Aragão Filho

02/07/2019

Aragão Filho

02/07/2019 08H32

Umuarama teve a melhor programação de aniversário dos últimos anos

A programação do aniversário de 64 anos de Umuarama está chegando ao final e, desta vez, coroada de sucesso graças à grande participação popular. A coluna de hoje parabeniza uma das capitãs deste sucesso, a secretária de Comunicação Social, Letícia D`Ávila, que, com o apoio do prefeito Celso Pozzobom e outros parceiros, cuidou de praticamente todos os detalhes nos eventos que começaram no dia primeiro de junho. Feiras, shows, passeio ciclístico, roda de conversa com a história dos pioneiros, e tantas outras atrações ajudaram a engrandecer a programação. E o prefeito Pozzobom diz que tudo foi feito com poucos recursos financeiros, mas bastante criatividade. Parabéns!

Real

O PSDB lançou uma campanha nas redes sociais para lembrar aos brasileiros com até 25 anos (42% da população) que não viveram a hiperinflação de mais de 80% ao mês que o Plano Real estabilizou a economia e valorizou o dinheiro do trabalhador.

Os tucanos querem atrelar o sucesso do Real ao partido.

Só que não foi bem assim; o ministro da economia, FHC, era tucano, mas o presidente de então, Itamar Franco, que teve origem no PMDB, estava no PRN.

E o Plano Real foi formulado por uma enorme equipe de economistas, a maioria sem nenhuma filiação partidária.

A maior obra dos tucanos neste tempo foi sujar o poleiro…

 

Sem corte

Projeto do deputado federal Boca Aberta proíbe corte de água e luz em casas de crianças até 6 meses e idosos.

Se for aprovado não deverá ser implantado.

As empresas irão bater no judiciário que, certamente, lhes dará razão.

 

Bancos tecnológicos

Os bancos vão migrando cada vez mais para o mundo digital mandando para as calendas os bancários.

Já são quase 300 mil empregos extintos, substituídos pela tecnologia.

Quanto mais o custo operacional cai, mais o banqueiro lucra.

E as tarifas continuam nas alturas.

Por isso as cooperativas de crédito crescem tanto.

 

Cinéfilo

Para quem gosta de cinema o Paraná não é o melhor lugar do Brasil.

São raros os municípios que possuem um cinema, por mais acanhado que seja.

Um levantamento recente apontou que somente 7,5% dos municípios possuem um local de projeção cinematográfica.

E cinema é um grande difusor cultural.

 

Do Fraga

Deitar não leva ninguém a lugar algum.

E é por isso que deitamos.

 

Ele disse:

Viu só o que fazem quando eles querem pegar alguém?!”

De Beto Richa sobre conversas entre Moro e Dallagnol para explicar a própria situação.

 

Escrito apenas ontem…

Eu nunca me interessei por política. Me interesso mais pela ética. Creio que se cada pessoa age de maneira ética, isso pode ter um efeito político muito grande.

– Jorge Luis Borges.

 

Arraiá do Zé Operário

O Arraía do Zé Operário, nos dias 13 e 14 de julho na Paróquia São José Operário, é a maior festa julina de Umuarama e região.

A programação começa no sábado as 19h00, com barracas típicas e apresentações culturais, e a grande atração da noite, a Banda Herança ao vivo.

No domingo a partir das 11h30 acontece o grandioso almoço adquira já o seu kit churrasco, e às 16h inicia o show de prêmios, que vai sortear R$70.000,00.

A paróquia disponibilizou formas de plástico para que a comunidade ajude fazendo bolo, pudim e outras guloseimas.

É uma festa imperdível.

História na medicina

A outorga de Título de Cidadão Honorário de Umuarama para o médico Everaldo Azevedo, proposto pelos vereadores Ronaldo Cardoso, Junior Ceranto, Marcelo Neli, Newton Soares e Maria Ornelas, é um justo reconhecimento a um dos mais importantes profissionais da história da medicina em Umuarama.

