Aragão Filho

19/03/2021

Aragão Filho

19/03/2021 05H16

Vereadores querem ajudar a Prefeitura no enfrentamento à pandemia

Todos os vereadores de Umuarama querem ajudar no combate à pandemia

A Câmara Municipal de Umuarama, num trabalho conjunto entre o presidente Fernando Galmassi, mesa diretora e todos os vereadores da Casa, têm buscado alternativas que possam auxiliar o município no momento mais preocupante da pandemia do Covid 19. Além da aprovação do projeto que autoriza o município a se filiar o Consórcio Nacional de Compra de Vacinas, outras iniciativas foram tomadas nesta semana.

A primeira delas, protocolada em ofício remetido ao prefeito Celso Pozzobom, os vereadores sugerem que o chefe do Poder Executivo proceda com a compra de mais respiradores mecânicos, e, para tanto, os recursos poderiam ser suprimidos do orçamento da Câmara Municipal de Umuarama.

Em se tratando da aquisição de vacinas, aparte ao projeto que permitiu Umuarama ingressar no consórcio nacional, todos os vereadores assinaram outro ofício encaminhado ao prefeito Celso Pozzobom, no qual os parlamentares pedem que o chefe do executivo encaminhe projeto de lei a ser debatido na Casa, dando autonomia para que Umuarama também possa negociar isoladamente a compra de vacinas.

Também quero

Ao invés de bater o pé e protestar contra a desfaçatez do aumento do número de vice-líderes do governo no Congresso, passando de 10 para 18, a bancada do PT, através do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), apresentou emenda para incluir a liderança da Minoria nesse aumento de vice-líderes.

Como se sabe, cada gabinete de vice-liderança tem direito a cargos, verbas, acesso a recursos dos ministérios.

É uma beleza!

Escrito apenas ontem…

O modo de compensar uma janela fechada é abrir outra, a fim de que a moral possa arejar continuamente a consciência.

– Machado de Assis.

Prejuízo real

Efeitos negativos do fechamento das escolas por causa da pandemia podem durar 15 anos, segundo avaliação da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia.

Os custos socioeconômicos dessa medida serão sentidos no PIB, no aprendizado e produtividade do trabalho e no aumento na desigualdade social, já que o acesso ao ensino remoto, em substituição às aulas presenciais, é distinto, de acordo com as faixas de renda da população.

Geopolítica

Reforçando a regra clássica das relações internacionais de que países não têm amizades, mas interesses, Joe Biden, presidente dos EUA, defende em carta para Bolsonaro “estreita colaboração” com o Brasil.

O Brasil é grande aliado e parceiro comercial dos Estados Unidos, independente do grau de afinidade entre Bolsonaro e Biden.

É assim que lusitana gira.

Atitude nobre

O ex-ministro da Justiça, Eugênio Aragão, errou feio ao divulgar fake news sobre o deputado Ricardo Barros, mas acertou bonito ao emitir nota com pedido de desculpas sem rodeios ou embuços na intenção:

– “Errei. Errei sobre supostas tratativas do General Pazuello com o Fundo Soberano Russo para aquisição de 200 milhões de vacinas. Teria o referido então ministro da Saúde feito proposta de compra, mas indicando o nome de empresa paranaense para fazer a aquisição. Disse eu que essa empresa seria privada e ligada ao Deputado Ricardo Barros.

Pois vim a saber que privada não é. Tratar-se-ia da Tecpar, empresa pública estadual e a prospectiva compra nada tem a ver com o deputado, que está isento de qualquer participação.

Quero pedir desculpas ao senhor Ricardo Barros, por ter permitido que mau juízo a seu respeito pudesse ser disseminado.

Fui precipitado em minhas assertivas e injusto. Peço-lhe desculpas e ao Estado do Paraná publicamente, porque públicas foram minhas palavras.

Desculpe, deputado Ricardo Barros. Reconheço que deveria ter tido maior cuidado com a notícia e não foi correto tê-lo envolvido nela.”

Pode comemorar

Governo Bolsonaro ganhou na Justiça direito de celebrar o golpe de 1964, que a deputada Natália Bonavides (PT-RN) tentou impedir, também na Justiça.

Por quatro votos a um, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região acolheu recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) que defendia o direito do governo de promover atividades em alusão ao movimento de 31 de Março de 1964.

Sabe o que isso significa para o bem estar geral?

Nada, nada mesmo, relaxa, vai…

E já que perguntar não ofende…

Alguém sabe dizer qual é a estratégia de luta dos companheiros sindicalistas de Sorocaba presos suspeitos de incendiar ônibus durante greve do transporte público em Maringá?

Lei do retorno

Quando a situação ficou gravíssima no Amazonas, o governo do Paraná prestou ajuda recebendo pacientes de lá.

Agora que a situação se agravou aqui, o governo de lá enviou ajuda de 200 cilindros de oxigênio.

Que a solidariedade seja a marca do nosso povo.

A pressão venceu

Paraguai flexibilizou medidas sanitárias e autorizou retorno das aulas presenciais depois de violentos protestos de populares e de pressão de setores econômicos.

Casos de Covid-19 aumentaram 40% nas duas últimas semanas, mas o governo não agüentou o povo nas ruas.

A conferir o resultado disso tudo…

Nota mil

Nota mil para todos os trabalhadores da saúde de Umuarama e região.

Na tenda do Covid a exaustão se vê no andar de cada um, mas no olhar ainda brilha o ardente desejo de salvar vidas.

A sociedade nunca vai conseguir pagar a dívida de gratidão para com cada destes destemidos guerreiros.

Critica

Adson Batista, presidente do Atlético Goianiense, bateu firme no cancelamento de jogos de futebol pelos governos de Goiás, São Paulo, e outros:

– “Se todo governo seguisse o futebol, já teria erradicado a doença”.

Iporã forma parceria com o Atlético Paranaense

Prefeito Sérgio e a vice Silvania reunidos com o secretário Jeferson

Iporã – Buscando desenvolver o esporte de rendimento no município de Iporã, o governo municipal através da secretaria municipal de Esportes, encaminhou projeto ao Clube Atlético Paranaense. O projeto elaborado pelo próprio município foi encaminhando no início do ano e depois de uma ampla avaliação, o clube entendeu que o município de Iporã oferece todas as condições para a parceria.

Para o professor e secretário de Esportes Jeferson Tumeleiro de Souza essa ligação com o Atlético Paranaense vai trazer bons frutos para Iporã, pois o município tem revelado ótimos atletas nos últimos anos. A parceria com o clube de futebol foi assinada na última semana no gabinete do prefeito.

Adesão –

No mesmo dia, o prefeito Sergio Borges também assinou o Projeto Mais Esporte, projeto esse que já vinha sendo desenvolvido no município em parceria com o Capitão Gimenes, projeto esse que teve aprovação do Estado através da Paraná Esporte.

As modalidades a serem desenvolvidas serão: Vôlei, Futebol, Futsal, Handebol, Basquete e Judô. Os projetos serão iniciados após a pandemia do corona vírus.