Umuarama

Educação

Aprovado em 1º no PAS/UEM para Medicina dá dicas para estudantes

03/02/2019 10H20

vinicius-alfa-medicina

Foco e dedicação, esta foi a fórmula para o umuaramense Vinícius Marques de Almeida, de 17 anos, conquistar o primeiro lugar geral na terceira etapa do Processo de Avaliação Seriada (PAS), que contou com a participação de 25 mil candidatos. Com o resultado, o estudante garantiu sua vaga para o curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

De conversa tranquila e aspecto determinado, em sua entrevista ao jornal Umuarama Ilustrado, Vinícius deu dicas para quem busca seguir no caminho dos estudos, visando ingressar no ensino superior. Para o entrevistado, cada pessoa tem seu tempo e se existe a vontade de chegar ao objetivo, não importa se será com um ou dois anos. “O que vale é o tempo de ação que disponibilizamos para chegar ao objetivo”, noticiou.

Ele conta que desde o ensino fundamental tinha o compromisso de estudar para as provas, como qualquer estudante deveria ter. A rotina mais pesada de estudo veio no terceiro ano do Ensino Médio, onde cursou no Colégio Alfa de Umuarama.

“O Alfa disponibiliza um ambiente diferenciado e me senti imerso neste mundo de estudos. Estudava no período da manhã – as aluas convencionais – e a tarde reforçava os estudos. No meio do ano comecei a estudar até às 21 horas e algumas vezes até às 22 horas. É uma rotina pesada, mas é um ano muito importante para a nossa vida”, disse.

O calendário de estudos de Vinícius Marques também incluía o sábado pela manhã e parava por aí. O fim de semana era reservado para o lazer, como o futebol com os amigos, horas com a família e a namorada.

“Acho que além de manter o foco nos estudos, a dica importante é manter a saúde mental. Para isso, é importante fazer o que gosta. Então, no fim de semana eu saia com minha namorada, jogava computador e futebol com os amigos. Isso faz com que sua cabeça fique melhor, para aguentar mais um dia de estudo, pois é muito cansativo”, orientou.

CONQUISTAS

Além da UEM, Vinicius também foi aprovado em medicina na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e agora aguarda o resultado do Sistema de Seleção Unificada (SISU) para medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR). “O resultado da UFPR sai a partir do dia 6. Agora é sentar e analisar os resultados para escolher onde vou, neste momento estou na UEM”, disse.

ESTRUTURA E FAMÍLIA

Além do auxilia do Colégio Alfa, que disponibiliza uma estrutura física e professores voltados para a conquista dos resultados, Vinícius afirma que o aluno necessita fazer sua parte, desde o ensino fundamental. “Tive apoio dos professores, seguia meu plano de estudos e tinha o foco para chegar nesse resultado. Minha família também foi muito importante neste processo, sempre tive apoio e incentivo do meu pai e minha mãe. Além disso, o exemplo deles foi fundamental, pois são pessoas determinadas em buscar seus resultados”, explicou Almeida.

O futuro acadêmico de Medicina sabe que teve o privilégio de ter todo esse apoio e agradece. Mas, Vinícius finaliza ressaltando que a persistência em alcançar os objetivos é o maior combustível para concretizar os sonhos.