassinos e assassinados. Uns matam e outros se deixam matar. Não há como resistir ao destino e à função de cada qual. No Brasil, os pretos são os que morrem. Morrem socialmente, morrem espiritualmente, morrem culturalmente e morrem, e morrem, e morrem.

– Nelson Rodrigues.

Hipocrisia

Com fronteira fechada, Octavio Gabriel Gorosito Mattos, uma criança argentina com paralisia cerebral, é impedida de fazer tratamento há mais de um ano em Foz do Iguaçu.

Desesperada, a mãe diz que sem estímulos por tanto tempo, o corpo dele está voltando a ficar rígido e o desenvolvimento respiratório tem regredido.

Se fosse uma carga de cigarro ou de qualquer outro produto ilícito não haveria dificuldades para atravessar a fronteira.

E viva a hipocrisia…

Papo rápido

– Deputado autor da proposta de Semi-presidencialismo diz que o sistema reduziria “toma lá da cá” entre Congresso e Executivo…

– Concordo, pois quem “toma cá pra dar lá” vai estar nos dois lados do balcão de negócios…

Paraná Day

Reunindo grandes investidores mexicanos, acontece amanhã, quinta-feira, o Paraná Day, que será realizado no Salão Nobre da Embaixada do Brasil no México.

Além do governador Ratinho Junior, que foi convencer investidores das potencialidades paranaenses, técnicos da Invest Paraná, agência estadual responsável pela atração de negócios, também participarão da apresentação.

Álcool mais caro

Desde o início do ano gasolina ficou 25% mais cara, enquanto etanol subiu 36%.

Se o álcool é nosso, é energia renovável, sai de solo brasileiro, de cana brasileira colhida por brasileiros, porque o preço é atrelado ao dólar?

Tem cabimento?

Tem explicação?

E já que perguntar não ofende…

Passar pano com bacheiro, xergão, molambo, andrajo e farrapo é ser muito capacho?

– Pergunta do Marvadão.

Quem traz mais

O deputado estadual Ademir Bier repassa recursos de mais de 1 milhão para Marechal Cândido Rondon.

Deputado Élio Rusch corre para repassar mais dinheiro ainda e não ficar pra traz.

Os dois são suplentes, concorrem no mesmo espaço e assumiram recentemente.

Para a cidade é uma maravilha voltar a contar com dois deputados estaduais locais.

Enquanto isso, em Brasília são 19 horas…

Salario

Os servidores municipais de Campina da Lagoa vão receber os salários sempre no dia 20.

Antes o pagamento era feito no dia 30.

Bom para uns, motivo de descontrole para outros, que alegam o dinheiro acaba antes do fim do mês…

Dobradinha

Beto Richa tem admiradores por aqui já se preparando para pedir voto para o ex-governador, que deverá disputar vaga de deputado federal em dobradinha coma esposa, Fernanda Richa, para deputada estadual.

O PSDB do Paraná já teria sido comunicado da disposição de Beto.

Dizem que os dois não só se elegem como ajudam a eleger companheiros.

O mundo não gira, ele saracoteia…

Edna no topo

Japão e Canadá jogam hoje, quarta-feira (7h30) pelo futebol feminino nas Olimpíadas de Tóquio.

A árbitra da partida será Edna Alves, que é de Goioerê, e representa o esporte amador regional, que ele tanto impulsiona.

O jogo terá transmissão nos canais Sportv e Bandsports e vale a nossa torcida para a árbitra.

Despejo

Suspensão de despejo durante a pandemia valerá até 31 de dezembro.

Mas, atenção, apenas para contrato cujo valor do aluguel é de até R$ 600,00.