Além do profissionalismo que marca a sua carreira, Dr. Everaldo é conhecido pelo altruísmo, pela franca disposição para ajudar o próximo, pela cordialidade no trato com todos, enfim, um sujeito do bem.

Muito merecido!

 

Estes são os ganhadores do

sorteio na Instaladora Cazarin

O sorteio foi realizado no sábado dia 30. Saiba quem foram os ganhadores. PRÊMIO 1– CARRINHO DE MÃO MAESTRO COM PRODUTOS – NIVALDO SEMENSATO ( UMUARAMA); PRÊMIO 2– CHUVEIRO LORENZETI TOP JET – ROBERTO CARLOS CRIPA (FRANCISCO- ALVES)/ PRÊMIO 3– TORNEIRA ELÉTRICA- GERALDO TÁPIA ( UMUARAMA ) e PRÊMIO 4– TORNEIRA BICA MÓVEL DE COZINHA ( LEÃO)- ESTANISLAU DE OLIVEIRA PIO ( UMUARAMA)

Centenário

Este é o brasileiro Aristeu de Oliveira, um trabalhador que viu tudo e mais um pouco neste mundo de Deus. Ele completou 103 anos com muita disposição para continuar ajudando a melhorar este país.

Seo Aristeu nasceu no distrito de Candói, então pertencente a Guarapuava, antes de emancipar-se e virar município.

Em 1958, veio para Alto Piquiri e, no machado e traçador, abriu a fazenda Salgueiro, hoje situada no município de Brasilândia do Sul

Pai de cinco filhos, homem de sabedoria ímpar acumulada pela vivência e pela busca do saber.

É assinante do ILUSTRADO, cuja leitura diária começa por esta modesta coluna.

É uma honra tê-lo como leitor.

 

Parabéns Lucélia!

De idade nova desde o domingo, a primeira dama de Brasilândia do Sul, Lucélia Gimenes Marcolino. Recebe os parabéns da família e de uma legião de amigos.

 

Edna é o Brasil

A árbitra Edna Alves, de Goioerê, é o Brasil na Copa do Mundo Feminina.

Vai apitar Inglaterra x EUA pelas semi-finais hoje, terça-feira (16h), em Lyon (França).

Edna já comandou três jogos no mundial, sendo o último Itália 2 x 0 China.

A outra semifinal será amanhã, quarta-feira, entre Holanda x Suécia.

 

Criador de ‘Game of Thrones’ reclama

de reação negativa dos fãs ao final da série

São Paulo, 01 (AE) – Game of Thrones terminou faz um bom tempo, mas o criador da série ainda está chateado com a repercussão negativa dos fãs. George R. R. Martin participou da edição do podcast Maltin on Movie, do crítico de cinema Leonard Maltin, e falou mais sobre o trabalho a frente de GoT.

“A internet é tóxica de uma maneira que a cultura dos fanzines e dos fandoms, os fãs daquele tempo, não era. Havia desentendimentos, conflitos, mas nada como a loucura que você vê na internet”, declarou o escritor, segundo informações do Deadline. Fanzines e fandoms são fãs de quadrinhos e ficção científica.

A frustração dos fãs de Game of Thrones foi amplamente expressada nas redes sociais ao longo dos últimos episódios da saga. A insatisfação foi tamanha que um grupo chegou a criar uma petição exigindo que a HBO refizesse a temporada final. Mais de um milhão e meio de pessoas participam do abaixo assinado.

O canal já sinalizou que pretende dar sequência a história da série, mas Martin duvida que algo será tão popular. “A escala do sucesso de Game of Thrones – alcançou todo o mundo e invadiu a cultura de tal forma – não é algo que alguém possa antecipar, nem algo que eu espero que experimente de novo”, concluiu o autor, que considera o sucesso de GoT como “um pouco surreal”.