Colunistas

29/05/2019

Aragão Filho

29/05/2019 07H09

ragão Filho

Prefeito de Paranavaí visita Pozzobom

O prefeito Celso Pozzobom recebeu nesta terça-feira, em seu gabinete, a visita do prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes (o Delegado KIQ), que veio conhecer ações de governo bem-sucedidas na Capital da Amizade. KIQ apresentou o sistema de acompanhamento da malha asfáltica (mapa com informações e histórico de vida útil) usado em Paranavaí e ouviu do prefeito Celso informações sobre o Bairro Saudável, a Casa do Empreendedor, programas da área de esporte e lazer e o paisagismo de Umuarama. O prefeito de Paranavaí disse que replica em sua cidade muitas soluções para o desenvolvimento que vê por aqui. Após o encontro, o delegado disse que pretende enviar uma equipe de secretários municipais para conhecer melhor programas de Umuarama que podem ser adequados para a administração municipal em Paranavaí. Acompanhavam o prefeito KIQ o secretário Darlan Alves Pereira (Desenvolvimento Urbano), e a primeira-dama Laís Gomes. Presentes ainda o jornalista Ilídio Coelho Sobrinho, diretor do jornal Umuarama Ilustrado, o vereador Ronaldo Cruz Cardoso e o chefe de Gabinete e Gestão Integrada, Luiz Genésio Picoloto.

Castração
Projeto de Lei para castração hormonal de estupradores é protocolado no Senado.
Pelo novo texto, condenado pode até ganhar a liberdade, mas só se aceitar se submeter a castração química.
Se não aceitar a castração, ficará preso.
Que escolha, hein?
Pois é, mas estuprar é uma escolha…

Escrito apenas ontem…
Os corruptos são encontrados em várias partes do mundo, quase todas no Brasil.
– Millôr Fernandes.

Escola
A pauta da semana na Assembléia Legislativa do Paraná é quente por causa da questão salarial dos servidores e, com forte viés ideológico, o debate sobre o projeto ‘escola sem partido’.
Já sobre a ‘escola sem ensino’ nada foi dito e nem perguntado.
E segue o baile…

Ele disse:
“Aproveite o sucesso da sua marcha, Bolsonaro, e diminua a temperatura ao invés de aumentá-la. Você já perdeu um tempo precioso, e o país está com pressa.”
– Diogo Mainardi.

Salto
O deputado estadual Delegado Jacovós é visto com bons olhos pelo pessoal da equipe próxima ao governador Ratinho Junior.
Ao discursar em Maringá lançando o governador como pré-candidato à Presidência, Jacovós ficou mais colega ainda da turma.
O suplente do deputado delegado também é querido pela turma palaciana.
Logo, Jacovós é reserva técnica para o cargo de Secretário de Segurança, convite que não recusaria de jeito nenhum.

Livro
O brasileiro lê em média 2 livros por ano, segundo dados de pesquisa desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro divulgada na 4ª Edição dos “Retratos da Leitura no Brasil”.
Isso diz muito sobre o momento vivido pelo nosso país e pelos brasileiros.
Dizia Monteiro Lobato que ‘um país é feito de homens e livros’.
Então, temos problemas…

Trilha sonora
A coluna foi escrita ao som da belíssima composição Adiós Nonino de Astor Piazzolla, interpretada por Bob Zimmerman no casamento da argentina Máxima Zorreguieta, com o então herdeiro da coroa da Holanda, príncipe Willem-Alexander, atual rei holandês.
Máxima é a rainha consorte e nem deve se lembrar que foi plebéia um dia.
Já a música é de imperador!

Prorrogação
Está em gestação uma PEC que decreta o fim da reeleição para mandatos executivos, uma redundância, pois já há uma emenda aprovada há quatro anos acabando com a reeleição de presidente, governadores e prefeitos, mas que nunca foi promulgada, como lembrou o deputado Rubens Bueno.
Só que agora, Rodrigo Maia e o ‘Centrão’ querem mais; querem instituir também o “recall” de presidentes da República – uma espécie de impeachment aprovado pelo voto popular direto.
A proposta deles para o fim da reeleição prevê ainda o aumento de quatro para cinco anos dos mandatos de presidente, governadores e prefeitos, e ampliação em dois anos dos de senadores, deputados e vereadores visando a unificar todas as eleições.
Ah, ta…

Erva medicinal
Hoje, quarta-feira, na Assembleia Legislativa do Paraná, acontece uma audiência pública para debater o uso medicinal da Canabidiol.
A proposição e do deputado estadual Goura.

Metafísico
Alguém sabe dizer se há no mundo algum país onde os chefes dos três poderes se reúnem para firmar pacto de convivência harmônica?

(((((((se couber)))))
alfa.jpg