Umuarama

Trânsito

Após fase educativa, radar móvel passará a operar nas ruas de Umuarama

06/09/2019 22H23

Jornal Ilustrado - Após fase educativa, radar móvel passará a operar nas ruas de Umuarama

Nos últimos dois anos as ações educativas no trânsito de Umuarama têm sido intensificadas. Primeiro foram as alterações em vias, sinalização adequada de velocidades, instalação de ‘furões’ e de alertas educativos (anjinhos), além de campanhas orientativas.

Agora o próximo estágio inclui a utilização do medidor estático portátil, popularmente conhecido como ‘radar móvel’. O equipamento está licitado desde o ano passado, mas começa a ser usado nas próximas semanas nas ruas da cidade.

ÓBITOS

Tudo com o objetivo de educar o condutor para tirar o pé do acelerador e reduzir o número de óbitos na área urbana. Entre janeiro e agosto foram 9 mortes registradas na cidade.

“O prefeito Celso Pozzobom optou por realizarmos toda a parte educativa no trânsito antes de usarmos o radar móvel. Isso foi feito. O nosso objetivo é educar, promover uma mudança cultural de comportamento para que nossos condutores andem mais devagar e tenham a consciência da importância de se respeitar a sinalização de trânsito, evitando assim acidentes”, ressaltou a diretora da Umutrans, Dianês Piffer.

ANJINHOS

No início do uso do equipamento, a fiscalização será restrita aos pontos próximos a um dos 17 anjinhos instalados em toda a cidade. Após, o radar móvel poderá ser usado em qualquer via que conste a sinalização da velocidade e que há fiscalização eletrônica.

VELOCIDADE

Segundo Dianês, estatísticas do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar apontam que mais de 90% dos acidentes ocorrem por excesso de velocidade e na maior parte dos casos há o envolvimento de motociclistas, apontados como a parte mais frágil no binômio carro moto.

COMPORTAMENTO

Ela atribui esse comportamento de conduzir acima da velocidade permitida como uma questão cultural e que precisa ser mudada. A diretora da Umutrans ressaltou que entre 2017 e 2019 o órgão recebeu mais de 500 pedidos para a instalação de lombadas. “Os pedidos são para toda a cidade. Na avenida Paraná há pedido para diversos pontos. Mas colocar tantos quebra-molas inviabiliza a ação dos veículos de emergência, por exemplo”, lembrou Dianês.

MUDANÇA

“Temos que mudar a nossa mentalidade e parar de colocar a culpa pelo nosso comportamento errado no outro. Se o tempo de trajeto entre a minha casa e o trabalho é de 10 minutos andando em velocidade acima do permitido, sei que vou levar 15 se respeitar a velocidade máxima. Então, tenho que ter a consciência de que preciso sair mais cedo. Se não mudar isso corre o risco de ser multado, mas pior, de causar um acidente. Estamos tendo capotamentos na área urbana. Isso é excesso de velocidade”, salientou Dianês.

Motociclista deve mais

de R$ 13 mil em multas

Desde a instalação dos ‘furões’ em alguns cruzamentos de Umuarama, as câmeras da Umutrans têm feito alguns flagrantes de imprudência. Somente um motociclista tem 41 notificações e deve R$ 13.579,80 em multas. O valor é acima do preço de mercado da moto que ele conduz.

Outro condutor tem oito notificações e em uma das situações foi flagrado em sua Biz cruzando a avenida Paraná com a Rolândia, mantendo a perna esquerda na parte de cima do veículo para apoiar a mão que segurava o celular.

A imagem demonstra que a atenção do condutor estava no telefone e ele cruzou a via sem perceber.

Segundo a diretora da Umutrans, Dianês Piffer, em casos assim os agentes ficam com a placa do veículo e quando há a abordagem, o veículo é recolhido.

Pontos dos Anjinhos

1. Av. Tiradentes, 1825;

2. Av. Dr. Angelo Moreira da Fonseca, 2660;

3. Av. Dr. Angelo Moreira da Fonseca, 2541;

4. Av. Tiradentes, 2083;

5. Av. Pedromiro José Fernandes (Antiga PR-580);

6. Av. Portugal, 7816;

7. Av. Ariovaldo Rodrigues de Moraes oposto ao 4998;

8. Av. Presidente Castelo Branco (Col. Geração Cima), 3693;

9. Av. Parigot de Souza, 2047;

10. Av. Paraná (Uopeccan), 7592;

11. R. Ministro Oliveira Salazar, 5426;

12. R. Dr. Camargo, 4366;

13. Av. Paraná, 7641;

14. Av. Brasil, 2541;

15. Av. Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, em frente nova UPA/SET/SENAT;

16. Av. Presidente Castelo Branco, 4851;

17. Av. Apucarana x Av. Brasil, praça das Gurucaias;

18. Anjo móvel (para realização de blitzes educativas).