Região

CORONAVÍRUS

Após susto no começo da pandemia, Guaíra está há 40 dias sem novos casos

10/06/2020 10H00

guaira-prefeito

A pandemia do novo coronavírus começou assustadora na cidade de Guaíra. Foram três e vários casos confirmados em poucos dias. Isso provocou o fechamento total das atividades comerciais, esportivas, religiosas e outras, por 15 dias. E a população se uniu contra a doença. Na avaliação do prefeito Heraldo Trento, foi lamentável a perda de vidas, mas os esforços de todos os setores da cidade estão sendo fundamentais para manter a situação sob controle. E para reforçar ainda mais o trabalho de prevenção, a Prefeitura está iniciando centenas de testes rápidos para levantar todos os casos. Isso ajuda no bloqueio em casos positivos.

A cidade foi a segunda do Paraná a exigir da comunidade o uso de máscara de proteção. E chegou a investigar em torno de 800 casos suspeitos. Barreira sanitária de contenção foi montada com a verificação da temperatura corporal e entrevista de quem chega cidade e ficha de acompanhamento de quem permanece em Guaíra. A estação rodoviária foi fechada e agora reaberta apenas para quem vai viajar. Quem chega também passa por controle e preenche uma ficha cadastral.

O comércio reabriu seguindo as regras da Saúde e as igrejas também podem realizar as celebrações com público, porém seguindo as regras do distanciamento. A lotação permitida é de 25% da capacidade, não podem participar crianças nem as pessoas do grupo de risco, tem que ter álcool em gel em vários pontos e tapete úmido com água sanitária. O responsável da igreja assina um termo de responsabilidade se comprometendo com o cumprimento das exigências.

Também voltaram as atividades na rampa de pesca nas marinas, mas somente pescadores amadores podem entrar no rio, mesmo assim sem aglomerações. E os praticantes da pesca esportiva também podem usar, mas seguindo várias limitações.

Uma das preocupações em Guaíra é o fato de a cidade ser cortada pela rodovia BR-163 que liga ao Mato Grosso do Sul e tem grande movimentação de caminhões. “Mas com ações rigorosas de prevenção estamos conseguindo manter a situação sob controle e nossa expectativa é de que tudo volte ao normal em pouco tempo”, disse o prefeito.

guaira-coronavirus

TESTAGEM RÁPIDA

A Secretaria de Saúde de Guaíra, por meio da Vigilância Sanitária, já fez mais de 120 testes rápidos na cidade. Esses testes têm por objetivo detectar anticorpos em pessoas que foram infectadas com o vírus e conhecer o verdadeiro número de casos positivos, servindo também como teste de triagem de pacientes sintomáticos e assintomáticos. Até ontem foram realizados 122 testes-rápidos em pessoas com histórico de sintomas gripais ou que tiveram contato com pessoas que testaram positivo para o COVID-19 desde o início dos casos em Guaíra. Das 122 pessoas testadas, 116 tiveram diagnóstico negativo e 6 foram positivos. Dos 6 casos positivos, 5 pessoas são da mesma família onde estiveram em contato com uma pessoa que teve o diagnóstico positivo no mês de abril, na época os pacientes apresentaram sintomas leves da doença. No outro caso, a pessoa também teve sintomas respiratórios leves no mês de abril. Todos os 6 casos positivos foram monitorados e cumpriram rigorosamente a quarentena, evitando assim, a disseminação da doença para outras pessoas. Apesar dos dados positivos entrarem somente agora no boletim, estas pessoas já estão curadas e não oferecem mais risco de transmitir o COVID-19 para outras pessoas.