Esportes

ESPORTE

Alunos do projeto “Por cima da rede” recebem kits de uniformes do ProEsporte

08/07/2023 08H53

Jornal Ilustrado - Alunos do projeto “Por cima da rede” recebem kits de uniformes do ProEsporte

Cerca de 170 crianças e adolescentes receberam os kits de uniformes do projeto “Por cima da rede” nesta semana, no Ginásio de Esportes Professor Amário Vieira da Costa. Elas praticam voleibol nos centros de treinamento da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). O projeto é realizado por meio da lei de incentivo ao esporte (ProEsporte) graças a uma parceria entre a Copel e a Prefeitura.

De acordo com a professora de Educação Física, Karina Moraes, o projeto foi concebido pela Smel e submetido a todas as fases de avaliação, sendo contemplado no edital de chamamento do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte, que permite que o contribuinte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) destine parte do valor do imposto a recolher para projetos esportivos credenciados pela Secretaria do Esporte.

Jornal Ilustrado - Alunos do projeto “Por cima da rede” recebem kits de uniformes do ProEsporte

“O objetivo é contribuir por meio do esporte para a educação e integração social de crianças e adolescentes de Umuarama, formando cidadãos com princípios e valores, capazes de servir como referencial em meio à sociedade”, pontua a justificativa.

Além disso, a prática do esporte influencia positivamente a formação do cidadão através de iniciativas e ações técnicas, didáticas e pedagógicas, favorecendo o equilíbrio na interação social cooperativa e competitiva. O projeto atende 150 crianças e adolescentes por semana, sendo 50 alunos atletas por praça esportiva. Os treinamentos acontecem duas vezes por semana nas categorias 11 a 14 anos e 15 a 17 anos, nos ginásios de esportes Parque Alphaville, Amário Vieira da Costa e Mário Oncken.

Jornal Ilustrado - Alunos do projeto “Por cima da rede” recebem kits de uniformes do ProEsporte

A entrega contou com a presença do secretário de Esporte e Lazer, Anderson Gasparetto, do secretário de Proteção e Defesa do Consumidor, Antônio Comparsi de Mello – representando o prefeito Celso Pozzobom – e de toda a equipe da Smel, incluindo o professor da modalidade de voleibol, Alessandro Alvarenga.

Na ocasião, o secretário de Esporte e Lazer lembrou que a Prefeitura e a Smel têm como prioridade, definida pela administração municipal, o combate à criminalidade através da ocupação do tempo e da oferta de oportunidades de participação e entretenimento às crianças e jovens. As ações são tratadas como profilaxia no combate à criminalidade e exclusão social, cumprindo o que determina o artigo 217 da Constituição Federal.