PR-323
A obra de duplicação da PR-323, no trecho urbano de Umuarama ainda não foi oficialmente entregue para a população, mas os trabalhos já foram concluídos e as pistas estão totalmente liberadas para o tráfego de veículos.
O Jornal Umuarama Ilustrado entrou em contato com a Secretaria de Estado de Comunicação Social e foi informada que por enquanto não foi marcada uma nova data para a inauguração. A cerimônia estava confirmada para a última sexta-feira (7), inclusive com a vinda do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, mas foi adiada em virtude do acidente aéreo que vitimou três umuaramenses, entre eles dois assessores da Casa Civil.
O trecho da duplicação, entre os trevos do Gauchão e do acesso a PR-468, que leva a Mariluz, tem 4,4 quilômetros de extensão. Toda a sinalização vertical e horizontal já estão concluída. O investimento total realizado pelo Estado na obra é de R$ 66,1 milhões, por meio do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O trecho duplicado da PR-323 conta com três novos viadutos, sendo dois no trevo Gauchão e um no trevo para Mariluz. Além disso há duas pistas, totalizando quatro faixas, e marginais com acessos para a rodovia e bairros.
As duas novas pistas têm 7,20 metros de largura, o que corresponde a duas faixas de tráfego de 3,60 metros cada. Além disso, há acostamentos externos de 2,50 metros e acostamentos internos de 0,6 metros. As vias marginais têm como objetivo melhorar o fluxo nos dois sentidos, tanto para quem pretende ingressar nos bairros quanto para quem segue na PR-323.
A obra no Trevo Gauchão ampliou a capacidade do tráfego para quem chega a Umuarama por Guaíra, vindo do Paraguai, e também Mato Grosso do Sul, ou para quem vem de Maringá e Cianorte. Além disso, a obra facilitou o acesso ao centro, ao Aeroporto Municipal Orlando de Carvalho e ao Parque Industrial da região.
Na altura do Trevo Gauchão há uma nova interseção em desnível, composta por dois viadutos e muros laterais de contenção. Por isso, a rodovia foi rebaixada em cerca de 8 metros, justamente para preservar o acesso dos empreendimentos que ficam nas margens da PR-323. Desta forma, o trafego local oriundo das vias marginais passará pelos viadutos situados acima da rodovia.
Já no Trevo Mariluz (acesso à PR-468), o outro viaduto dá maior mobilidade de retorno para os veículos acessarem o perímetro urbano de Umuarama. Diferente do acesso ao Trevo Gauchão, nesse ponto, o chamado km 304, o acesso ao entroncamento da PR-468 passa por baixo da rodovia – tanto o tráfego proveniente de Guaíra sentido Maringá quanto o tráfego proveniente de Maringá sentido Guaíra passa agora em cima do viaduto.
A falta de passarelas específicas para a passagem de pedestres é algo que chama a atenção na obra. No último sábado, o Ilustrado percorreu todo o trecho duplicado e encontrou alguns pontos com buracos no alambrado colocado para separar as duas pistas e impedir justamente a passagem de pedestres pelo local.