Aragão Filho

24/03/2022

Aniversário em Brasilândia do Sul

24/03/2022 05H44

Jornal Ilustrado

Em destaque na coluna de hoje o aniversário do dinâmico prefeito de Brasilândia do Sul, Alex Cavalcante. Ele recebe os parabéns especiais da esposa Leila, do filho Lucas e da filha Mariana, além de outros familiares e da grande legião de amigos. Parabéns

Ele disse:

Nossas estatais costumam aderir à parceria dos acionistas privados à espera de lucro fácil. A água tornou- se produto caro. Em respeito aos pioneiros maringaenses que construíram a Codemar que não era deficitária, e sim motivo de orgulho dos maringaenses, parabéns ao prefeito Ulisses Maia que em tão boa hora está devolvendo aos seus legítimos donos, o povo de Maringá, o sistema hídrico que lhe foi indevidamente subtraído em remoto passado.”

De Tadeu França, sobre o fim a troca da Sanepar por empresa local no abastecimento de água e coleta de esgoto, como era antes dos anos 80 com a empresa municipal Codemar.

Escrito apenas ontem…

O que se está fazendo aqui é uma música popular brasileira que não é popular, nem brasileira e vou além: – nem música.

– Nelson Rodrigues, que não conheceu Anitta, Pablo Vitar…

Casteladas

Livro não é selinho do Pão de Açúcar. Se você leu três esse ano, já está bom…

– Carlos Castelo.

Papo rápido

– O Superior Tribunal de Justiça decidiu que o ex-procurador Deltan Dallagnol terá de indenizar Lula em R$ 70 mil por dano moral…

– Desse jeito os juízes do tribunal vão ajudar Dallagnol a se eleger deputado federal sem precisar fazer campanha…

Das redes

Circula por aí nas redes sociais:

– Tem gente que é tão fake que não tem coragem de fazer selfie…

Agora vai

A Câmara de Goioerê aprovou esta semana a criação do Dia dos Colecionadores, Atiradores e Caçadores.

Foi escolhido o dia 2 de julho para a homenagem.

Dia 2 de julho é também Dia do Hospital, mas acho que não tem ligação uma coisa com a outra.

Ou tem?

Papo rápido

– Lula diz que prefere disputar a eleição contra Bolsonaro, que diz que prefere disputar contra Lula… Os dois se merecem…

– O Brasil é que não merece os dois…

Do Marvadão

Ministro da Educação Milton Ribeiro é PT (Perda Total).

Se cair, vai pegar muito mal, se ficar, ferrou!!!

– Celso Ribeiro.

Policromático

Às vezes a cura é pior que a doença…

Do Fraga

Antigamente não era tão caro passar fome…

Papo rápido

– E no que virou o troca-troca de partidos entre os políticos?

– Virou piada…

Juntos e misturados

Apostando que irá recuperar direitos políticos, Wilson Witzel procura novo partido para ser candidato a governador do Rio de Janeiro, cargo do qual foi afastado num emaranhado de denúncias de corrupção que até o Maluf achou demais.

Bom se a turma que está na “pista” pode se candidatar, porque um sujeito com a ficha do Witzel não pode?

Tá todo mundo lá…

Trilha sonora

A trilha sonora de hoje começou com “Let’s get it”, de Marvin Gaye, com Maceo Parker – Sax Alto; Pee Wee Ellis – Sax Tenor; Fred Wesley – Trombone; Will Boulware – Órgão; Bruno Speight – Guitarra; Jerome Preston – Baixo; Jamal Thomas – Bateria; Vocais: George Clinton, Kym Mazelle, The Rebirth Brass Band.

Cuidadores de idosos participam de workshop sobre aromaterapia em Umuarama

Umuarama – Com o objetivo de ‘cuidar de quem cuida’, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos (SCFVI), ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, organizou o workshop “Aromaterapia como estratégia de cuidado e bem-estar”, realizado na tarde desta quarta-feira (23) na clínica Eterna Natureza. Dezesseis profissionais participaram do evento em homenagem ao Dia do Cuidador do Idoso.

A psicóloga Débora Cristina da Mata, coordenadora do SCFVI, relata que o workshop foi pensado para promover um momento de relaxamento e descontração de todos os profissionais que, de alguma forma, dedicam suas vidas nos cuidados dos idosos atendidos em programas e ações do serviço. “Além de cuidadores de idosos, também fizemos questão de proporcionar essa capacitação a assistentes sociais, psicólogos, motorista, serviços gerais e oficineiros”, conta.

O workshop foi ministrado pela farmacêutica Maria Rosana da Matta, especialista em aromaterapia. Para iniciar, ela fez uma análise histórica da importância desta terapia, que tem registro científico e oficial desde 1920. “Os benefícios da aromaterapia são muitos, pois a utilização dos óleos essenciais tem eficácia comprovada na cura de muitos problemas. Os males do corpo via de regra são manifestações do psicológico, são somatizações, são pedidos de socorro, desta forma, a aromaterapia trabalha no cérebro da pessoa, em seu sistema mais profundo”, detalha.

A farmacêutica acrescenta que a aromaterapia é uma terapia complementar e integrativa, utilizada para promover e manter a saúde e equilíbrio físico, mental e espiritual. “Ela é benéfica no auxílio da saúde física recursos com óleos essenciais. Entre seus muitos benefícios, os feitos terapêuticos da aromaterapia podem auxiliar na promoção do relaxamento, redução de dores e fadigas musculares, no controle do estresse e da ansiedade, no tratamento de problemas respiratórios e até na potencialização do sistema de defesa”, garante.

Segundo a coordenadora do SCFVI, os profissionais cuidadores devem utilizar o aprendizado do workshop para preparar os ambientes onde os idosos são recebidos. “É muito importante também que todos os cuidadores – profissionais ou familiares – tenham sempre uma rede de apoio, que busquem sempre cuidar de si, buscar alternativas para ter e manter uma boa energia para o desenvolvimento de sua atividade, empenhando-se em cuidar muito de seu bem-estar físico e emocional”, observa Débora.

Jornal Ilustrado
Jornal Ilustrado

Vários cuidadores de idosos participaram do encontro sobre aromaterapia