Aragão Filho

15/05/2021

Aragão Filho

15/05/2021 05H35

Vereadores de Umuarama aprovam Votos de Aplausos para o Dr. João Jorge Helú, do Cemil

A Câmara Municipal de Umuarama aprovou, na primeira sessão ordinária deste mês, o Requerimento Nº 60/2021, de autoria do vereador Clebão dos Pneus, que concede Votos de Aplausos ao Dr. João Jorge Helú (foto), superintendente da Associação Beneficente São Francisco de Assis/Hospital Cemil de Umuarama e ao médico Dr. Ronaldo de Souza, coordenador do setor Covid-19, pelo trabalho de excelência que estão desenvolvendo, juntamente com toda a equipe, no enfrentamento da pandemia do coronavírus. “A comunidade de Umuarama, por meio dos seus representantes nesta Casa de Leis, rende seus aplausos, algo sempre reservado para aqueles que prestam relevantes serviços à coletividade”, diz a nota assinada pelo presidente da Câmara Municipal, Fernando Galmassi.,

Gabarão é pré-candidato a deputado estadual

O servidor estadual, Cid Clay Bazoti Gabarão (PP), de extenso currículo prestado ao meio rural em Umuarama e toda a região, confirmou ontem que está disposto a disputar uma vaga de deputado estadual nas próximas eleições. E já está mantendo os contatos para isso. Em visita ao Ilustrado, ele adiantou que a decisão está tendo ótima receptividade em toda a região, por isso, está confiante e pretende colocar o nome à disposição do partido e dos eleitores para ajudar a defender Umuarama e região na Assembleia Legislativa. Com um extenso currículo e vários cursos, ele sempre desenvolveu projetos importantes na pecuária, principalmente de leite, entre outros. Boa sorte!

Improbidade liberada

O programa MP no Rádio desta semana trata da Lei Federal 8.429, de junho de 1992, a Lei de Improbidade, uma das mais utilizadas pelo Ministério Público para coibir ilícitos na gestão pública.

O foco é um projeto de lei que propõe diversas alterações na Lei de Improbidade, com a criação de brechas que, na prática, podem servir apenas para beneficiar autores de desvios, em prejuízo direto para a população.

Os entrevistados são os promotores de Justiça André Tiago Pasternak Glitz, presidente da Associação Paranaense do Ministério Público, e Fernando da Silva Mattos, coordenador de Assuntos Institucionais do Ministério Público do Paraná e diretor de Defesa das Prerrogativas da APMP.

Recomendo o programa, é muito bom na forma e no conteúdo.

Escrito apenas ontem…

Cada sonho que você deixa pra trás é um pedaço do seu futuro que deixa de existir.

– Steve Jobs.

Apoio do centro

O colunista político Fernando Tupan, de Curitiba, bota novos nomes da campanha presidencial de 2022.

Ele publicou que o deputado federal Ricardo Barros e Antonio Carlos Magalhães Neto são nomes cotados para a vice de Jair Bolsonaro na campanha de reeleição.

Qualquer dos dois atrairia o apoio do centro e uma maior base governista no Congresso em um hipotético segundo mandato.

Pode ser isso, e pode não ser nada disso.

A conferir.

É candidato

De amigos do ex-governador Orlando Pessuti vem a confirmação de que Pessutão vai disputar eleição para algum cargo em 2022.

Já está correndo o trecho e conversando com simpatizantes.

Pessuti tem muitos amigos em Umuarama, e região, e certamente passará por aqui em suas andanças.

Assédio de banco

Bancos e instituições estão proibidos de oferecer empréstimos por telefone no Paraná.

O STF foi favorável a lei paranaense que tem objetivo proteger aposentados e pensionistas.

Não vai dar

A Expoingá, que está marcada para o período de 7 a 17 de outubro, poderá sofrer novo adiamento.

Mesmo que a pandemia esteja sob controle, restará pouco tempo para organização que demanda muito investimento e muito trabalho antecipado, há ainda temor quanto a saúde financeira dos tradicionais parceiros da entidade, há incertezas quanto a realização de shows artísticos, enfim, é muita pergunta para pouca resposta.

Mas, até outubro muita coisa pode acontecer.

Resta torcer para que aconteça, pois é um dos maiores eventos do Paraná e dá energia as demais festas do gênero, como a Expo/Umuarama.

Batalhão canino

A PM tem 168 cães no Paraná.

A maioria da turma do ‘batalhão do faro’ é da raça Pastor Belga.

Outras raças também reforçam o eficiente trabalho, como Labradores Retriever, Gold Retriever e Blooddhoun.

E já que perguntar não ofende…

Porque alguém não haveria de querer voto impresso, assegurando transparência à vontade do eleitor e eliminando suspeitas? Porque alguém haveria de não querer tornar o voto auditável?

Das redes

Mais uma da turma cibernética que esbanja criatividade:

– “La Paz no esta en cosas materiales, ni en relaciones ni en nuestro interior. La Paz esta en Bolívia!”.

Ele disse:

O meu Exército só vai para a rua para manter a liberdade de vocês. Jamais para manter dentro de casa. Eu respondo pelos meus atos. Agora, se governadores e prefeitos estão na contramão… Pessoal, já dei o recado que eu tinha que dar, daqui pra frente eu vou agir, tá ok?”.

De Bolsonaro para apoiadores, não se sabe se falando sério ou apenas animando a claque.

Do Marvadão

Tite convoca Seleção para jogos das Eliminatórias.

Tite? Quem é esse?

Seleção? O que seria isso?

– Celso Ribeiro.

Trilha sonora

A coluna de hoje teve trilha sonora de Ahmad Jamal.

Alerto que se trata de musica instrumental, mas de quentíssimo suingue, como Poinciana, onde o piano de Jamal adquire vida própria.