Aragão Filho

24/03/2021

Aragão Filho

24/03/2021 06H00

ANIVERSÁRIO EM BRASILÂNDIA DO SUL

De idade nova nesta quarta-feira, 24, o prefeito de Brasilândia do Sul, Alex Cavalcante. Recebe os parabéns da família e dos amigos. Muitas felicidades sempre!!!

Farinha pouca

O prefeito de Campo Magro, cidade vizinha de Curitiba, Claudio Cesar Casagrande (PSD), decretou lockdown no município e, com a mesma caneta, assinou aumento do próprio salário e dos ocupantes de cargos comissionados em 15,36%.

É que em lockdown a despesa aumenta, se come e bebe muito mais…

Escrito apenas ontem…

Por muito que examine minha vaidade, não lhe vejo o mesmo tom desagradável da dos outros. O que é uma vaidade suplementar.

– Carlos Drummond de Andrade.

Pobreza

A presidente da Associação dos Magistrados da Bahia defende a classe, e deve fazê-lo, mas, Data Vênia:

A Juíza afirma que categoria está “empobrecida” e na “penúria”.

– “A magistratura está empobrecida mesmo. Não dá para pensar que nós juízes somos classe média alta. Nós somos classe média baixa.

Sem querer inticar com o salário de ninguém, mas alguém sabe dizer o que vem depois de pauperismo, ou pindaíba?

Pandemia

Medicamentos sobem 1.000% durante a pandemia.

Anestésicos e relaxantes musculares utilizados em pacientes graves na UTI tiveram as maiores altas.

E ninguém vai preso porque são as regras do jogo e as regras são claras; o lucro em primeiro lugar.

E segue o baile no bananil…

Deus está vendo tudo…

Comida barata

O Restaurante Popular de Maringá voltou a funcionar ontem, vendendo marmitas a R$ 3,00.

O restaurante Popular de Umuarama ainda não está pronto, mas não vai demorar a também a vender comida boa e barata.

A pandemia torna mais urgente a finalização da obra que ela própria, a pandemia, ajudou a atrapalhar o cronograma.

Papo rápido

– O Brasil vive sob o sistema do lucro…

– Sei como é, é o sistema que dá prejuízo para a maioria e muita alegria para a minoria…

Excesso

Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado confirma que excesso de passageiros nos ônibus é um dos grandes fatores de contaminação por coronavirus.

Os ônibus fiscalizados foram de Curitiba.

Há suspeita de que por aqui vírus também anda de busão…

É o que tem pra hoje para o trabalhador que ainda tem um trabalho…

E que Deus nos proteja!

Degrau abaixo

Tem realmente conversas sobre a possibilidade de três ex-governadores do Paraná disputarem cadeira na Câmara Federal.

Vai ser um pega histórico, se tal ocorrer.

Beto Richa (PSDB), Roberto Requião (MDB) e Orlando Pessuti (MDB).

Os três são considerados fortes concorrentes.

Vamos beber

Vamos beber porque abastecer o carro anda difícil.

A Assemblea Legislativa do Estado aprovou o projeto que reduz de 29% para 18% o ICMS cobrado sobre os vinhos no Paraná.

Sobre reduzir o ICMS da gasolina, do diesel e dos remédios não foi dito e nem foi perguntado…

Ele disse:

“Minha obrigação como prefeito não é ficar mandando marmanjo para dentro de casa. Até empresário fazendo aglomerações, polícia tendo que mandar embora. Estou cansado de fiscalizar marmanjo. A sensação hoje é de que “já deu”.

De Leandro de Oliveira, prefeito de Araruna.

Mercado cheio

A boataria tomou conta das redes com fotos “fake” mostrando lotação em supermercados da cidade.

Não foi bem assim e quem precisou ir ao mercado viu que, no máximo, havia pequena espera para que o espaço fosse bem distribuído, de forma segura.

Ontem não teve atropelo, a não ser o de sempre no fim da tarde, perto das 18h00min horas.

Depois, o movimento normalmente acalma.

A não ser que os boatos sejam mais fortes.

