30/06/2021
Durante a campanha de vacinação contra a covid-19, a Patrulha Escolar de Umuarama vem se destacando no apoio à equipe do Posto de Saúde do bairro San Remo. Os policiais têm auxiliado na organização, durante os dias de vacinação no ginásio do Colégio “Doutora Zilda Arns”. A missão da guarnição é evitar que incidentes prejudiquem a vacinação dos populares.
O principal objetivo da Patrulha Escolar é garantir mais tranquilidade e segurança aos profissionais de saúde que, infelizmente, em alguns casos, são alvos de ofensas e têm seu trabalho tumultuado. Além disso, o trabalho dos policiais ajuda a manter a organização no local da vacinação, proporcionando à população umuaramense um atendimento rápido e digno.
Alto Paraíso – Nesta terça-feira, dia 29, o prefeito de Alto Paraíso, Dércio Jardim Junior, o Preto, visitou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.
Na oportunidade, foram colocados em pauta os investimentos e recursos destinado ao município, como a obra de revitalização da Orla do Balneário Porto Figueira, a obra já concluída do Meu Campinho, a pavimentação da Av. Figueira e a Construção de uma nova rampa facilitando ainda mais o acesso aos moradores e turistas às águas do Rio Paraná. A Secretaria também está viabilizando a aquisição de um Caminhão Coletor de Lixo e uma ambulância para atender a saúde do município.
Para o prefeito Preto, a visita foi para reforçar o agradecimento e o compromisso que o município tem com o secretário e Deputado Márcio e com o Governador do Estado Ratinho Junior. “Todos esses investimentos mostram a seriedade do trabalho e o interesse do Governo do Estado em desenvolver toda a região, principalmente o Balneário Porto Figueira onde nunca se viu tantos investimentos de uma única vez. O Márcio Nunes é amigo de Alto Paraíso, sempre pensou no bem da nossa cidade, principalmente no Turismo e Meio Ambiente sua principal área de atuação e nunca deixou o município desamparado em outras áreas também, como a Agricultura, por exemplo, etc…”.
Márcio Nunes confirmou o destaque do Prefeito Preto e que investimentos como esses são uma alavanca para o turismo no município, com mais conforto e infraestrutura para a população local e os turistas. “Isso mostra o olhar diferenciado do Governo do Estado para Alto Paraíso”, disse.
Horário de verão
Um grupo de entidades de turismo do Paraná, Bahia e Santa Catarina, filiadas à Confederação Nacional de Turismo, irá encaminhar oficio ao Governo Federal pedindo o retorno do horário de verão já em 2021.
O grupo é formado basicamente por donos de bares e casas noturnas, o que seria uma ajuda pelas graves perdas do setor, o que realmente ocorreu.
Só não explicam como o horário de verão poderia resolver aquilo que ele já não resolvia há muito tempo, que era promover economia de energia.
Tudo dominado
Em entrevista a um portal chinês, Lula elogia o “partido político forte” da ditadura chinesa e faz críticas aos EUA.
No Supremo, Lewandowski proíbe uso de delação da Odebrecht contra Lula.
Ou seja, nunca antes na história desse país estivemos a caminho de uma disputa para a presidência da república com protagonistas de tão baixo score e comprometidos com atores tão gulosos geopoliticamente.
Deus salve o Brasil…
Na moda
O ex-governador paranaense Beto Richa está na moda.
Ontem completou 56 anos de vida e recebeu mais cumprimentos do que seria normal para alguém quase que segregado politicamente, só que não.
Foi um aniversário muito melhor que o do ano passado, quando respondia a diversos processos.
De lá prá cá, foi absolvido de um bom número deles, recuperou direitos políticos na esteira da finada Lava Jato e já está se preparando para uma candidatura no ano que vem.
E tem popularidade para se eleger deputado federal e até senador, se a concorrência for fraca.
Escrito apenas ontem…
Se a razão fosse o critério para que as coisas tivessem permissão para existir, o mundo seria uma vasta plantação de soja.
