Aragão Filho

26.03.2021

Aragão Filho

26/03/2021 05H28

Casal incentiva a vacinação

O empresário Ilídio Coelho Sobrinho, diretor do Ilustrado e sua esposa Maria Hirata Coelho, diretora da Ilustrada FM receberam anteontem a noite a primeira dose da vacina contra a covid-19. Agora eles ficam à espera da segunda dose daqui a alguns dias para completar a imunização. O jornalista Ilídio Coelho Sobrinho aproveitou para destacar a importância da imunização da população para diminuir o ataque da pandemia e as cidades voltarem ao normal aos poucos.

Governador do Distrito 4.730 do Roatary Club é umuaramense

Paulo José dos Santos é o novo governador do Distrito 4.730

Após 15 anos, um rotariano de Umuarama será o governador do Distrito 4.730. No mondo todo O Rotary Club é dividido em distritos, sendo que Umuarama está integrada no Distrito 4.730 composto de 94 clubes de toda região Noroeste do Paraná e algumas cidades do Norte.

Paulo José dos Santos, o Paulinho da Casa das Bombas, foi eleito por unanimidade pelo colegiado de governadores para assumir o cargo entre 2023 a 2024. O feito é de grande relevância para a comunidade umuaramense, pois nos 55 anos de clube na Capital da Amizade, Umuarama contou com apenas um governador, sendo ele o monsenhor José Dantas no mandato 2004/2005.

Em sua caminhada no Rotary, Paulo se tronou sócio representativo do Rotary Club de Umuarama em 2009. Em seu clube atuou como tesoureiro, secretário, vice-presidente, presidente da comissão da fundação rotariana, governador assistente, secretário executivo entre outras atuações ao longo dos anos.

É lei

O movimento de prefeitos, vereadores, iniciativa privada e quetais para comprar vacina para ‘acelerar’ a imunização esbarra em lei aprovada no Congresso que determina que todas as doses adquiridas por qualquer meio devem ser doadas ao SUS até que os grupos de risco – 77,2 milhões de pessoas, de acordo com o Ministério da Saúde – tenham sido plenamente imunizados em todo o país.

Logo, o papo sobre o município comprar vacina para agilizar a vacinação local é isso mesmo; papo…

A não ser que a lei seja mudada.

Mentira do dia

Petrobras reduz preço da gasolina pela 2ª vez em seis dias.

Papo rápido

– STF considera Sérgio Moro suspeito…

– Então, a manchete deveria ser: “STF suspeito considera o insuspeito juiz Moro suspeito por condenar réu confesso em crimes de corrupção…”

Os mais influentes

A influência dos deputados estaduais do Paraná na internet foi avaliada em ranking pela empresa Aquário Comunicação, de Maringá, que criou o sistema que permite mostrar quem tem mais força nas redes sociais.

O mais influente é o deputado delegado Franschini.

O deputado Soldado Adriano é o 3º mais influente, a frente do delegado Jacovós e do Coronel Lee, 4º e 5º colocados respectivamente.

O deputado Delegado Fernando é o 25º mais influente nas redes.

E abaixo do Delegado Fernando tem mais da metade dos deputados estaduais…

Policromático

Sorria sem câmera, converse sem celular, ajude sem plateia, ame sem condições…

Não muda

Isso é axioma eterno:

– O fanatismo consiste em redobrar os esforços quando se esqueceu dos objetivos.

E ponto.

Escrito apenas ontem…

É mais fácil enganar as pessoas do que convencê-las de que elas foram enganadas.

– Mark Twain.

Comissão

Governo anuncia a criação de um Comitê Anti-Covid.

Parece que é só para confirmar aquela máxima que diz:

– Se não sabe o que fazer, crie uma comissão para continuar sem saber o que fazer.

Pelo menos continuará sem saber o que fazer, mas assessorado por uma equipe que também não tem a menor ideia sobre o que fazer.

Do Castelo

Aqui se faz, aqui se paga.

Mas, no Brasil, é em 12 vezes sem juros no cartão ou no pré-datado.

– Carlos Castelo.

