Cotidiano

"BUSÃO QUEIMADO"

Após afogamentos, represa recebe sinalização que proíbe banho

17/01/2020 17H45

Maria Helena – A Prefeitura de Maria Helena em parceria com a Defesa Civil do Município instalou na tarde desta sexta-feira (17) sinalização orientativa sobre a proibição de banho na represa “Busão Queimado”. O local foi palco de três mortes último dia 6, quando dois irmãos, de 10 e 18 anos e um tio, também de 18 anos, acabaram se afogando.

FISCALIZAÇÃO

Segundo o diretor da Defesa Civil (DC) de Maria Helena, Arlindo Vieira, as placas informam que é proibido o banho no local, que a represa é uma área de risco e que a profundidade da lagoa chega a sete metros. Ele salientou que além do banho, a realização de piqueniques também é proibido e que a partir deste sábado (18) fiscalizações começam a serem feitas pela Defesa Civil a fim de coibir que populares frequentem o local.

MAIS MORTES

“Estamos fazendo a nossa parte, mas se as pessoas não se conscientizarem que ali não é local apropriado para banho, mais pessoas irão morrer. Não há guarda-vidas e o Corpo de Bombeiros fica em Umuarama. Se acontecer um acidente, não dá tempo de socorrer”, salientou Vieira.

FREQUENTADORES

O diretor da Defesa Civil Municipal salientou que mesmo após o acidente, no último fim de semana um número grande de populares continuou frequentando a lagoa. “São poucos os moradores daqui de Maria Helena. A maior parte vem de Umuarama, São Silvestre, Douradina, Nova Olímpia. Aqui não é lugar para banho”, salientou.

INTERDIÇÃO

Ainda segundo Vieira já está em estudo junto a Defesa Civil Estadual, ao Ministério Público do Meio Ambiente e a Adapar quais os procedimentos necessários para promover a interdição total da represa. “Daí mesmo a represa sendo localizada em uma propriedade particular, vamos usar as máquinas da prefeitura para fechar a entrada da lagoa com montes de terras”, afirmou.

INVESTIGAÇÃO

A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar possíveis responsabilidades pelo incidente que resultou no afogamento dos três jovens no último dia 06.