Cotidiano

INVESTIGAÇÃO

Professor é afastado por suspeita de assédio sexual no colégio Hilda Kamal

29/08/2024 17H41

Jornal Ilustrado - Professor é afastado por suspeita de assédio sexual no colégio Hilda Kamal

O Núcleo Regional de Educação (NRE) afastou nesta quinta-feira (29) um professor por suspeita de assédio sexual contra alunas do Colégio Estadual Hilda Trautwein Kamal, em Umuarama. A primeira denúncia foi realizada na sexta-feira (23) por uma estudante de 11 anos. Após, outras meninas também endossaram novas acusações contra o educador. O caso também está sendo investigado pela Delegacia da Mulher.

Ontem o NRE emitiu uma nota sobre o caso onde reafirma o afastamento. “O professor acusado está afastado das aulas a partir desta quinta-feira (29), conforme recomendação do corpo diretor da escola, que aguarda as próximas orientações. Os documentos encaminhados o NRE serão devidamente anexados e encaminhados à Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), que procederá com as medidas administrativas necessárias à manutenção da segurança dos estudantes do Colégio Estadual Professora Hilda Trautwein Kamal”, consta.

Ainda na nota, o NRE relata que a aluna de 11 anos procurou a direção do colégio para fazer a denúncia e sua mãe foi chamada. “A mãe da estudante, ao ser contatada, compareceu ao colégio onde foi convocada reunião na qual ambas (mãe e filha) foram ouvidas”.

“A direção da escola lavrou uma ata com a descrição dos relatos e procedeu com o acolhimento da vítima, orientando à responsável lavratura também de boletim de ocorrência policial. A ata elaborada pela direção foi encaminhada à ouvidoria do Núcleo Regional de Educação de Umuarama, conforme protocolo, para análise e cumprimento das medidas trabalhistas e legais cabíveis”, segue o documento.

Já a Polícia Civil informou que em razão da idade das vítimas, bem como diante da natureza das infrações, o boletim de ocorrência será encaminhado para a Delegacia da Mulher de Umuarama para providências cabíveis.

Segue a íntegra da Nota do NRE

Na última sexta-feira (23), uma aluna de onze anos do Colégio Estadual Professora Hilda Trautwein Kamal, de Umuarama, procurou a direção da escola relatando ter sofrido assédio sexual por parte de um professor. A mãe da estudante, ao ser contatada, compareceu ao colégio onde foi convocada reunião na qual ambas (mãe e filha) foram ouvidas. A direção da escola lavrou ata com a descrição dos relatos e procedeu com o acolhimento da vítima, orientando à responsável lavratura também de Boletim de Ocorrêcia policial. A ata elaborada pela direção foi encaminhada à ouvidoria do Núcleo Regional de Educação de Umuarama, conforme protocolo, para análise e cumprimento das medidas trabalhistas e legais cabíveis.

Dada a publicidade do relato da estudante diante da comunidade escolar, relatos semelhantes de outras alunas da instituição seguiram contra o mesmo professor, procedendo a direção da escola com o devido registro protocolar das queixas por assédio sexual. Segundo a direção, também foi realizada lavratura de Boletim de Ocorrência por parte de familiares de uma das estudantes, junto ao Batalhão de Patrulha Escolar Comunitário (Bpec), para a condução policial da investigação.

O professor acusado está afastado das aulas a partir desta quinta-feira (29), conforme recomendação do corpo diretor da escola, que aguarda as próximas orientações. Os documentos encaminhados o NRE serão devidamente anexados e encaminhados à Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), que procederá com as medidas administrativas necessárias à manutenção da segurança dos estudantes do Colégio Estadual Professora Hilda Trautwein Kamal.