Aragão Filho

09/04/2021

Aragão Filho

09/04/2021 06H16

Visita ao Ilustrado

O diretor do Ilustrado e da Ilustrada FM, jornalista Ilídio Coelho Sobrinho recebeu ontem a visita do secretário Geral da Prefeitura de Pérola, José Carlos Pestana da Cunha, o popular JC, pessoa carismática e de muita competência também na gestão da prefeita Valdete Cunha.

Luto na família Catarin

Faleceu ontem ainda muito jovem o administrador Ivan Catarin, com 54 anos de idade, filho do saudoso Luiz Catarin, de Umuarama. Ivan é um dos quatro filhos de Catarin, trabalhava na Sanepar e morava em Foz do Iguaçu. Se aposentou no ano passado e começava a desfrutar um pouco mais da vida e iniciava novos projetos. Mas foi acometido pela Covid-19 e não resistiu. Deixa esposa Marinês e as filhas Isabele e Mariane.

O irmão Roberto Catarin escreveu a seguinte mensagem: “Hoje saiu de cena uma pessoa fora de série, tendo cumprido exemplarmente o papel de pai, esposo, irmão, filho, tio… Meu irmão Ivan Catarin não conseguiu vencer a batalha, faleceu por complicações da COVID. De nossos corações você nunca sairá. Homem justo, fiel, temente a Deus e que fazia mais para o próximo do que para ele mesmo. De tão generoso Deus o quis com ele. Cumpriu sua missão exemplarmente, está na glória, o Reino de Deus é sua nova morada. Em nome da família, filhas e esposa, agradeço o carinho e as orações constantes nesses dias. Os planos não são nossos. Meu irmão, você foi e sempre será lembrado como uma das melhores pessoas que esteve entre nós”.

Deputado amplia diálogo com Estado para

viabilizar demandas da Segurança Pública

Deputado Delegado Fernando com o Chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado estadual Delegado Fernando Martins (PSL), participou na segunda-feira (5), de uma reunião com o secretário de Estado Guto Silva, da Casa Civil e, com o deputado Hussein Bakri (PSD), líder do governo na Alep. Durante o encontro foram tratados diversos assuntos, entre eles, o envio da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Policiais Penais para ser analisada, discutida e votada no Legislativo Estadual. Segundo o parlamentar, a PEC que transforma os agentes do Departamento Penitenciário do Estado (Depen) em Policiais Penais, já está pronta e será encaminhada à Comissão de Segurança Pública da Casa ainda nesta semana. “A PEC já está construída. Será encaminhada e vai atender a demanda e a solicitação dos agentes penitenciários”, afirmou Martins. Na semana passada, o deputado havia apresentado um requerimento pedindo que o Governo encaminhasse a PEC para tramitar na Alep. O assunto também foi tratado no último dia 29 durante reunião remota com representantes do Sindicato dos Servidores do Departamento Penitenciário do Paraná (Sindarspen).

Sem risco

Quatro pesquisadores de Economia, três da Universidade de Zurique e um do Banco Interamericano de Desenvolvimento, se debruçaram sobre informações de uma pesquisa feita em 131 escolas do estado de São Paulo que reabriram entre outubro e dezembro de 2020.

A principal conclusão estampa o título do trabalho dos pesquisadores:

– “A reabertura das escolas na pandemia não aumentou a incidência nem a mortalidade de Covid-19 no Brasil”.

Vizinho

Com cemitério lotado, prefeitura busca nova área para sepultamentos em Campo Mourão.

Como ocorreu por aqui no debate sobre a construção da Casa de Custódia de Umuarama, todos concordam que é necessário ter, mas ninguém quer na vizinhança.

Do contra

O Partido dos Trabalhadores (PT), o PSOL e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), ajuizaram Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal contra o modelo de escola cívico-militar do Paraná.

Os partidos alegam que há violação da gestão democrática do ensino, além de configurar uma clara militarização precoce dos jovens paranaenses.

Que mal pergunte, os pais dos alunos matriculados nestas escolas, professores e servidores da educação, e os próprios alunos não deveriam ser ouvidos?

Ração

Deputado Luiz Nishimori, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Pescado, defende redução do preço de ração para peixes.

Sobre reduzir a enorme carga de tributos para reduzir o preço de ração para humanos nada foi dito e nem perguntado.

Mas o deputado cumpre o seu papel, e cumpre bem pelo que representa no setor do pescado.

Saga de Pioneiros

Fernando Scanavacca será o entrevistado deste sábado no Programa Saga de Pioneiros, na Inconfidência – FM, as 9:00 horas, apresentador por Raul Lopes..

É uma gravação que já foi ao ar, mas vale a pena relembrar algumas projeções que Scanavacca fez na época.

Longe da política e cuidando dos negócios da família, ele segue prestigiado entre gente do governo e do legislativo, mas desconversa quando é perguntado sobre voltar a disputar eleição.

Programa muito bom para ouvir de novo.

Do Castelo

A responsabilidade dos responsáveis pelo país é do tipo irresponsável.

– Carlos Castelo.

Papo rápido

– Você é a favor de alguem de meritocracia?

– Sou sim, sou a favor da meritocracia de quem faz por merecer cadeia…

Pico

As manchetes alarmistas de hoje são decorrentes ainda do pico de contágio entre fevereiro e março.

Os números de agora só serão confirmados mais adiante.

Luz

Um grupo de deputados estaduais assinou requerimento para que a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) cancele o reajuste na conta de energia previsto para vigorar a partir de 24 de junho.

O aumento médio de 9,67% atinge consumidores da Copel.

Se o aumento vigorar a inadimplência vai aumentar…

Do Marvadão

Liberdade é usar o livre-arbítrio para não fazer nada que possa contaminar o próximo.

Principalmente quando o próximo estiver próximo.

– Celso Ribeiro.

Gazin presente

Sem alarde, sem marketing, sem pose pra foto, a Gazin segue ajudando a combater o coronavirus com a doação de insumos.

Antes já o fazia com a Uopecan desde o primeiro tijolo do hospital.

Mais dois respiradores foram adquiridos pela empresa e doados para serem utilizados em Umuarama.

Por essas e muitas outras razões a Gazin é a empresa aplaudida que é…

Alto conceito

No ranking dos institutos de pesquisas que existem no Brasil, a Paraná Pesquisas foi única do estado a receber o conceito ‘A’.

Lembro quando Murilo Hidalgo dava os primeiros passos na empresa que hoje, consolidada, é top no Brasil.

Nota Paraná

A Associação de Amparo aos Animais de Cruzeiro do Oeste Arca de Noé, uma entidade benemérita de muitos méritos, foi agraciada com a quantia de R$ 20 mil no sorteio de ontem do Nota Paraná.

Dinheiro muito bem vindo para quem vive de doações, que caíram com a pandemia e aumentou o número de pets abandonados.