Aragão Filho

09/07/2019

Aragão Filho

09/07/2019 07H49

Com a família Scanavaca

Encontro registrado no sábado em Umuarama entre o diretor do Ilustrado e da Ilustrada FM, Ilídio Coelho Sobrinho, com os integrantes da família Scanavaca: o pai Sr. Walter Scanavaca, o sobrinho Rodrigo e Wandi, irmão do ex-prefeito e ex-deputado estadual Fernando Scanavaca.

Bom pagador

A partir de hoje, terça-feira, o prezado estará incluso no Cadastro positivo compulsório.

Como o nome diz, o mercado decide se você merece crédito ou não.

Máfia

Ontem teve operação da Polícia Federal para desmantelar braço da máfia italiana no Brasil.

Acredito que os mafiosos italianos aportam por aqui para aprender como age uma máfia de verdade.

Basta acompanhar o noticiário para comprovar que o crime organizado no Brasil é muito, mas muito mais organizado que o crime no resto do mundo.

Aqui se rouba até caixa d’água…

Escrito apenas ontem…

Quem sabe tudo, é porque anda muito mal informado…

– Millôr Fernandes.

Policromático

No Brasil, a alternância de poder não elimina o mau cheiro de sempre…

Gato na tuba

Em Itajai, o casal dividia o que ajuntaram durante vida em comum quando houve desencontro na hora de saber com que ficaria o gato ‘Mingau’.

A briga esquentou e disputa acabou na Justiça, onde a juíza Márcia Krischke Matzenbacher, da Vara da Família, deu o veredicto:

– Mingau será compartilhado entre os dois, 15 dias para cada um.

Ele disse:

É preciso respeitar o dinheiro do povo, dinheiro público não é para custear despesa de deputado, mas sim para ser investido na saúde, educação, segurança e infra estrutura. Fui eleito para fazer a diferença, fui eleito para promover a mudança e ela deve ser feita respeitando o dinheiro do povo do Paraná”.

De Luiz Fernando Guerra, deputado estadual que menos gastou da verba de ressarcimento.

Frio

Avaliação de quem conhece bem o comércio varejista de Umuarama é que se o frio que bateu por aqui na sábado e no domingo tivesse chegado no meio da semana as vendas de agasalhos teriam batido recorde.

Mesmo assim, foi bom o movimento.

Multidão ordeira

Mais de 3 milhões e 200 mil romeiros passaram pela cidade de Trindade, em Goiás, nos 10 dias da Tradicional Romaria do Divino Pai Eterno de Trindade, conforme informou a Sala de Gestão Integrada (SGI) que acompanha e monitora todas as ações da festa.

Não foi surpresa o cuidado que a multidão teve com a cidade, mas é sempre bom registrar que a prefeitura pouco precisou fazer, por exemplo, para manter as ruas sem lixo.

O povo cuidou.

Dá pra imaginar mais de três milhões de pessoas visitando um local sem nenhum registro negativo?

Dá, em Trindade é assim.

Papo rápido

– Sérgio Moro vai tirar férias…

– Mas o The Intercept Brasil não…

Banco Bari

Vem ai o Banco Bari, do grupo paranaense Barigui.

O banco vai lançar um cartão de crédito inovador, que terá lastro em imóveis, logo, vai cobrar taxas bem mais em conta que as dos cartões que estão na praça.

É um produto inédito no Brasil, que terá limite de até R$ 1 milhão, dependendo da garantia ou da renda do tomador.

Sei…

Não escapa ninguém

O ministro do STF Luís Roberto Barroso classificou o caso como “violação criminosa de comunicação privada” os vazamentos das conversas de Moro e Dallagnol. E mandou seu recado:

– “A única coisa que eu sei é que houve uma clara ação de violação criminosa de comunicação privada. Eu queria saber qual família resistiria a dois anos de violação de comunicação privada?”

De fato, como disse o poeta, de perto ninguém é normal…

Metafísico

Está havendo guerra contra aplicativos no estilo mafioso em Umuarama, é?

Algo errado

A gente tem certeza de que há algo muito errado com o País quando fica sabendo que estão fraudando até azeite de oliva…

Tá difícil…

Foto dia

niver.jpg

Niver

Domingo teve festa para o João Miguel.

Feliz da vida, todo sorrisos, ele ajudou a cantar os ‘parabéns’, deu o primeiro pedaço de bolo para o irmãozinho Rafael e recebeu muitos afagos de toda a família, dos avôs, Helena e Vando, dos pais, Fernando e Bia e, principalmente da ‘Dinda’ Suzana.

Festa boa!

Na Avecam Caminhões

Em destaque na coluna de hoje a competente relações públicas da Avecam Caminhões de Umuarama, Jéssica de Almeida Fabris Barzon.

Irmãos de Alto Paraíso recebem medalha

de ouro nacional em Matemática

Foi realizada ontem em Salvador (BA) a cerimônia de entrega das medalhas de ouro da OBMEP de 2018 (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Ao todo 500 alunos receberam a medalha de ouro. Do Núcleo Regional de Umuarama, quem recebeu a medalha foi o casal de irmãos de Alto Paraíso, Igor e Ágata Tinti.

Essas medalhas são divididas em nível 1: alunos do 6º e 7º anos, nível 2: alunos do 8º e 9º anos e nível 3: alunos do Ensino Médio, sendo que 29 medalhas são para o Paraná e 2 delas para Alto Paraíso, para alunos do Colégio Estadual Vila Alta. Igor Antônio Tinti, que ano de 2018 cursava o 9º ano, foi o 11º colocado do Paraná, no nível 2, e o 141º do Brasil. Igor também foi medalhista nesta mesma olimpíada em 2017, medalha de bronze e em 2016, medalha de prata. Em 2018 foi medalha de ouro na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia).

Em 2019 está bem classificado na Oba (que ainda aguarda o resultado oficial) e está classificado para a segunda fase da OBMEP 2019. A outra medalha a vir para o Alto Paraíso é de Ágata Aparecida Tinti, que em 2018 cursava o 6º do Ensino Fundamental, conquistando a 7ª colocação do nível 1 do estado do Paraná e a 143ª colocação em nível de Brasil.

Em 2018 foi medalha de prata na OBA. Igualmente ao seu irmão Igor, está bem classificada na OBA 2019 e classificada também para a segunda fase da OBMEP, que acontecerá em setembro. Os dois alunos de Alto Paraíso retornam hoje de Salvador. Ao todo, 7 estudantes da região de Cascavel embarcaram rumo à cerimônia em companhia da coordenadora regional da OBMEP, Fabiana Magda Garcia Papani, também da cidade de Cascavel.

Coordenadora Fabiana com os premiados em Salvador antes da viagem

Igor e Ágata Tinti colecionam novas medalhas em competição de Matemática