Aragão Filho

01/06/2019

Aragão Filho

01/05/2019 07H00

Rotary fará campanha para

incentivar doação de sangue e medula

A presidente do Rotary Club de Umuarama, Elen Iombriller, a diretora Juliana Buch e o também rotariano Marcio Silvio Rocco estiveram ontem no Hemonúcleo onde se reuniram com o diretor Cláudio Franciscone. Ficou definido que o Rotary Club Umuarama fará uma campanha junto ao Hemonúcleo para conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue e medula óssea. A campanha será no dia 15 próximo, um sábado, entre 8 horas e meio dia. Este trabalho é muito importante para a comunidade e para as pessoas que precisam de plaquetas, plasma e a medula. Seja você um doador e ajude a salvar #vidas.

Cidadania ‘fake’

Pelos menos 5 mil processos são cancelados em Curitiba depois da descoberta da máfia da cidadania italiana falsificando documentos obrigatórios para a obtenção de passaporte europeu.

Antes, uma megaoperação da polícia da Itália já havia prendido pelo menos sete brasileiros acusados de fraude, e cassou pelo menos 800 passaportes de brasileiros que obtiveram a cidadania italiana de forma irregular pelo esquema.

Entre os beneficiados pelo esquema tem juízes, promotores, um jogador da Chapecoense que morreu no acidente de 2016 e até o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).

Todos são passiveis de responder por corrupção ativa, falsidade ideológica e ficar com o nome sujo perante os órgãos públicos italianos.

Policromático

É desanimador perceber a velocidade com que a opinião pública, ou publicada, chega a conclusões definitivas sobre assuntos complexos, sem nenhuma capacidade específica para examiná-los em todo o seu contexto com o necessário rigor.

Escrito apenas ontem…

O tempo não passa nunca, somos nós que passamos por ele como viajantes apressados.

– Paulo Bomfim.

Metafísico

Quer dizer, então, que o ingrato do Barack Obama esteve no Brasil e não visitou o ‘cara’ na superintendência da Polícia Federal em Curitiba?

Inauguração

Não é comum acontecer, por isso chamou a atenção; bombeiros militares lançaram jatos d’água no novo avião executivo de Luciano Hang, dono da Havan, inaugurando a aeronave na chegada ao aeroporto de Navegantes, SC.

Trata-se de um Bombardier Global 6000, avaliado em R$ 250 milhões.

O jatinho pode levar até 17 passageiros com autonomia para voar sem escala de São Paulo até Jerusalém, capital de Israel.

É o jato mais caro do mundo, comprado por um dos empresários mais ricos do mundo e um dos maiores geradores de empregos do Brasil.

Manchetes de ontem

– Chuva bate recorde de destruição no Paraná neste ano e Inmet alerta que vem mais.

– Defesa Civil de Curitiba recebeu 150 pedidos de lonas depois da tempestade.

– Procon – PR alerta para preço abusivo na venda de lonas e telhas em Curitiba e Região.

Escola sem partido

O programa de rádio do Ministério Público do Paraná desta semana trata do polêmico tema ‘escola sem partido’.

Com a qualidade técnica que o programa tem, o conteúdo ficou por conta do procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos.

Muito bom.

E importante para compreensão da sociedade.

Indefensável

Sem medo da reação do povo, o senador Jacques Wagner, do PT, apresentou uma emenda ao projeto anticrime de Sérgio Moro propondo diminuir pena máxima dos crimes de corrupção de 12 para 5 anos, caso a propina seja paga como doação não declarada de campanha.

O descaramento perdeu a modéstia…

Recusa

Bela Megale, que escreve para o jornal O Globo, contou que o Japonês da Federal Newton Ishii tentou chegar até a cela de Lula ao visitar a superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, onde trabalhou.

Como manda o protocolo, Lula foi consultado antes sobre a intenção do japonês e recusou a idéia.

A turma dos enrolados na Lava Jato nunca quis ver o japonês da Federal, nem em visita social.

Relações ocas

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, duvida de um estudo sobre aumento das temperaturas e diz que muitas estações meteorológicas têm os seus termostatos mais perto do asfalto.

Por isso as temperaturas estão mais altas; culpa do calor do asfalto.

Socorro!

Médica destaque

A Caroline Fontana está concorrendo ao prêmio de melhor médica do ano em Londres.

Como a votação é on-line, nós podemos dar uma força para a conterrânea.

Entre no site do Guia Londres Woman Awards 2019 e vote na Categoria: Medica / Doctor.

A indicação ao Woman Awards 2019 já é um prêmio, um reconhecimento.

É uma umuaramense que nos representa, no sentido mais amplo do verbo transitivo direto.

Encontro de amigos em Mariluz

O prefeito de Mariluz, Nilson Cardoso, recepcionou ontem o deputado estadual Nelson Justus, que representa o município, para entrega de veículos (uma Van e um Voyage) e uma pá carregadeira. Na foto, o prefeito e o deputado com o presidente do PSDC em Mariluz, Ademir Galdino.

Foto do dia

cidade gaucha.jpg