Aragão Filho

15/07/2021

Aragão Filho

15/07/2021 05H08

Deputado, prefeito e vereador de

Xambrê pedem recursos para asfalto rural

Prefeito Décio, vereador Pilingo com o deputado Delegado Fernando em visita ao secretário Ortigara

O deputado estadual Delegado Fernando Martins recebeu nesta semana a visita do prefeito de Xambrê, Dr Décio Jardim (PSD) e o vereador Adriano Pilingo (PSL). Após a visita ao gabinete, o deputado acompanhou os representantes do Município em uma reunião na Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) com o Secretário Norberto Ortigara. Na ocasião, tratou-se sobre a viabilização de recursos para pavimentação asfáltica no trecho que liga o Município a comunidade Jatobá e ao Distrito de Roberto Silveira, através das estradas Girassol, Edna e Nabuco. De acordo com o deputado estadual, a pavimentação das estradas beneficiará o município, em especial o desenvolvimento do meio rural e da agricultura familiar.

As melhores

A melhor universidade da América Latina, na edição 2021 do ranking latino-americano do Times Higher Education (THE), um dos principais indicadores de educação superior do mundo, é a Pontifícia Universidade Católica do Chile.

Mas o Brasil tem a segunda melhor universidade, a Universidade de São Paulo (USP).

A Universidade de Campinas (Unicamp) é a 3ª melhor universidade latino-americana e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é a 5 a colocada.

A 4ª melhor instituição é o Instituto de Tecnologia de Monterrey (México).

Escrito apenas ontem…

Acordei cedo hoje. Pulei da cama às seis da manhã, dei uma bela caminhada até a janela e voltei para a cama às 6h05. Fiquei dez minutos debaixo do chuveiro frio. Amanhã pretendo abrir a água.

– Henny Youngman.

Estratégia de malandro

A estratégia ‘dos cabeças’ da CPI da Covid no senado é não ouvir Ricardo Barros, pois ele encerraria o assunto da vacina indiana.

Os senadores oposicionistas querem adiar o máximo o depoimento para seguir desgastando Ricardo Barros e, por extensão, desgastando Bolsonaro.

Concordaram até em prorrogar o prazo de duração da CPI, que deveria acabar em agosto e foi remarcado para outubro.

Como se vê, nunca foi sobre saúde…

Papo rápido

– Lula disse que não viu nada demais no protesto do povo cubano contra o governo, só porque falta energia elétrica, falta comida, faltam remédio e hospital e falta liberdade…

– Lula está certo; cassetete de polícia cubana é doce e suave, só bate para lembrar à companheirada do compromisso com a revolução…

Policromático

A vida é um conjunto de exclamações que não resiste á uma interrogação e termina num ponto final…

Salada

O deputado estadual Ricardo Arruda (PSL) apresentou projeto na Assembleia Legislativa para proibir propagandas como a da rede de fast food Burger King, que lançou recentemente uma campanha com o mote: “Não sabe explicar o que é LGBTQIA+ para as crianças? Aprenda com eles”.

A propaganda usa crianças para “ensinar” aos adultos o que é a comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgênero, etc (LGBTQIA+).

O deputado acha que pra vender sanduíche e batata frita não é preciso apelar tanto…

Sei não, pela brabeza do deputado acho que o MacDonald ganhou mais um freguês…

Super salários

Câmara aprova Projeto de Lei cujo relator é o deputado Rubens Bueno que acaba com “supersalários” no serviço público.

Mas, como no Brasil tem lei que ‘pega’ e lei que não ‘pega’, resta aguardar…

Sobretudo quando quem tem o poder de aplicar a lei é beneficiário das mamatas que irrigam a conta bancária de alguns privilegiados do topo do serviço público.

Das redes

A turma que ri até de trombada de trem manda mais uma pras redes:

– Se o Bolsonaro morrer de um forte soluço, a causa da morte será Solução?!

Trilha sonora

A coluna foi escrita ao som de Juares de Mira.

Teve Sixteen Tons, teve Saudade da Bahia, O Gira, Work Song, 16 Toneladas, Versão Noriel Vilela, Je suis “La” Marie…

Sob medida para quarta-feira…

Marvadão

No momento, Lula é muito melhor que o outro. Não tá roubando nem deixando roubar e os filhos não tão dando problema. Já o outro…

– Celso Ribeiro, versão provocativo.

Papo rápido

– Eu sonhei e vi gatos e ratos abraçados em volta de um grande queijo, o que significa?

– Significa que as instituições estão funcionando em harmonia…

Os mesmos

Leitor fotografou do mesmo ângulo durante uma semana um trecho da Avenida Paraná.

Estão os mesmos carros nas mesmas vagas todos os dias.

