Região

COMEMORAÇÃO

Ao completar 59 anos, Xambrê tem balanço de investimentos positivo

27/07/2019 13H30

Prefeito Fofão e equipe do Pátio Rodoviário com a frota

Xambrê – A cidade de Xambrê está comemorando 59 anos de emancipação e a festa, apesar de simples, procura envolver toda a comunidade. A administração municipal aproveitou a data para informou à reportagem do Ilustrado que várias conquistas dos últimos anos estão ajudando a melhorar a estrutura do município e a qualidade de vida da população.

O prefeito Waldemar dos Santos Ribeiro, o Fofão, diz que através de um trabalho conjunto com a equipe, os vereadores e as demais lideranças locais, com apoio de parlamentares, a gestão entregou recentemente 73 casas populares, construídas através de parceria da Prefeitura com a Caixa Econômica Federal. E para as próximas semanas estão previstas a construção de mais 24 casas, que serão doadas para família carentes, sendo dez residências para a sede do município e 14 residências para o Distrito de Elisa. Estas casas fazem parte do Projeto Família Paranaense e serão doadas para as famílias que não conseguiram o financiamento da casa própria pela Caixa. Elas não precisarão pagar pelos imóveis.

Outra obra realizada pela atual administração e que era reivindicada há muitos anos é a pavimentação asfáltica na rua São João, na sede. A Prefeitura informou que foram investidos R$ 718.399,65 no asfalto de 9.095,4 mil metros quadrados. “Um sonho de muitos anos dos moradores, que está se tornou realidade, na nossa administração. Além da rua, as travessas também serão asfaltadas”, disse Fofão.

Além da rua São João, a Prefeitura também atendeu ao apelo dos moradores da Cohapar II e levou a pavimentação asfáltica até as ruas que sempre apresentavam problemas de tráfego.

Pronto Atendimento

O prefeito lembra ainda que a Saúde também é prioridade em Xambrê. Em poucas semanas será entregue para a população o Pronto Atendimento Municipal, uma obra no valor de R$ 1.172.452,22, que trará mais comodidade para os pacientes e melhores condições de trabalho aos profissionais da saúde.

Frota renovada

Para reduzir os gastos com a manutenção da frota, a Prefeitura conseguiu vários veículos na atual gestão, entre eles, quatro ônibus, quatro Vans, duas ambulâncias, um caminhão para a coleta do lixo reciclável e mais a instalação da usina de reciclagem, um trator, uma retroescavadeira e dez veículos menores para várias secretarias.

Outros serviços

A Prefeitura também investiu na melhoria das estradas rurais, entre elas a Estrada Anchieta, com a finalidade de dar boas condições de tráfego aos munícipes.

O prefeito Fofão diz que apesar da redução na arrecadação, uma situação que atinge todos os municípios, a administração de Xambrê faz um trabalho de austeridade e obtém recursos para fazer investimentos esperados pela comunidade. “Vamos continuar trabalhando para melhorar a sede do município e os distritos de Elisa e Casa Branca ainda mais, em parceria com os vereadores, servidores públicos e toda a comunidade”, comentou o prefeito na entrevista.

Boxxx

ATIVIDADES HOJE E AMANHÃ

Dentro da programação de aniversário, Xambrê tem várias atividades hoje e amanhã. Neste sábado, ocorre a apresentação da Fanfarra Municipal a partir das 8h30 em Casa Branca, às 9h30 em Elisa e 10h30 no bairro de Pindorama. Na sede do município tem hoje o Torneio de Futebol Feminino a partir das 13 horas na Praça do Cristo. E as 16 horas tem o torneio de futebol infantil e juvenil no mesmo local. Às 19h30 ocorre o Arraiá de Aniversário no recinto que fica no estádio.

No domingo haverá a Missa em Ação de Graças às 9 horas na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, torneio de futebol suiço na praça do Cristo às 11 horas e torneio de malha às 13 horas no campo da mesma praça.