Umuarama

Social

Apromo de Umuarama oferece verduras e legumes sem adição de agrotóxicos

18/02/2019 11H26

horta-apromo-umuarama

A comunidade ao redor do jardim Guarani, em Umuarama, agora tem verduras frescas e sem veneno. A Associação de Apoio à Promoção Profissional de Umuarama (Apromo), localizada no bairro, iniciou o projeto de uma horta agroecológica, como forma de terapia para os usuários do serviço e também geração de renda.

Com cerca de 500 metros quadrados, a horta produz alface, repolho, couve, cebolinha e muito mais, tudo sem agrotóxico. As pessoas interessadas em comprar o alimento podem procurar a Apromo na rua Montevidéu no Conjunto Guarani III. “Há um ano retomamos esse projeto e hoje estamos produzindo para a comunidade e para nossa cozinha”, disse o presidente da Apromo Junior Lopes.

Ainda segundo Junior, a ideia recebeu apoio de seguimentos da sociedade de Umuarama, como a Universidade Estadual de Maringá, casas de agropecuária e voluntários da Apromo. “Em casas de recuperação essa atividade é chamada de laborterapia. As pessoas que atuam na horta se sentem úteis, motivadas e instigadas a fazerem. Por isso horta faz parte das ações que temos para os albergados da Apromo”, explicou.

Hoje a Apromo tem capacidade de acolher 40 pessoas adultas do mesmo sexo ou famílias em situação de rua, desabrigo por abandono, migração, ausência de residência e pessoas em trânsito.

O período de permanência no albergue é de 3 meses. “Oferecemos alimentação e moradia. Mas nosso trabalho vai além, temo profissionais da psicologia e assistência social para dar apoio à essas pessoas”, informou o presidente.

Além da venda para comunidade, a horta mantida por albergados e voluntário também abastece a cozinha da Apromo, que hoje oferece quatro refeições.

BAZAR

Outro projeto que auxilia no custeio das despesas da casa é o Bazar da Apromo. Em um espaço da entidade é disponibilizado roupas oriundas de doação com preços populares. O Bazar é permanente e funciona de segunda a segunda. Diversas peças de boa qualidade poderão ser adquiridas por preços que variam de R$ 2 a R$ 10. “A Apromo não fecha, por isso quem quiserem adquirir os alimentos da horta, as roupas e calçados do bazar é só chegar na nossa sede”, finalizou Lopes.