Aciu defende redução do IPTU e do alvará para amenizar drama das empresas na crise

Os recentes decretos estaduais e municipais referentes à pandemia de coronavírus agravaram a situação de empresas e colaboradores, o que motivou a Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu) a encaminhar ofício ao Poder Executivo, requerendo medidas capazes de atenuar as dificuldades operacionais de um número crescente de empreendimentos.

“A partir de um mapeamento detectamos um elevado número de empresas à beira da impossibilidade de arcar com despesas elementares, como saldar a folha de pagamento. As expressivas perdas já resultaram, infelizmente, em fechamentos e perda de empregos”, explica o presidente Orlando Luiz Santos.

O documento salienta que o comércio, embora exerça constante vigilância em relação ao respeito aos protocolos vigentes, é o segmento mais penalizado pelas medidas restritivas ao longo de mais de um ano de pandemia. 

Como forma de dirimir os efeitos da crise, propõe isenção do pagamento do alvará de funcionamento para empresas com até dez funcionários, e, acima deste percentual, 50% de desconto, bem como desconto similar no IPTU das empresas e para colaboradores com titularidade de imóvel, para pagamento em três parcelas (a partir de junho).

Congregação Cristã do BR deu adeus ao Irmão Valim

Pioneiro na região e na igreja, Irmão Valim deixa saudades e bons exemplos por onde passou

Na semana que passou a região perdeu mais um pioneiro. E com uma longa história de bons serviços e bons exemplos para a sociedade. Trata-se de Geraldino Soares de Magalhães, o irmão Valim, da Congregação Cristã do Brasil. Chegou a vencer a covid-19, mas teve outras complicações posteriores e morreu sábado em Umuarama. Foi sepultado em Icaraíma, sua terra natal.

O empresário e religioso nasceu em Urandi-BA em 01/09/1941. Mudou para Icaraíma em meados de 1955, se tornando um dos mais notáveis pioneiro do município. Foi funcionário público e como operador de máquinas ajudou abrir as estradas do município de Icaraíma. Aposentou-se em 1991.

Converteu-se em 1967 junto com vários de seus familiares. O irmão Valim, como era conhecido pelos seus, teve 7 filhos, 3 deles faleceram crianças. Foi ordenado diácono da Congregação Cristã no Brasil em 1973 e em 1975 ordenado ancião de Icaraíma por Gedor José Silva. Mudou-se para Umuarama em 1991 como ancião presidente. Atendeu como regional principal de uma parte do Noroeste do Paraná. Atendeu muitas missões no Paraguai. Mesmo morando em Umuarama, fazia parte do grupo de anciães mais velhos (hierarquia) do mundo que tem a central no Brás em SP. Fez parte diretamente da história de aproximadamente 10 mil pessoas atendendo de graça na obra de Deus por décadas, assim como todos os outros anciães, diáconos, cooperadores e demais irmãos do ofício ministerial. De voz firme e mansa, era mais velho que o ancião presidente mundial que foi ordenado em 76.

Palavra que ficou em minha memória: eu tinha dificuldade de comunicação com uma moça da igreja em 2007 e não havia contado a ninguém. Naquela noite estávamos congregados e o irmão Valim olhou para mim e disse: “O irmão sente desprezado, está triste? Deus vai mandar alguém cuidar de você.” E em seguida apontou para o lado de uma moça da saúde e disse: “Irmã, este irmão está fraco e precisando de ajuda. Tem compaixão dele; ajuda cuidar dele pois também é nosso servo. Você tem mais entendimentos.”

Guimarães deixou saudade e grande comoção na região e no Estado. Havia vencido a covid-19 há um mês. Sofreu infarto, teve complicações e finalmente parada cardiorespiratória. Deus o levou no sábado, 20 de março.

O velório aconteceu na Acesf em Umuarama no sábado e depois o corpo foi levado para Icaraíma onde foi sepultado. Do dia 14 ao dia 21 faleceram 8 anciães no Brasil, além de muitos diáconos e cooperadores da CCB.

Deixa a esposa, 4 filhos, netos e bisnetos. É da família Bella Modas de Umuarama e irmão do Licim, ancião de Icaraíma. (Por Rogério de Souza Pires, integrante da igreja e admirador do trabalho do Irmão Valim)