Saúde
O Ambulatório de Infectologia da Secretaria Municipal de Saúde realiza ações de prevenção e diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) por meio de testagem rápida, palestras e orientações à população em geral. Neste mês, as atenções estão voltadas para o Dia Nacional de Combate à Sífilis, lembrado em 19 de outubro, com a proposta de aumentar a conscientização sobre a doença e o diagnóstico precoce da população.
A doença é de fácil identificação e tratamento, porém ainda acomete muitas pessoas e tem alto nível de contágio por falta de prevenção e cuidado. As atividades iniciaram no último 11, com oferta de teste rápido aos funcionários do Hospital Cemil, dentro da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sepat).
A programação continua nesta quinta-feira, 17, com testes rápidos na Paróquia São Lucas e São Cristóvão, na Cohapar 2 (Jardim São Cristóvão), das 8h às 11h. Esta ação é destinada aos idosos do centro de convivência do bairro. Ainda esta semana, na sexta-feira (18) haverá testagem rápida no Centro de Convivência do Idoso, exclusiva para a população da terceira idade, das 8h às 11h.
Já na próxima semana, a testagem rápida será na unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) do Jardim Panorama, aberta ao público em geral das 18h às 21h do próximo dia 24. Segundo a coordenadora do Ambulatório de Infectologia, assistente social Maria de Lourdes Gianini, a adesão do público tem sido satisfatória. “No Hospital Cemil foram coletados 284 testes de hepatite B e C, Sífilis e HIV, sendo atendidos 71 funcionários. Temos recebido bom público em todas as ações”, afirmou.