Região

Educação

Alunos de escolas estaduais são premiados no concurso Redação Paraná Nota 10

17/03/2022 16H51

Jornal Ilustrado

O Núcleo Regional de Educação de Umuarama (NRE) entregou na manhã de ontem a premiação do concurso Redação Paraná Nota 10, o qual láurea estudantes e professores da rede estadual de ensino. O evento foi realizado na Unialfa – Faculdade com participação de diretores, professoras, alunos e pais dos 19 municípios da região, além do gerente do Sicredi Jacques Pacheco.

Conforme a chefe do NRE de Umuarama, Gilmara Zanata, o concurso surgiu em 2021 proposto pela Secretaria Estadual de Educação (SEED) e cada Núcleo de Educação premiaria um aluno do Ensino Fundamental e Médio. “Todos alunos do núcleo de Umuarama realizaram a inscrição e os textos enviados para uma comissão que elegeram os dois melhores. A redação é fundamental para vida do aluno para conseguir bons resultados nas provas escolares, vestibulares e demais meios de avaliação, como também para vida de cada ser humano que tem melhores condições de ler o mundo”, ressaltou.

Com a escolha dos textos vencedores, o 1º lugar no Ensino Fundamental – com gênero artigo de opinião e tema: Como Combater o Preconceito e a Desigualdade Étnico-racial da sociedade Brasileiro – ficou para aluna Gabriella Pires dos Santos. Ela é aluna do Colégio Estadual Cruzeiro do Oeste. “É importante esse tipo de ação. É a primeira vez ganho e sinto muito gratificada com isso. A educação garante nosso futuro”, disse a aluna.

No Ensino Médio o 1º lugar ficou com Luiz Felipe Barreto Laurindo, que escreveu uma redação com o gênero dissertativo-argumentativo dentro do tema Como Preservar o Meio Ambiente Sem prejudicar o Desenvolvimento Econômico. Ele estuda no Colégio Estadual São José de Tapira. “Receber esse prêmio é o símbolo do reconhecimento é muito significante, mostra o poder da escolar pública, que precisa ser mais valorizada. Lidar com a língua e a escrita é essencial para ser uma pessoa crítica que tem opinião” enfatizou Laurindo.

Jornal Ilustrado

As professoras premiadas foram Mirian Luiz dos Santos Guedes e Eliana Taglianetti Ferreira

Premiação

Ainda segundo Gilmara Zanatta, o NRE de Umuarama fez uma parceria com o Sicredi Vale do Piquiri ABCD e a instituições premiou cada aluno com uma polpaça de R$ 500,00.

Redação Paraná

A Redação Paraná é uma plataforma para o desenvolvimento de produção textual que trabalha de forma integrada com o professor. Com inteligência artificial baseada em mais de 2,5 mil regras de linguagem, corrige a estrutura da língua e o professor fica responsável em corrigir a parte discursiva e subjetiva.

Além de identificar erros de gramática, ortografia, pontuação, contração, redundância, semântica e sintaxe, por exemplo, a ferramenta traz explicações sobre os erros cometidos, pontuação prévia para os textos e um mecanismo que evita o plágio, impedindo as opções copiar/colar.