– Tom Stoppard.
Máscaras que protegem
Está chegando ao mercado máscaras brasileiras feitas de TNT com proteção antimicrobiana, resultado da aplicação da tecnologia de prata da Nanox que, além de ter efeito contra a Covid-19, combate bactérias, fungos e outros vírus.
O modelo da máscara cirúrgica protegida com a tecnologia Nanox, empresa sediada em São Carlos (SP), promete ser barato, apesar da eficiência sem comparação com as outras.
Pulseira da covid
O MP/PR recomendou que o Município de Alvorada do Sul deixe de cumprir lei que autoriza a identificação de pacientes com covid-19 com pulseiras coloridas e a divulgação de seus nomes no site e nas mídias sociais oficiais.
Na recomendação, a Promotoria de Justiça destaca que a intimidade e a privacidade são direitos fundamentais e que o diagnóstico de um paciente é protegido pelo sigilo profissional.
É isso mesmo.
Cabe ao poder público adotar cautelas necessárias a não exposição de contaminados sem prejudicar o direito constitucional a privacidade do cidadão.
Ou seja, não se pode punir a pessoa que age direito por causa de quem age torto…
Do Marvadão
Lewandowski anula provas contra Lula obtidas em acordos de leniência da Odebrecht.
O Supremo virou a lavanderia do Lula.
– Celso Ribeiro.
Bar de gelo
Com -7,5°C, SC Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, registrou nesta madrugada de terça-feira a menor temperatura do Brasil em 2021, diz Inmet.
Em Foz tem um bar de gelo como atração.
Em Bom Jardim da Serra todo bar é de gelo.
Policromático
Só quem mora na casa sabe onde ficam as goteiras…
Papo rápido
– Porque tem tanta gente usando a máscara no pescoço?
– Deve ser epidemia de caxumba…
Nesta terça-feira (29), membros dos ministérios públicos Federal e do Estado do Paraná (MPF e MPPR) reuniram-se com órgãos municipais, Fundação Nacional do Índio (Funai) e com representantes das comunidades Avá-guarani, que ocupam a região oeste do Paraná, para discutir soluções a fim de conter os suicídios em jovens indígenas.
De acordo com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), de janeiro a junho de 2021, foram 18 tentativas de suicídio e 11 óbitos, a maioria de jovens de até 20 anos. Só na população de Santa Helena (PR), por exemplo, são 1.821 moradores, tendo 11 tentativas e cinco óbitos, demonstrando a gravidade da situação.
Participantes colocaram a marginalização, discriminação e vulnerabilidade por conta da opressão como fatores que interferem há anos na estrutura psicológica das minorias e no afastamento dos jovens da cultura histórico-familiar. Somado a isso, a realidade atual vai de encontro a vários aspectos culturais dos guaranis, necessitando um trabalho de conscientização sobre uso da internet, redes sociais, restrição de acesso a sites pornográficos e de exposição excessiva que possa causar prejuízo moral, psicológico e até mesmo físico. Presentes ainda destacaram que a pandemia intensificou a desigualdade, faltando alimento, vestuário, estrutura entre outros itens básicos.
Baseado nesses relatos, assistentes sociais pediram intervenção dos órgãos ministeriais para conseguirem orientação e ajuda de como lidar com as diferentes realidades, além de explicitarem a necessidade de produção de um diagnóstico sócio-cultural ou estudos que ajudem no contato e trabalho com essa população.
A procuradora regional dos Direitos do Cidadão no Paraná, Indira Bolsoni Pinheiro, colocou que duas ações civis públicas pedindo providências para situações precárias dos indígenas já foram ajuizadas. A procuradora também irá discutir, junto ao MPPR, as opções de medidas judiciais a serem executadas para mitigar os problemas levantados na reunião.
A reunião contou ainda com representantes das prefeituras locais, da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, de assistência social, do Conselho Regional de Psicologia e de estudos Indigenistas.