Aragão Filho

ANIVERSÁRIO

16/05/2020 07H26

O domingo será de parabéns especiais para a dinâmica diretora da Secretaria Municipal da Habitação de Umuarama, Andreia G. Honorato Corrêa, que estará comemorando aniversário ao lado de familiares. Ela recebe os afagos especiais dos amigos e amigas da Habitação. Parabéns!

Ele disse:

“Para esse mal [a covid-19] nenhum país do mundo tem solução imediata, cada qual procura enfrentá-lo de acordo com a sua realidade. Mas nenhum vem causando tanto mal a si mesmo como o Brasil. Um estrago institucional que já vinha ocorrendo, mas agora atingiu as raias da insensatez, está levando o País ao caos e pode ser resumido em quatro pontos; a polarização política, a degradação do conhecimento político, a usurpação das prerrogativas do Poder Executivo e o prejuízo à imagem do Brasil no exterior decorrente”.

De Hamilton Mourão, general, vice-presidente.

Não parou

As atividades econômicas sofreram queda pequena em Umuarama.

Em todo o Paraná, 89% das empresas que emitem documentos fiscais (NF-e ou NFC-e) estavam com operação na semana passada, de acordo com o boletim conjuntural do governo estadual.

Pato Branco, Araucária e Umuarama o índice chega a 95%.

Papo rápido

– E ai, firme e forte?

– Que nada, to igual ministro da saúde no Brasil…

Isolamento

Média de isolamento social no Brasil é de 43,4%, aponta monitor.

O ideal seria 70%.

Na prática, as atividades econômicas estão paralisadas, mas não há o desejado isolamento da população.

E em Umuarama, alguém arrisca dizer qual é o percentual de isolamento?

Metafísico

As leis podem ser desobedecidas quando a ciência e a política se unem para escravizar as pessoas?

Fome

A Fundação Abrinq lançou campanha de combate à fome.

– “Não deixe a fome matar mais do que o coronavirus”, é o tema da campanha que pretende arrecadar alimentos.

Campanhas semelhantes deverão se tornar rotineiras no país por conta da queda da atividade econômica e conseqüente aumento do desemprego.

Ruindo

– “Nos próximos 30 dias, de 70% a 80% das escolas particulares infantis vão fechar”, anuncia o presidente da Associação das Escolas Particulares de Educação Infantil de Curitiba (Assepei), Newton Andrade.

É um dos setores mais afetados pelas medidas de combate a pandemia.

Escrito apenas ontem…

A renúncia é a libertação. Não querer é poder…

– Fernando Pessoa.

Transporte de qualidade

A prefeitura de Campo Mourão abriu licitação para o transporte coletivo da cidade exigindo das empresas interessadas que o valor máximo da tarifa seja de R$ 3,91, que os ônibus ofereçam wi-fi e ar-condicionado e que a idade média da frota tenha seja de 5 anos.

Enquanto isso em Brasília…

Epidemia

Domingo, dia 17, é Dia Mundial da Hipertensão, doença silenciosa que atinge 35% da população brasileira.

É uma epidemia.

Babel

Liminar proferida pela juíza de Direito Maria Isabella Carvalhal Esposito Braga, da 1ª vara Cível de Lorena/São Paulo, suspendeu os efeitos de autuação da Loja Havan naquela cidade paulista, após fiscalização por agentes municipais.

A loja poderá reabrir durante a pandemia.

Vitória do ‘véio da Havana’.

Gestão

Ricardo Barros analisa que o problema maior no Ministério da Saúde no momento é de gestão.

Ele é um dos vice-líderes do governo na Câmara Federal e conhece o funcionamento da gigantesca máquina que é o Ministério da Saúde.

E de gestão o general Eduardo Panzuello entende, disse Ricardo Barros à CNN.

E já que perguntar não ofende…

E se o capitão se convencer de que a cura para a covid-19 não é mais a cloroquina, mas o feijão do apóstolo Valdemiro Santiago?

NOTA DA PREFEITURA

A Prefeitura de Umuarama informa que uma equipe de plantão da Vigilância Sanitária foi acionada na noite desta quinta-feira, 14, para verificar denúncia de aglomeração no escritório local do Instituto Água e Terra (IAT), antigo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Os fiscais se deslocaram ao endereço, realizaram a abordagem e fizeram a devida notificação. Também solicitaram a dispersão do público, o que foi prontamente atendido. A situação foi acompanhada também pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar. O processo seguirá os trâmites legais. (Da Assessoria)