Se carro de cliente, deve ser gente muito endinheirada para comprar todo dia…

Aplicativo gratuito promete monitorar

e auxiliar tutores de pets com diabete

São Paulo (AE) – Um aplicativo gratuito promete ajudar tutores e veterinários a monitorarem a saúde dos pets, sobretudo aqueles que têm diabete. O ‘Pet Diabetes Tracker’ foi idealizado pela MSD Saúde Animal e disponibiliza ao médico-veterinário o acesso à evolução e aos dados do cãozinho e de gatos, para que possa fornecer as orientações necessárias ao tutor, mantendo a conexão mesmo à distância.

Obesidade e doenças hormonais – como hipertireoidismo e hipotireoidismo, que afetam a produção de insulina ideal para as necessidades do pet são as principais causas.

Os sintomas mais comuns são excesso de sede e urina, aumento de apetite e perda de peso. “O serviço veio para revolucionar o controle da doença, promovendo uma monitorização melhor da saúde do pet e fornecendo informações importantes para que o médico-veterinário avalie não somente a evolução do tratamento, mas também a manutenção desse pet para uma vida mais saudável, feliz e ativa. A diabetes mellitus não tem cura, mas pode ser bem monitorada, controlada e tratada”, afirma Silvana Badra, gerente de produto pet e médica-veterinária da MSD Saúde Animal.

O tutor pode gerenciar a ingestão de água do animal, quesito importante para aqueles que têm diabete, o consumo de alimentos, a necessidade de exercício e a condição corporal. Além disso, é possível acompanhar o ganho de peso e a glicose, com direito a gráficos de curva glicêmica, no sangue e na urina.

O serviço também oferece a opção de agendar lembretes importantes, como consultas e pedidos de compra da injeção de insulina. O ‘Pet Diabetes Tracker’ é gratuito e está disponível nas lojas de aplicativos para IOS ou Android.

FOTO DIA

CAMARA.JPG

Ex-secretária de saúde Cecília Cividini

foi ouvida pela CPI da Covid

Vereadores durante reunião da CPI da Covid na Câmara de Umuarama

Na terça-feira passada, mais uma testemunha falou aos membros da CPI da Covid. Desta vez, foi ouvida a ex-secretária Municipal de Saúde, Cicília Cividini Monteiro da Silva, que apresentou atestado médico na primeira convocação e não compareceu a oitiva convocada para o dia 15 de junho. Além dos membros da comissão, a reunião teve a presença do vereador Fernando Galmassi.

Como determina o regimento da CPI, os trabalhos foram iniciados pela presidente, vereadora Ana Novais, que destacou o propósito da oitiva e também iniciou às perguntas à testemunha. Dentre as indagações, questionamentos acerca do desenvolvimento do trabalho frente à secretaria, acompanhamento de contratos, bem como a condução das atividades no enfrentamento à pandemia.

Um dos focos principais foi os investimentos realizados por meio de contratos firmados com empresas terceirizadas e entidades em atendimento à saúde e que receberam recursos do Fundo Municipal de Saúde, alguns dos quais estão em investigação pelo GAECO e Ministério Público, que averigua suposto de desvio de verbas. A ex-secretária respondeu a diversas questões, porém, se absteve de falar sobre determinadas indagações.

O vice-presidente da Comissão, vereador Ednei do Esporte foi o segundo a fazer seus questionamentos à testemunha.

O vereador Mateus Barreto, relator da CPI, foi o terceiro a solicitar informações junto a Cividini.

Posteriormente, a vereadora Cris das Frutas teve a palavra aberta e indagou sobre o responsável pela definição dos nomes das equipes de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde. Em resposta, Cividini disse que quando do seu ingresso na secretaria, a equipe já estava montada, ou seja, não escolheu os membros com os quais trabalharia diariamente.

Em seguida o vereador Sorrisal pediu esclarecimentos quanto aos aparelhos respiradores que foram adquiridos pela gestão municipal no combate ao Covid 19, obtendo como resposta a afirmação de que a Secretaria não comprou tais equipamentos com recursos oriundos de verbas destinadas ao combate da pandemia.

Ao final dos questionamentos, Cecília Cividini Monteiro da Silva apresentou a sua carteira de vacinação, comprovando o período em que foi imunizada. Cópia do documento foi anexado aos autos a comissão a pedido da presidente Ana Novais.

PRÓXIMA ETAPA

Para a próxima terça-feira (26), as testemunhas a serem ouvidas são o contador da Prefeitura Municipal de Umuarama, Clodoaldo Rogério Sarlo e o Secretário Municipal de Fazenda, Marcos Navarro, que é responsável pelo acompanhamento de empenhos feitos em nome da Prefeitura, assim como das contas bancárias denominadas “Fundo Municipal de Saúde”.