EM UMUARAMA
Sucesso de público – tanto presencial quanto nas transmissões pelas redes sociais – a nona edição do Festival de Música Capital da Amizade (Femucam) teve sua noite de encerramento no último domingo (11), no palco do teatro do Centro Cultural Vera Schubert. O evento faz parte das comemorações do aniversário de 68 anos de Umuarama.
A volta do Femucam, no ano passado, foi uma determinação do prefeito Hermes Pimentel para a identificação, valorização e reconhecimento dos talentos da cidade e da região. Cinco vencedores das etapas classificatórias de cada uma das quatro categorias – popular, sertanejo, gospel e banda – disputaram a finalíssima e o prêmio de R$ 30 mil em dinheiro foi dividido entre os três melhores colocados de cada gênero musical.
Na categoria popular, a grande vencedora foi Andressa Viana, que interpretou a música ‘As Curvas da Estrada de Santos’, de Roberto e Erasmo. Em segundo lugar ficou Hudson Fernando, que interpretou ‘Codinome Beija-Flor’, de Cazuza e em terceiro lugar ficou Junior Silva, de Nova Olímpia, com ‘A Lenda’, de Sandy & Junior.
Na categoria sertanejo a dupla Di Carlo e Fabiano arrebatou o primeiro lugar – pelo segundo ano consecutivo – com a música ‘Boi Soberano’, um clássico de Tião Carreiro & Pardinho. Em segundo lugar ficou a dupla Valdenir & Matheus, de Cruzeiro do Oeste, com ‘Rastros na Areia’, de Duduca & Dalvan, e em terceiro lugar ficou John Moura, com ‘Se Deus Me Ouvisse’, de Chitãozinho & Xororó.
No estilo gospel, que pela primeira vez foi separado da categoria popular, a campeã foi Eloíza Araújo, que defendeu a música ‘Ruja o Leão’, de Talita Catanzaro, em segundo lugar ficou Juninho, de Mariluz, ‘Autor da Minha Fé’, do Grupo Logos, e em terceiro lugar ficou Luiz Neto, Luiz Neto, também de Mariluz, com a música ‘Jó’, de Midian Lima.
Já na categoria bandas, os roqueiros da Mavericks venceram cantando ‘Metamorfose Ambulante’, de Raul Seixas, em segundo lugar ficou Eixo Kardan, de Cruzeiro do Oeste, com o rock’n’roll autoral ‘Azul do Blues’ e em terceiro lugar, defendendo ‘Exagerado’, de Cazuza, ficou o grupo Vintage Music.
Primeiríssimo escalão
O corpo de jurados do Femucam 2023 foi composto por profissionais especialistas, como a chilena Mirtha Ester Quiroz Jara, professora de canto, preparadora vocal e regente de corais em Maringá, o tenor lírico João Miguel Aiub, regente de corais em Londrina, a cantora mezzo-soprano Camila Patrícia Santiago, solista da Orquestra Filarmônica Unicesumar e da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a cantora Flávia Franchini Bortoli e a pianista maringaense Cassia Regina Cavalcante.
Um dos momentos mais marcantes – e emocionantes – desta edição do Femucam, seguramente foi a interpretação de ‘Con Te Partiró’, de Andrea Bocelli, feita pelos jurados João Miguel Aiub e Camila Patrícia Santiago, que foram acompanhados pelo pianista Thiago Ueda. “Estamos muito satisfeitos, emocionados e felizes com mais esta edição do Femucam: tudo correu da melhor maneira possível. Trata-se de um momento importante pela valorização da arte em nossa cidade”, disse Rosana Palhoto Dias, secretária municipal de Cultura.