Aragão Filho

Coluna

Aragão Filho

20/01/2021 19H02

Confirmada a construção do prédio mais alto de Umuarama

O ex-prefeito de Umuarama e ex-deputado estadual, Fernando Scanavaca, continua atraindo grandes empreendimentos para Umuarama. Além do shopping, ele acaba de anunciar a vinda de um grupo empresarial de Goiania que vai investir pesado na construção de um prédio residencial com 30 andares de 120 metros quadrados cada, duas garagens por apartamento e cinco elevadores privativos. Construção será ao lado do Shopping que já tem data para inauguração.

Decréscimo

Dados do sistema de registro civil revelam que o ano de 2020 foi o que teve mais mortes e menos nascimentos no Paraná.

Até então, o ano com maior número de óbitos havia sido 2016, com 76.904.

Em 2020 foram 78.001 mortes no estado.

Gabinete do ódio

O Twitter combate discurso de ódio?, pergunta a manchete do jornal Gazeta do Povo de ontem.

A resposta é não e as contas do Comando Vermelho na rede confirmam.

Então, o Twitter combate que tipo de discurso?

Aquele que não esteja afinado com a ideologia do dono do aplicativo, o estranhíssimo Jack Dorsey, que já declarou que o Twitter é de esquerda, o que não é defeito, desde que não censure a voz dos contrários.

Escrito apenas ontem…

O homem, reconciliando-se com a fé, que se lhe esmorecia, sente-se ajoelhado ao céu no fundo misterioso de si mesmo.

– Rui Barbosa.

Ela disse:

Como médica sei que fiz tudo que pude. A única coisa que me arrependo é que eu deveria ter sido mais rígida com ele. Devia ter dito que ele não iria sair de casa, mas acho que não fui tão enérgica quanto deveria. Me sinto fracassada, pois devia ter brigado mais para ele se cuidar. Fracassei com meu pai como filha, pois depois que pegou o vírus não tinha o que fazer”.

De Claudia Moschen Antunes, médica que precisou entubar o pai, que morreu de covid-19.

Também quero

O prefeito de Maringá Ulisses Maia procurou o governador Ratinho Júnior para tratar de um assunto sensível; ele quer que o transporte coletivo da cidade receba o mesmo tratamento que é dado a Curitiba; subsídio para a tarifa.

Sem querer atrapalhar o pleito do alcaide maringaense, mas, neste caso, Umuarama gostaria muito de igualmente ser contemplada com uma ajuda que pudesse baratear o transporte coletivo.

Papo rápido

– Será que a vacina é mesmo segura? Será que não vai dar problema?

– É segura nada e esse monte de médico, pessoal de enfermagem, presidentes, reis, rainhas, senadores e deputados que estão se vacinando é tudo gente besta, desinformada… Sabido é o povo do Facebook…

Deu ruim

O WhatsApp adiou as novas políticas de privacidade, de compartilhamento de dados com o Facebook, depois de uma verdadeira debandada de usuários para o Telegram e o Signal, que tiveram milhares de downloads nos últimos dias.

A mudança entraria em vigor no dia 8 de fevereiro, mas agora está prevista para 15 de maio.

O adiamento foi anunciado pela empresa em comunicado nesta sexta, 15.

120 anos

O Butatan vai completar 120 anos dia 23 de fevereiro.

Nasceu identificado como laboratório antipestoso com a missão de erradicar as epidemias simultâneas de febre amarela, cólera e peste bubônica.

Lá foi desenvolvido o primeiro soro antiofídico do mundo.

Lá ficou comprovado que a febre amarela era transmitida pelo mosquito aedes aegypti.

O nome Butantan dava nome a fazenda onde o departamento foi instalado.

Os maiores cientistas do mundo reverenciam o Instituto.

Menos o pessoal pós-graduado em ciências absolutas em grupos de Watsapp…

Lembrete

Amanhã, sexta-feira, 22 de janeiro, entrará em vigor o Tratado para a Proibição de Armas Nucleares.

O papa Francisco lembrou que “é o primeiro instrumento internacional juridicamente vinculante que proíbe explicitamente essas armas, cujo uso tem um impacto indiscriminado, afeta um grande número de pessoas em um curto espaço de tempo e causa danos de longa duração ao meio ambiente”.

O tratado foi aprovado em 7 de julho de 2017 por 122 nações na Assembléia Geral das Nações Unidas.

Sei não, o mundo cheio de relações tensas entre nações, a indústria bélica faturando horrores, sei não…

Vivaldinos

Fiscalização do Tribunal de Contas do Paraná detectou e interrompeu o pagamento indevido de aposentadorias a falecidos em dez prefeituras do estado.

Agora cabe identificar se parte dos pagamentos foi parar no bolso de vivos que estariam recebendo a grana em nome dos mortos.

Revisionistas

Revisionistas querem reescrever a história, mas não conhecem a história.

Agora, até os gols de Pelé eles querem tirar.

Querem reescrever as histórias de Monteiro Lobato.

Só falta querer re-filmar “E o vento levou”.

Vereadores de Umuarama têm capacitação sobre regimento interno e tramitações legais

Vereadores e assessores de gabinete parlamentares participaram na tarde da última segunda-feira (18), de capacitação realizada pela Procuradoria Parlamentar da Câmara Municipal de Umuarama, juntamente com os departamentos de RH, Assistência Técnico Legislativa, Jurídico, Redação e Comunicação. Tais departamentos estão voltados diretamente à tramitação de proposição de vereadores, assim como o controle da jornada de trabalho dos servidores efetivos e comissionados da Casa.

A reunião se iniciou com abordagem referente ao controle de frequência dos servidores, principalmente no que diz respeito ao registro ponto, que é uma determinação e que deve ser seguida, com justificativas documentadas qualquer que seja a ausência, mesmo que por curto período de tempo.

O estudo acerca da tramitação de matérias foi um dos pontos mais relevantes do encontro, que contou com explanação de servidores que atuam diretamente no protocolo de Proposições, Indicações e demais tratativas que envolvem o trabalho do vereador.

Na ocasião os novos vereadores e seus assessores puderam questionar os servidores sobre os procedimentos que envolvem protocolos de indicações que, por sua vez, são diferentes do início de tramitação de Projetos de Lei, sejam eles legislativos, complementares, decretos de lei, entre outros.

O objetivo o encontro, que também foi acompanhado pelo presidente da Câmara, Fernando Galmassi e demais membros da Mesa Diretora, foi tornar mais ágil as atividades que envolvam diretamente protocolos para a tramitação de matérias e demais conteúdos voltados às atribuições dos vereadores.