UMUARAMA
O Centro da Juventude Agnaldo Mackert Barbosa (Ceju) realizou nesta semana o exame de graduação de Karatê, com alunos que praticam o esporte nas oficinas oferecidas em contraturno escolar. O avaliador oficial FKTPR 6° Dan, Guilherme Carollo, que faz parte da Comissão Científica da Confederação Brasileira de Karatê, retornou ao Ceju para a realização do exame ao lado do professor Paulo Sérgio Araújo, faixa preta 4º Dan.
Os alunos foram avaliados nesta quinta-feira, 2, a partir das 14h, em um tatame montado na quadra coberta do Ceju. Os alunos da faixa branca foram examinados para ascender à faixa cinza e da cinza para a azul. “Para isso realizaram o exame de kyu, que é a troca de classes do 9 kyu (branca) para 8 kyu (cinza) e depois para 7 kyu (azul). Alguns usuários que praticam karatê há quase um ano já possuíam carência por estarem aptos à mudança de kyu”, lembrou a chefe da Divisão da Juventude e coordenadora do Ceju, Roselene de Souza.
Na apresentação, o professor Paulo Sérgio destacou aos alunos e à chefia da Divisão da Juventude que Guilherme Carollo foi o responsável por implantar o primeiro projeto de karatê no Centro da Juventude, entre 2013 e 2015, com o nome “Karatê em Ação”, que depois em 2016 tornou-se o Projeto Esporte e Cidadania.
Guilherme parabenizou os alunos que participaram pela primeira vez de um exame de faixas, destacando a dedicação e o empenho de cada um para avançar na graduação. Paulo Sérgio afirmou que eles se superaram durante o exame, executando corretamente os comandos na frente de um avaliador desconhecido, “e devem levar isso para a vida, de se superarem a cada dia, pois todos são capazes”, pontuou.
Além da parte técnica, os alunos tiveram que apresentar cada um deles um lema do karatê, como respeito, esforço para a formação do caráter, desenvolvimento da persistência ao esforço e conter o espírito de agressão. O prefeito Hermes Pimentel parabenizou a equipe do Centro da Juventude pelo trabalhado com crianças e jovens, especialmente no desenvolvimento social proporcionado pelo esporte. “O lado social e humano é nossa prioridade e o Ceju desenvolve um trabalho exemplar com a juventude, que pode contar sempre com o nosso apoio”, completou.