Umuarama

Destaque

Ana Novais entra para a história como a vereadora mais votada de Umuarama

23/11/2020 11H11

ana novais

A vereadora Ana Novais entrou para a história política de Umuarama no último domingo (15). Ela foi reeleita para o segundo mandato como a mulher eleita vereadora mais votada do Município em todos os tempos e também foi a que mais angariou votos dos eleitores. Foram 2.373 votos de confiança depositados no trabalho da parlamentar, que enfrentou o pleito pelo Partido Social Liberal (PSL).

“É gratificante saber que a população de Umuarama abraçou a minha campanha. Por causa da pandemia não consegui visitar a todos, mas as pessoas compartilharam meu material nas redes sociais, declararam apoio. A minha vitória ocorreu graças a população e a minha família. Foi muito bom. Estou muito grata a todos e com mais responsabilidade”, salientou essa umuaramense de 35 anos.

A política

Professora universitária, ela desenvolveu um ‘gostinho’ pela política ainda cedo. Ela é filha da líder comunitária Tia Inês, do Parque das Laranjeiras, que há mais de 30 anos desenvolve um trabalho social em defesa da comunidade do bairro.

Começou a carreira política como conselheira tutelar – onde também arrebanhou a maior parte dos votos – e em 2016 disputou pela primeira vez uma cadeia na Câmara de Vereadores. Pelo Partido Pátria Livre (PPL) venceu com 1.621 votos. Em 2018, alçou voos mais altos e tentou chega a Assembleia Legislativa, em Curitiba. Recebeu quase seis mil votos e é suplente do deputado Márcio Pacheco (PDT), de Cascavel.

A câmara

Nos últimos quatro anos, Ana Novais fez parte da bancada de oposição ao prefeito Celso Pozzobom (PSC), na Câmara de Vereadores, ao lado de Jones Vivi (PSL), Deybson Bitencourt (PP) e Mateus Barreto (Podemos). Apenas ela e Barreto vão continuar ocupando assentos no plenário da Casa de Leis a partir de 2021. Vivi não se reelegeu por uma diferença de apenas nove votos e Bitencourt não concorreu ao pleito.

Entre os vereadores para 2021, há os reeleitos e também caras novas que somente o tempo dirá qual será o posicionamento. Em tom conciliador, Ana Novais afirmou que tem a certeza de que todos os seus companheiros de Casa “vão ter compromisso com o povo e aprovar aquilo que for de interesse de toda a coletividade. Se houver racha, quem perde é toda a população”, sentenciou.

A presidência

Mas já avisou que tem interesse em sentar na cadeira de presidente da Câmara. “Ainda é cedo, mas claro que tenho interesse em disputar a presidência. Vamos ver a partir de janeiro como fica”. Atualmente ela é a vice-presidente do Noel do Pão (PSC) e entre 2017 e 2018 ocupou o cargo de 1ª secretária na mesa diretora, quando a presidência era da também professora Maria Ornellas (PSD), que não se reelegeu. Noel também tentou continuar na Casa de Leis, mas sem sucesso.

As pautas

Recolhida em casa preventivamente desde o início da semana, após o colega parlamentar Deybson Bitencourt anunciar que positivou para a Covid19, Ana Novais contou por telefone ao Jornal Umuarama Ilustrado que entre as demandas mais cobradas durante a campanha estão a aprovação do contrato de renovação da concessão para o serviço de abastecimento de água e saneamento básico com a Sanepar, além de melhorias no sistema de saúde para reduzir as filas de espera por exames, além da geração de empreso, principalmente de mulheres e a prática de esportes nos bairros voltados para crianças e adolescentes. Capacitação – “Me pediram muito sobre a capacitação de mulheres através do Clube de Mães para que possam contribuir na renda da família e programas esportivos para serem levados aos bairros, como um contra turno para os estudantes. O objetivo é manter essa garotada longe das drogas”, finalizou. A vereadora contou que conseguiu incluir um aditivo no orçamento do Município para 2021 para cursos profissionalizantes para mulheres.