Umuarama

Doação

APAE lança campanha de aquisição de cadeiras adaptadas para alunos

14/08/2019 08H38

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Umuarama (APAE), mantenedora da Escola Nice Braga, lançou uma campanha para a aquisição de 40 cadeiras de rodas adaptadas, para alunos da instituição com deficiência física neuromotora. Tais cadeiras promoveriam aumento na qualidade de vida das crianças.

Segundo a Erika Paula, da central de doações da Apae, as cadeiras não são cadeiras comuns, pois são fabricadas de acordo com as medidas de cada criança e ajustáveis conforme o crescimento. Desta forma, a cadeira adaptada permite uma postura adequada, menos gasto de energia para se locomover, maior autonomia e evita que a pessoa tenha escaras, que são feridas que se desenvolvem na pele de quem passa muito tempo em uma mesma posição.

O que podemos fazer para que estas crianças tenham melhor qualidade de vida? Imagine uma criança com paralisia cerebral em uma cadeira de rodas comum? A partir desses questionamentos começamos a pesquisar cadeiras diferenciadas, que pudessem de alguma forma ajudar estas crianças”, disse Erika.

Devido ao tipo de deficiência e suas necessidades específicas, muitas pessoas não conseguem utilizar a cadeira oferecida pelo Sistema Único de Saúde. Por isso, quando se fala em alto custo de uma cadeira de rodas, deve-se ter em mente não só o valor do equipamento, mas todas as adaptações e materiais que serão utilizados. No caso das cadeiras da campanha, cada uma custa R$ 10 mil.

São crianças que não podem comprar tais equipamentos, por isso decidimos realizar este projeto. Observamos que estas crianças que utilizam cadeiras de rodas ficam mal posicionadas devido às deformidades apresentadas, ou seja, as deformidades adquiridas a cada dia se acentuam mais devido ao mau posicionamento do corpo.

PARA DOAR

Para ajudar, a pessoa pode realizar a doação indo até a APAE, quando também poderá conhecer as atividades e dependências da associação. Mas para tem não pode realizar a visita a doação pode ser realizada pelo telefone: 44 3622-5035 – ou via WhatsApp nos números: 98455-6215; 98455-6214; 98455-6213. “Não é só uma cadeira. É uma esperança de vida melhor”, ressaltou a entrevistada.

EMPRESA AMIGA

Já no projeto “Empresa Amiga da Apae”, os empresários, autônomos, profissionais liberais e prestadores de serviço podem contribuir com uma taxa mensal e receber vários benefícios para agregar valor a seus produtos, como cartazes e selos de identificação.

A APAE

A APAE de Umuarama atende um total de 283 pessoas com deficiência intelectual, múltiplas deficiências e transtorno global do desenvolvimento. A associação está localizada na rua José Dias Lopes 5170 – fundos do clube Português. Telefone 3622-5035 ramal 31 central de doações.