Quase anarfa

Estudo lançado pelo Banco Mundial divulgou pesquisa mostrando que, mesmo antes da pandemia, metade dos jovens brasileiros de 15 anos de idade não conseguiu ler e compreender textos simples.

Significa que os jovens brasileiros tinham, antes de fecharem as escolas, o equivalente a dois anos de atraso na escolaridade do que os dos países da OCDE.

A pandemia fez piorar o índice…

Nas redes sociais é possível encontrar a face mais visível, e medonha, desse atraso…

Das redes

Comer carne na Semana Santa não é mais pecado; é milagre.

É só ajudar um pouco

Lockdown de quatro dias adia a transmissão do vírus em exatos quatro dias, se a turma do refrega ajudar.

Parece pouco, quase nada, mas quatro dias já dá um ligeiro alívio para quem não sabe mais onde buscar energia para continuar tentando salvar vidas nas UTIs lotadas.

Vamos lá, são só quatro dias, parece muito, e é para quem já está há um ano nesse vai e volta.

Mas veja, Umuarama ainda não teve um lockdown pra valer, a não ser aqueles poucos dias logo no início da pandemia.

Então vamos caprichar só mais um pouquinho.

A discussão sobre eficácia ou não de ficar em casa a gente deixa pra depois.

Agora é uns cuidando dos outros e todos cuidando de um.

Quinta-feira já se foi, hoje é sexta e segunda-feira chega logo.

Se cuide!

Saúde pra você e pra sua família!

Adesivo

Alegria é um santo remédio que não se vende em farmácia, mas deveria…

Padre Fábio de Melo homenageia a mãe, que está na UTI com covid-19

O padre Fábio de Melo homenageou sua mãe, que está internada no hospital em Uberlândia, Minas Gerais, com covid-19 desde o dia 15 de março. Ana Maria precisou ser transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no último domingo, 21, quando o religioso postou em seu perfil do Instagram a foto de uma paisagem interiorana e declarou seu amor:

“Eu queria dar a minha paisagem a ela. Coar um café, assar um bolo, pão de queijo, decretar a inutilidade de todas as dietas. Sentar-me ao seu lado, ouvir suas histórias, fingir que é a primeira vez que são contadas. Surpreender-me com o que sempre soube. Desprender-me das palavras, colocar inteira atenção nos gestos, só para sabê-los de cor. Para que um dia, quando o definitivo do tempo romper o cordão umbilical imaginário, eu venha ressuscitá-la com minha memória”, escreveu o padre.

“Porque o amor é o breve esquecimento de que tudo passa, a fração generosa que nos faz acreditar que somos eternos. Hoje, ah se eu pudesse… Eu daria a minha paisagem a ela. Mãe, sabe este horizonte que avisto da minha varanda? Ele é todo seu”, finalizou Fábio.

O religioso tem transparecido, nas tradicionais frases que compartilha nas redes sociais, a preocupação com a mãe e com todos atingidos pela covid-19.

Cristiano, da dupla com Zé Neto, é internado por complicações da covid-19

(AE) – O sertanejo Cristiano, que forma dupla com Zé Neto, foi internado nesta quarta-feira, 24, no Hospital Base, em São José do Rio Preto, cidade do interior de São Paulo, por complicações da covid-19. O cantor divulgou há uma semana que ele e a família testaram positivo para o coronavírus e estavam se tratando em casa. Porém, antes dele, a sogra e a esposa já haviam sido internadas.

No perfil da dupla Zé Neto & Cristiano, um comunicado divulgou que Cristiano está hospitalizado por orientação médica como uma medida de precaução após complicações da doença. “Informamos que por orientação médica, na manhã desta quarta-feira, 24, o cantor Cristiano, dupla com Zé Neto, foi internado (…) por precaução, em decorrência a algumas complicações da covid-19. O sertanejo, que há alguns dias testou positivo para o vírus, apresentou oscilação em sua saturação [de oxigênio no sangue] e por esse motivo os médicos decidiram interná-lo para monitorar e evitar algum tipo de agravamento em seu estado de saúde”.