Aragão Filho
Antigão de verdade é quem é do tempo em que as jardineiras venciam a poeira e barro para transportar nossos pioneiros até Umuarama, desembarcando-os na estação rodoviária que ficava onde é hoje a Praça Santos Dumont.
A foto é do acervo do Nil, que tem toda a história de Umuarama em imagens.
Eu gostava desse lugar quando era criança, tinha muita árvore, muita sombra e muito burburinho, principalmente aos domingos, coisa de encantar qualquer guri.
Nossa cidade cresceu, ficou linda, virou metrópole, mas este tempo foi muito especial, único, irrepetível.
Aniversário
Comemorando aniversário em grande estilo hoje a radialista e digital influencer de Umuarama, Karina Esteves. Ela recebe os parabéns especiais do esposo Anderson Banhara, dos pais Zé Léo e Eliete, e do irmão Léozinho e Érica. Parabéns!
Papo rápido
– Flávio Dino vai processar o homem que o chamou de comunista obeso…
– E, por acaso, ele acha que vai emagrecer com isso?
Escrito apenas ontem…
O que queremos é viver num regime em que a lei é soberana.
É viver no Estado de Direito.
O que não queremos é o regime do arbítrio de qualquer Poder.
– Goffredo Telles Jr.
Plano de Lula de regular internet através de Medida Provisória com a justificativa de “enquadrar golpistas” recebe críticas de todos os lados por representar aquilo que todo mundo está vendo claramente e conhece pelo nome: Censura.
Se alguém tiver outra definição…
Currículo
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, usou R$ 5 milhões do orçamento secreto para asfaltar uma estrada de terra que passa em frente à sua fazenda, no Maranhão no ano passado.
A fazenda tem ainda uma pista de pouso para seu avião particular e um heliponto para o seu helicóptero.
A fazenda tem tudo do bom e do melhor, mas faltava uma boa estrada para levar à Fazenda Alegria.
Não falta mais.
A trilha sonora de hoje é de Samara Joy, ao lado de Pasquale Grasso, na guitarra; Neil Miner: baixo e Keith Balla: bateria.
Pode começar com “Stardust”.
Ele disse:
“Nós vamos tomar todas as atitudes para acabar com o garimpo ilegal. Vamos tirar os garimpeiros de lá e vamos cuidar do povo Ianomâmi, que precisa ser tratado com respeito. Resolvemos tomar uma decisão: parar com a brincadeira. Não terá mais garimpo nas terras Ianomâmis”.
De Lula, completamente esquecido que nos governos do PT havia muito garimpo e muitas mortes de índios por fome e doenças nas terras Ianomâmis.
A impressão de que o tempo está passando mais rápido que o normal se acentua ainda mais na política.
Em Umuarama, mesmo parecendo fora de hora, já tem discussão sobre a sucessão do prefeito Pimentel.
Candidato a candidato reuniu grupo de amigos neste último sábado em torno de uma macarronada para sondar a disposição dos companheiros para um possível enfrentamento em 2026.
Tudo pelo bem do povo, é claro!
O senador Flávio Arns está trocando de partido…
Novamente!
Ele começou a militância política no PSDB, em 1988.
Em 2001 mudou para o PT.
Em 2009 voltou ao PSDB.
Em 2018 ingressou no REDE.
Em 2020 assinou a ficha de filiação ao PODEMOS.
Agora, está deixando o Podemos e se filiando ao PSB, que é para ficar mais perto de Lula, de quem anda costeando o alambrado, como diria Leonel Brizola.
Flávio Arns foi da esquerda, depois foi para a direita e agora faz o caminho de volta à esquerda.
Lista
Um amigo que sabe das coisas contou que o deputado federal Enio Verri deixou o celular com um assessor com a recomendação de só atender Lula, Gleisi Hoffmann, Zeca Dirceu e a própria família.
De cada dez chamadas, onze são para pedir uma boquinha em Itaipú.
Assim a hidrelétrica não aguenta.
Nem Verri.
Agora vai
O Diário Oficial da União publicou no dia 24 de janeiro último a portaria do Ministério do Turismo autorizando o Instituto Tamarana de Desenvolvimento Social a captar quase R$ 8 milhões para construir o “Memorial Kaigang de Tamarana”.
O memorial, segundo a descrição, é para “promover exposições itinerantes e permanentes, a conservação de coleções, agregando sua função museal a serviço da sociedade, estreitando os meios de acesso e conhecimento entre passado e presente, visando a perpetuação da cultura indígena, notadamente a Kaingaqng”.
Sobre a fome e a miséria que obriga os índios a perambularem por todo o estado pedindo esmola nada foi dito, e nem perguntado.
Não dá
Com variação de preços acima de 800%, tem pais e responsáveis que estão fugindo do comércio de Umuarama na hora de comprar material escolar para as crianças.
Basta visitar lojas especializadas em papelaria no Paraguai para encontrar gente daqui fazendo suas compras de material para os filhos.
É uma pena, pois Umuarama conta com muitos comerciantes sérios ofertando produtos de qualidade com preços atraentes.
O nosso é bom, é profissional e não merece passar por situações como esta da disparidade de preços, o que pode trazer má para outros setores.
É sempre assim, os bons acabam pagando pelos maus.
São Paulo (AE) – Regina Duarte causou revolta ao fazer uma postagem sobre a situação do povo Yanomami. Apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a atriz colocou em dúvida o fato dos indígenas estarem passando fome. “A infância desamparada dos Yanonamis, uma gente criada à base de mandioca, feijão, verduras e peixe”, escreveu ela no Instagram. A população da terra indígena localizada em Roraima vive uma crise humanitária sem precedentes, resultado do garimpo ilegal que se instalou na região, causando contaminação dos rios e outras consequências que afetam diretamente aos que vivem por ali. As imagens de crianças, adultos e idosos em estado de desnutrição têm ganhado os noticiários nas últimas semanas, gerando comoção e revolta. Na publicação, ex-colegas de profissão da artista repudiaram a atitude dela. “Sua postagem é cruel. Onde foi morar a Regina amorosa que conhecíamos? Que postagem é essa?”, indagou a atriz Elisa Lucinda. Paulo Betti, que já havia repudiado Regina em outra declaração polêmica, pediu respeito aos indígenas. “Regina sua atitude é inexplicável! Você é mãe e avó! Respeite a inteligência de quem lê suas postagens e te seguem! Respeite o povo Yanomami!”, comentou. Ainda no âmbito das redes sociais, o público criticou a ex-ministra de Bolsonaro. Em um tuíte, um internauta questionou o título de “namoradinha do Brasil”, apelido que ganhou no auge da carreira como atriz, dizendo que o Brasil saiu de um relacionamento tóxico.