24/06/2021
A prefeita de Pérola, Valdete Cunha, recebeu nesta quarta-feira (23) a visita de Ricardo Maia, superintendente geral de apoio aos municípios, na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDU). Ele veio para conhecer os projetos da cidade, principalmente conversar sobre os projetos já protocolados junto ao Governo do Paraná.
No diálogo mantido com a prefeita, Ricardo Maia, que foi deputado estadual e é irmão do prefeito de Maringá, Ulisses Maia, explicou que o Governador Ratinho Junior tem uma preocupação muito grande com a retomada da economia no pós-pandemia.
O Governo Municipal de Pérola tem se destacado junto ao Governo do Estado, pela quantidade de projetos que estão em andamento nas mais diversas Secretarias Estaduais, principalmente na Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a SEDU.
O diretor do Ilustrado e da Ilustrada FM, Ilídio Coelho Sobrinho, recebeu ontem a visita do vereador por Umuarama, Mateus Barreto.
Em destaque na coluna o encontro em Douradina dos vereadores Benao, Rodrigo Mala e Adriano Pica-Pau com o vice prefeito Nakamura, o prefeito Oberdam, o jornalista Ilídio Coelho Sobrinho, o radialista Zé Léo e o empresário Neto Feitosa ontem no gabinete do prefeito Oberdam.
Simbolismo
Cemil soltará balões neste sábado com sementes de Ipê para comemorar 1.150 pessoas curadas da covid-19.
Será também uma homenagem a todos os profissionais que não se dobram, mesmo com o peso das horas cheias de surpresas nem sempre boas.
É ainda a celebração da vida no aniversário da cidade.
É Umuarama chegando aos 66 anos com muitos problemas, é verdade, com muitas famílias lamentando os seus que partiram, com muitas perguntas sem respostas, mas também com muita coisa positiva acontecendo.
Tem boas energias impulsionando a qualidade que a vida exige de uma cidade para ser considerada justa.
A gente ainda chega lá, acredite e se cuide.
Que todas as vidas que dependerem do Cemil, e de todos os hospitais, sejam salvas.
Que faltem balões para celebrar!
Papo rápido
– Governo diz que o Plano Safra 2022 vai garantir mais uma vez o alimento na mesa do povo brasileiro…
– Beleza, e onde é a fila para os esfomeados buscarem o seu quinhão?
Escrito apenas ontem…
Antes de tudo, é necessário que a pessoa se conheça cada vez mais, para ir se moldando ao próprio temperamento. Até o chato pode viver bem, desde que aprenda a se aturar. O conceito de felicidade vai mudando dentro de nós, à medida que o tempo vai passando: o homem só consegue ser completamente feliz quando não se preocupa mais com isso.
– Leon Eliachar.
Nova ponte
Itaipu avalia apoio ao estudo de viabilidade de nova ponte sobre o rio Paraná.
A ponte em estudos seria entre São Pedro do Paraná e Porto São João, no MS.
Encurtaria em 130 quilômetros a distância até o Porto de Paranaguá.
E, ao lado da Estrada Boiadeira, ajudaria a tirar de vez o trânsito pesado da região do Alto São Francisco, em Umuarama.
E viva a nova Itaipú, onde sobra dinheiro como nunca antes se viu na história desse país…
Disfarce
Bares e casas de festas poderão abrir como restaurante em Curitiba.
Disfarçados, bares e locais de festas não atrairiam o vírus, é?
Sei não…
Freio nos porcalhões
Sobre o lixo que continua sendo jogado atrás do pátio rodoviário da prefeitura de Umuarama é preciso dar um basta nos porcalhões.
Não é suficiente taxar os porcalhões de porcalhões.
Até porque porcos não agem assim…
Trilha sonora
A coluna de hoje foi escrita ao som de Clayber de Souza, para que sua música não se perca.
Não é para todos os ouvidos, mas quem tiver ouvidos ouça.
Pra começar bem de leve, pegue Bachianinha nº1 (Paulinho Nogueira), depois vá para Máquinas de Blues, depois vá para onde o som te mandar…
Metafísico
O que é a pessoa certa na hora errada senão a pessoa errada na hora certa?
Papo graúdo
Ontem, às 17h, o governador Ratinho Junior tinha encontro agendado em Brasília com o ministro Tarcisio Freitas.
