Política

Pesquisa

Após sofrer agressão, Bolsonaro vai a 26% e quatro empatam em segundo lugar, diz Ibope

11/09/2018 22H34

Jornal Ilustrado - Após sofrer agressão, Bolsonaro vai a 26% e quatro empatam em segundo lugar, diz Ibope
Dep. Jair Bolsonaro no Congresso Nacional em um dia normal de trabalho onde passou no serviço médico, paa tratar da garganta, foi na comissão de agricultura, plenário e gabinete. Foto: Sérgio Lima/Poder 360

Pesquisa Ibope divulgada na noite desta terça (11) mostra Jair Bolsonaro (PSL) na liderança da corrida presidencial, com 26% das intenções de voto, e quatro candidatos tecnicamente empatados na disputa pelo segundo lugar -a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. É o primeiro levantamento do instituto após o ataque ao capitão reformado, na última quinta (6), durante ato de campanha em Juiz de Fora (MG). Foram ouvidos 2.002 eleitores de 145 cidades entre os dias 8 e 10 de setembro. Atrás de Bolsonaro aparecem Ciro Gomes (PDT), com 11%, seguido por Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmin (PSDB), ambos com 9%, e Fernando Haddad (PT), com 8%. Nesta terça, o ex-prefeito de São Paulo foi oficializado como candidato do PT ao Planalto no lugar do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No pelotão de baixo da disputa, os candidatos Alvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (MDB) e João Amoêdo (Novo) aparecem com 3% cada. Pela margem de erro, estão tecnicamente empatados com Cabo Daciolo (Patriota) e Vera Lucia (PSTU), que alcançaram 1%, e Guilherme Boulos (PSOL), Eymael (DC) e João Goulart Filho (PPL), que não atingiram 1%. Brancos e nulos somam 19%, enquanto 7% não souberam ou preferiram não responder.

Na comparação com a última pesquisa feita pelo Ibope, em 5 de setembro, Bolsonaro subiu quatro pontos -aparecia com 22%-, enquanto Ciro oscilou um ponto para baixo e Marina caiu três. Já Haddad oscilou dois pontos para cima dentro da margem de erro e Alckmin registrou o mesmo índice do levantamento anterior. O Ibope apontou ainda empates técnicos nas quatro simulações de segundo turno apresentadas, todas com Bolsonaro entre os candidatos. Ele alcançaria 37% nas disputas com Ciro (40%) e Alckmin (38%), 38% na disputa com Marina (também 38%), e 40% em um cenário com Haddad (36%). Quanto à rejeição dos candidatos, Bolsonaro atinge 41%, seguido por Marina (24%), Haddad (23%), Alckmin (19%), Ciro (17%), Meirelles, Cabo Daciolo, Eymael , Boulos e Vera (todos com 11%), Amoêdo (10%), Alvaro Dias (9%) e João Goulart Filho (8%).

A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR05221/2018. O nível de confiança é 95%. A contratante foi a Ibope Inteligência. (Folhapress)