EM UMUARAMA
Mais de 3.400 alunos de 3º e 5º ano do Ensino Fundamental participaram de um concurso cultural realizado pela cooperativa de crédito Sicoob com o tema “Cooperar para transformar”. Foram recebidos trabalhos de 34 escolas pertencentes a 13 municípios da região e entre os três ganhadores do 5º ano o destaque foi a aluna Rafaella Victória Soares Esmagnoto, da Escola Municipal Jardim União.
Na tarde desta quinta-feira, 3, o prefeito Hermes Pimentel e a secretária da Educação do município, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso se juntaram à coordenadora do projeto, Alana Basso Carlini, e ao gerente de agência Fabrício Luppi para homenagear a aluna e a escola pela brilhante colocação no concurso.
Durante o projeto os estudantes aprenderam sobre cooperativismo e desenvolveram desenhos e redações que demonstravam como as ações de cooperação podem ser observadas e desenvolvidas nas escolas. “Tivemos um material enviado para os estudantes utilizarem em sala de aula e outro impresso enviado para os professores delinearem os passos do desenvolvimento do concurso, ao longo e sua realização. Agora é o momento de reconhecermos o trabalho de todos os alunos e educadores envolvidos”, disse a secretária Mauriza Lima.
Alana Basso elogiou o capricho dos alunos com a caligrafia, nas redações, entregou um presente à aluna Rafaella em nome do Instituto Sicoob e informou que ela está classificada para a etapa regional, anunciando que os alunos já podem se preparar para a edição 2023 do projeto. O prefeito Pimentel também parabenizou a vencedora e todos os participantes, disse que estará na torcida pela vitória na etapa regional e enalteceu os esforços dos professores e o interesse do Sicoob em contribuir com a qualidade da educação municipal.
A professora Cibele da Cunha, da turma do 5º ano da Escola Municipal Jardim União, desenvolveu o projeto em sala de aula com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. “A mediação do professor é fundamental para o desenvolvimento do aluno, bem como o incentivo dos pais e familiares. Nossos estudantes concorreram com alunos de toda a região do Arenito Caiuá e se destacaram. Em breve teremos a premiação estadual de outro projeto, o Agrinho, e também temos alunos classificados”, completou a secretária Mauriza.