UMUARAMA
Os cemitérios de Umuarama e dos distritos de Lovat, Serra dos Dourados e Santa Eliza estão prontos para as visitas do Dia de Finados (2 de novembro), que transcorre na próxima semana. Equipes de várias secretarias municipais intensificaram o trabalho junto com a Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf) para deixar os espaços mais confortáveis às milhares de pessoas que visitam os túmulos de familiares e amigos neste período.
Nesta semana foram executados serviços de reperfilamento asfáltico e tapa buracos na via principal, no entorno da pracinha do cruzeiro e em outros pontos do cemitério local, que terá a missa de Finados às 8h do dia 2, celebrada pelo padre Machado, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O objetivo é melhorar as condições de acesso da população, bem como a realização de sepultamentos. Recentemente a Prefeitura implantou, com recursos próprios, calçamento em concreto usinado e plantio de grama em todo o entorno dos muros.
O prefeito Celso Pozzobom disse que a Prefeitura tem implantando melhorias estruturais nos cemitérios da sede e distritos. “Além da manutenção do asfalto e do calçamento externo, executamos calçadas internas para conter a erosão e também a poda de árvores, limpeza e manutenção da drenagem pluvial. Em breve ampliaremos o calçamento interno com paver (blocos de concreto) em Umuarama e faremos a troca de alambrados nos distritos”, anunciou.
As obras visam melhorar as condições de mobilidade ao lado do cemitério, conter possíveis focos de erosão e proteger os muros, com o cuidado de garantir a permeabilidade do solo com o plantio de uma larga faixa de grama em torno das calçadas, explicou o diretor-presidente da Acesf, Alexandre Moreno. Ele agradeceu o apoio das equipes dos secretários de Obras, Renato Caobianco, de Serviços Públicos, Carlos Alberto de Assis – o Nego d’Água – e do Meio Ambiente, Waltinho Sucupira.
Por determinação do prefeito, o lado externo dos muros também foram pintados. O calçamento contemplou a lateral voltada à avenida Ariovaldo Rodrigues de Moraes, a parte da frente (avenida Parigot de Souza) e também dos fundos, na rua Rodrigues Alves.
Dentro do cemitério a Secretaria de Obras implantou calçamento com sistema de drenagem (tubulação aberta) e dissipadores na parte mas íngreme do terreno. “A erosão era um problema naquela parte, devido à inclinação. Agora a situação está resolvida”, disse Alexandre Maroto. Com apoio da Secretaria do Meio Ambiente, também foi realizada poda de manutenção em cerca de 50 árvores – das mais de 200 existentes –, bem como a remoção de árvores mortas.