Não foi divulgada a pauta, mas as novas concessões para o pedágio é o assunto que importa no momento.
E a PR-323 faz parte da conversa.
Ele disse:
“Nenhum morto morre sozinho. Com ele, morrem no mínimo dez ou mais pessoas de modo direto e, indiretamente, uma multidão.”
De Roberto Damatta, sociólogo.
Neutro
Neutro só sabão der coco:
– Não tem cheiro, não mancha, não desbota, mas também não vota.
– Josete Bringel.
Chico Tello, apresentador do ‘Balanço Geral’,
morre por complicações da covid-19
São Paulo (AE) – Claudiomiro Henrique Vieira, de 43 anos, morreu nesta terça-feira, dia 22, vítima da covid-19. Chico Tello, como era conhecido no Mato Grosso, era apresentador do Balanço Geral, na TV Cidade, uma das afiliadas da Record TV, em Nova Mutum. Ele estava internado no hospital regional Hilda Strenger Ribeiro desde o dia 31 de maio por complicações decorrentes do novo coronavírus.
Uma semana depois, o quadro de saúde do apresentador piorou e ele chegou a ser levado para UTI e teve de ser intubado para melhorar a respiração. O filho do jornalista, Ian Henrique, publicou um vídeo no qual o pai falava sobre o valor da vida. “Pai, vai deixar saudades, o senhor agora está em um lugar melhor, te amamos muito meu querido”, escreveu Ian na legenda da publicação. Chico Tello era casado com Jeciane Damas.
Novos livros de Martin Luther King
começam a ser garimpados em seu acervo
(AE) – Martin Luther King (1929-1968), um mais importantes líderes dos movimentos pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1964, está de editora nova. A HarperCollins acaba de anunciar um acordo global com o espólio do ativista e pastor assassinado em 1968 e, com isso, se torna a editora oficial do acervo do Martin Luther King Jr.
Esse acervo inclui alguns dos textos mais importantes da literatura norte-americana, como seus célebres discursos, e a ideia é publicar livros a partir deste acervo – para todas as idades, em todos os formatos e nos mais variados idiomas – além de reeditar sua obra.
A HarperCollins é um dos maiores grupos editoriais do mundo e está presente em 18 países – no Brasil, inclusive. Ela foi responsável pela publicação do primeiro livro de Martin Luther King, Stride Toward Freedom: The Montgomery Story, em 1958. Entre os outros títulos dele que ela editou ao longo da história, está Strength to Love, de 1963, que o apresenta como um visionário pregador carismático e atencioso ao mesmo tempo em que enfatiza o amor como uma força de mudança política e social
Para garimpar este acervo e facilitar o acesso dos editores do grupo, haverá um arquivista. E as editoras se concentrarão na parceria com acadêmicos, artistas, intérpretes e ativistas sociais negros para a criação de novos trabalhos a partir desse material histórico.
“O Espólio King sente-se feliz em retornar os direitos do acervo literário do Dr. King à sua editora original. A mensagem profética de paz, esperança, amor e igualdade do Dr. King continuam a impactar o mundo até hoje. Essa mensagem é mais necessária que nunca. Ansiamos por poder utilizar o alcance global da HarperCollins na perpetuação do incrível legado do Dr. King em novos e criativos projetos literários,” disse Eric Tidwell, diretor e conselheiro da Intellectual Properties Management, Inc., gestora do espólio do ativista, em comunicado
Também em comunicado, Brian Murray, presidente e CEO do Grupo HarperCollins Publishers, disse: “Dr. King tem sido uma inspiração para gerações ao redor do mundo. Sentimos orgulho de termos sido a editora original dos primeiros livros do Dr. King, e estamos animados com a possibilidade de expandir alcance de suas palavras de novas formas. Ansiamos pela oportunidade de lembrar aos leitores o quão atemporal são as palavras do Dr. King, e como esses temas continuam a ressoar ao redor do globo”.
A expectativa é de que os primeiros lançamentos sejam publicados nos Estados Unidos em janeiro de 2022, para coincidir com o Dia Martin Luther King Jr., que, no ano que vem, será no dia 17. Os lançamentos no Brasil ainda não foram definidos.