Esportes

A VOLTA

Após cinco anos, Dedé será titular da seleção brasileira em amistoso

10/09/2018 21H25

Três cirurgias no joelho, uma artroscopia e apenas 12 jogos disputados em um intervalo de três anos. O que poderia significar uma queda na carreira ou até uma aposentadoria precoce serviu de estímulo para uma volta por cima em grande estilo. É exatamente o que aconteceu com o zagueiro Dedé, 30, do Cruzeiro. Com boas atuações na atual temporada, o jogador foi convocado novamente para a seleção brasileira e terá sua primeira oportunidade como titular com o técnico Tite no amistoso diante de El Salvador nesta terça (11), às 21h30, em Washington.

Na última sexta (7), quando a seleção venceu os Estados Unidos por 2 a 0, ele atuou por dez minutos após substituir o zagueiro Thiago Silva, o que acontecerá novamente nesta terça. Assim, formará dupla com Marquinhos. “Voltar à seleção neste momento é muito gratificante e um motivo de orgulho, porque todo mundo sabe o que eu passei. A gente entra, imagina tudo o que passou, vê momentos bons na minha carreira. Mas só queria passar mesmo que eu estou muito feliz, vivendo um momento mágico”, disse o zagueiro à reportagem.

Dedé foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira em 2011 por Mano Menezes. Com 23 anos na época, era uma das apostas para a Copa de 2014. Ele entrou em campo em seis oportunidades. Após a queda de Mano, hoje seu técnico no Cruzeiro, o jogador perdeu espaço com a chegada de Felipão.

Histórico de Dedé de lesões e na seleção:

Set.2013: Convocado por Felipão para os amistosos contra Coreia do Sul e Zâmbia
Mai.2014: Sofre lesão no ligamento do joelho direito. Fica dois meses sem jogar
Nov.2014: Tem constatado um edema ósseo no joelho e não joga mais na temporada
Jan.2015: Sem sucesso no tratamento, o zagueiro passa por uma cirurgia e fica seis meses afastado
Out.2015: Clube diz que Dedé teve de passar por um segundo procedimento cirúrgico
Fev.2016: Após 14 meses, Dedé volta a jogar
Mar.2016: Após seis partidas, sofre uma fratura na patela do joelho direito
Ago.2016: Jogador passa por nova cirurgia
Mar.2017: Dedé retorna aos campos
Jun.2017: Sofre novo edema ósseo no joelho esquerdo. O tempo estimado para recuperação é de seis semanas
Set.2017: Sem sucesso com o tratamento, jogador passa por uma artroscopia no local
Fev.2018: Após nove meses longe dos gramados, volta a jogar pelo Cruzeiro. Desde então, atuou em 34 partidas. (Folhapress)