GOLPE DO WHATS’APP
Golpes envolvendo o aplicativo de mensagem What’sApp estão cada vez mais corriqueiros em Umuarama. A delegacia da Polícia Civil tem registrado em média cinco casos por semana de pessoas que foram lesadas e induzidas a realizar transferências bancárias, principalmente através de chave PIX.
Segundo a polícia, agora os criminosos não estão mais clonando as contas do aplicativo. Simplesmente vasculham outras redes sociais, pegam informações e uma foto e com esse material criam uma conta no aplicativo de mensagens e começam a abordar principalmente familiares, relatando estar com a conta bancária bloqueada e que precisa fazer um depósito urgente ou pagar uma conta. Indicam uma chave PIX e quando a vítima faz o depósito, o golpe se realiza.
Para evitar problemas e os dissabores de cair em um golpe a orientação da Polícia Civil é ficar alerta. A escrivã Francieli Teixeira (@francieliteixeira) mantém no Instagram orientações que podem fazer a diferença. Confira algumas delas.
Se receber uma mensagem de um amigo ou familiar pedindo dinheiro, faça uma chamada de voz ou de vídeo pelo próprio aplicativo, para ter a certeza da identidade.
Oriente seus familiares idosos sobre os riscos e para agirem da mesma forma antes de dar qualquer informação ou realizar qualquer tipo de depósito ou transferência bancária.
Outra orientação importante é formalizar o crime registrando um boletim de ocorrência.