Aragão Filho

Coluna

Aragão filho

20/01/2021 07H16

ANIVERSÁRIO

Quem comemora aniversário nesta quarta-feira em Umuarama é o garotão Davi Guilherme Barbosa. Ele é filho de Carla e Guilherme e está comemorando os seis anos. Recebe os parabéns dos familiares e amigos.

Delegado Fernando no Domingão do Zé Leo

O deputado estadual Delegado Fernando Ernandes participou do Domingão do Zé Leo, na rádio Ilustrada FM, domingo passado. Falou dos projetos na Assembleia Legislativa da importância da vacinação e outros assuntos.

Fritura

Está em avançado estado de fritura o ministro general Pazuello, cujo ministério da Saúde que ocupa é alvo de cobiça do novo bloco de apoio ao presidente Bolsonaro.

A ordem é destacar qualquer deslize da equipe de Pazuello e esconder qualquer acerto.

Sei não, mas está escrito nas entrelinhas que o Ministério da Saúde poderá trocar de comando assim que o ambiente político permitir.

Não foi por falta de fé na vacina que a enfermeira Lucimar Josiane de Oliveira, a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no Paraná, recebeu o imunizante na Capela do Hospital do Trabalhador, em Curitiba.

Era o local mais adequando para reunir autoridades com o devido distanciamento.

E fé em Deus e fé na vida nunca fizeram mal a ninguém.

Papo rápido

– E o pedágio no Paraná vai abaixar ou vai acabar?

– Pelo andar da carruagem vai prorrogar…

Curso vago

O curso de engenharia têxtil no campus da UEM de Goioerê abriu inscrição para o vestibular com 34 vagas.

Apareceu um só candidato.

Assim fica difícil melhorar o nível do parque industrial.

Quase bem

Relatório do Tribunal de Contas do Estado concluiu que as prefeituras do Paraná foram “quase bem” na educação durante a pandemia, com algumas falhas pontuais, como controle de alunos, pouca divulgação sobre a importância das aulas remotas, enfim, coisas miúdas.

Então, se é assim, empatou, é preciso dizer que um bom número de alunos também não foi lá aquela maravilha.

Sequer baixaram os programas de estudos.

Tilte no site

Quem tentou acessar o site da Receita Estadual ontem para acertar as contas com o IPVA se deparou com problemas.

Por isso, houve a prorrogação que aliviou os devedores.

Muito bom seria adiar a cobrança para depois do dia 10 de fevereiro quando a turma que tem emprego bota a mão no salário do mês.

No dia 25, data do novo vencimento do imposto, a carteira já está vazia faz tempo.

Escrito apenas ontem…

Política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam com a outra, antes se negam, se repulsam mutuamente. a política é a higiene dos países moralmente sadios. A politicalha, a malária dos povos de moralidade estragada.

– Rui Barbosa.

Festa sem motivo

A aprovação das vacinas deixou a população animada.

Mas, não se engane, não tem vacina pra todo mundo e vai demorar até que estejamos de fato protegidos.

Até lá, segue o conhecido manual do distanciamento, máscara e higiene.

Entreouvido

– No Rio de Janeiro, o governador quis que a primeira dose da vacina fosse aplicada no Cristo Redentor…

– Ah, por isso ele está de braços abertos…

Fake

Manchetes se ontem: Ministério da Saúde faz confusão com voos, deixa autoridades esperando nos aeroportos e atrasa vacinas.

A realidade: Choveu em quase todo o país, a segurança dos voos ficou prejudicada, e quem controla voos não é o Ministério da Saúde, é o Cindacta; Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo.

O Brasil tem especialista até para atraso de avião…

Pegou o véio da Havan

Luciano Hang, sua esposa, Andrea Hang, e sua mãe, dona Regina Modesti Hang, de 82 anos, estão internados com Covid-19 numa unidade do Prevent Senior em São Paulo.

O hospital atraiu a ira do ex-ministro Mandetta por adotar o uso de medicamentos do tratamento precoce, como a hidroxicloroquina.

Que todos se curem.

Instituto Água e Terra convoca 93 classificados em PSS

O Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, iniciou nesta segunda-feira (18) a convocação de 93 profissionais temporários, pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS), realizado em 2020. A contratação é mais uma meta atingida pela Secretaria. Desde 2019, quando foi constituída, cerca de 600 novas vagas foram criadas para recompor o quadro de pessoal que ficou defasado, após 30 anos sem concurso.

Somente no ano passado, o órgão contratou 300 técnicos residentes e 60 bolsistas, por meio de certames com ampla concorrência. O último edital, suspenso devido à pandemia, disponibilizou 130 vagas que deverão ser preenchidas assim que o problema da Covid-19 for superado.

CARGOS TÉCNICOS

Os contratos são temporários e a vigência é de dois anos em todas as modalidades. Os novos servidores integram equipes em vários municípios paranaenses e áreas diversas. Os 93 classificados por meio de PSS ocuparão os cargos de Técnico de Manejo e Meio Ambiente, Administrador, Biólogo, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Cartógrafo, Engenheiro Civil, Engenheiro Florestal, Engenheiro Químico, Engenheiro de Pesca, Geógrafo, Geólogo, Químico e Sociólogo.  

As vagas estão distribuídas nos municípios de Curitiba, Cascavel, Cianorte, Irati, Ivaiporã, Pato Branco, Pitanga, Ponta Grossa, Umuarama, Guarapuava, Toledo, Francisco Beltrão, Jacarezinho, Londrina, Foz do Iguaçu, Maringá, Paranavaí, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Paranaguá e União da Vitória.