TEMPO

O fim de semana começa com calor intenso em todo o Paraná, mas o cenário climático deve mudar nos próximos dias. Faltando cerca de duas semanas para o início do outono, uma frente fria deve avançar pelo Estado, trazendo chuva e provocando queda nas temperaturas a partir de domingo (8) e segunda-feira (9).
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a mudança ocorre por causa de uma frente fria que se forma no oceano. Após a passagem do sistema, uma massa de ar frio e seco deve predominar sobre o Estado, reduzindo as temperaturas.
Nesta sexta-feira (6), o calor ainda predomina em praticamente todas as regiões. As temperaturas podem chegar aos 35°C em Umuarama, 34°C em Maringá e Jacarezinho, 33°C em Londrina, Capanema, Cambará e Foz do Iguaçu, além de 32°C em Cascavel. No Litoral, as máximas devem alcançar cerca de 29°C, enquanto no Sul, nos Campos Gerais e na Região Metropolitana de Curitiba os termômetros ficam entre 27°C e 28°C.
Apesar do calor, a previsão indica aumento das instabilidades. Segundo a meteorologista do Simepar, Raissa Pimentel, a sexta-feira começa com nebulosidade variável em todo o Estado.
“A atuação de um sistema de baixa pressão na região do Paraguai favorece a organização de áreas de instabilidade. A partir da tarde, essas instabilidades devem se intensificar principalmente nas regiões Centro-Sul, Sudoeste e Oeste, com previsão de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas e tempestades isoladas”, explica.
Já nas regiões Norte e Leste do Paraná, o tempo tende a permanecer mais estável ao longo do dia.
No sábado (7), o calor continua predominando, mas de formas diferentes nas regiões do Estado. Na metade oeste do Paraná, as máximas devem ficar próximas dos 30°C, podendo chegar aos 35°C em cidades como Foz do Iguaçu, Umuarama e Paranavaí.
Na metade leste, o clima também será abafado, porém com temperaturas mais amenas. As máximas devem ficar próximas dos 28°C em Curitiba, Ponta Grossa e Paranaguá.
Assim como na sexta-feira, há previsão de pancadas de chuva após o período de maior aquecimento do dia. Conforme a meteorologista, um sistema de baixa pressão atmosférica no litoral do Rio Grande do Sul manterá o tempo instável, principalmente na metade sul do Estado, onde podem ocorrer chuvas e tempestades isoladas a partir da tarde.
Na faixa leste, que inclui a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, também não está descartada a ocorrência de tempestades entre a tarde e a noite. A única área sem previsão de chuva no sábado é a região próxima à divisa com o Estado de São Paulo.
No domingo (8), a formação de uma frente fria no oceano deve intensificar as áreas de instabilidade em todo o Paraná. A previsão é de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas durante a tarde.
Segundo o Simepar, as instabilidades tendem a começar pela faixa leste do Estado, influenciadas pela circulação de umidade vinda do oceano, e ao longo do dia devem se espalhar por todas as regiões.
A chuva pode ocorrer de forma irregular e, em algumas localidades, persistir até o período da noite.
Após a passagem da frente fria, uma massa de ar frio e seco deve avançar sobre o Paraná, provocando queda nas temperaturas. Na segunda-feira (9), ainda há previsão de pancadas de chuva e tempestades isoladas em várias regiões, mas o destaque será o declínio nas temperaturas máximas.
Em Curitiba, por exemplo, a máxima na segunda-feira não deve passar dos 22°C, caindo gradativamente até atingir cerca de 18°C na quarta-feira (11). Em Paranaguá, as temperaturas caem de 29°C no domingo para cerca de 24°C na segunda-feira, com máximas próximas de 22°C até quinta-feira (12).
No interior do Estado, a diferença também será significativa. No Noroeste, cidades como Loanda podem registrar máximas de 34°C no domingo, mas entre quarta (11) e quinta-feira (12) os termômetros não devem passar dos 25°C.
No Oeste, municípios como Santa Helena podem ter máximas de 34°C no domingo e cerca de 26°C nos dias seguintes. Já no Sudoeste, em Francisco Beltrão, a temperatura máxima deve cair de 30°C para cerca de 22°C até quinta-feira.
Apesar da mudança no tempo e da proximidade do início do outono astronômico, marcado para às 11h46 do dia 20 de março, a queda nas temperaturas não deve durar muito.
Conforme o Simepar, após o afastamento da massa de ar frio, entre quinta-feira (12) e sexta-feira (13), as temperaturas máximas devem voltar a subir gradativamente em todas as regiões do Paraná.