Cotidiano

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO

Alerta em Umuarama. Educar crianças é a chave para um trânsito melhor

16/09/2018 09H30

Umutrans prepara material educativo de trânsito destinado a estudantes para a Semana Nacional do Trânsito
Para o trabalho de educação com estudantes foi preparado material pela Umutrans que inclui jogo de tabuleiro, gibi do Umuaraminha e mini blocos de multas

A Semana Nacional de Trânsito acontece em todo o Brasil de 18 a 25 de setembro. Em Umuarama há toda uma programação educativa voltada especialmente para as crianças. O raciocínio é que se as crianças entenderam quais são as regras de trânsito e o que pode ou não fazer, serão condutores melhores e mais conscientes no futuro, mas acima de tudo, no presente cobrarão posturas corretas dos pais e familiares atrás do volante.

Para facilitar a comunicação com os pequenos, a Umutrans de Umuarama preparou todo um material didático que inclui palestras, blocos de mini multas, jogos e gibis, que com a ajuda do personagem Umuaraminha e seus amigos, são retratadas situações vivenciadas pelas crianças diariamente, como a ida para a escola, andar de bicicleta, brincar na rua e qual deve ser a atitude da criança em todas essas situações para se manter segura.

FUTURO CONDUTORES

“A ideia é educar desde pequeno, para que sejam condutores conscientes e nos ajudem a educar os pais”, salientou a diretora da Umutrans, Dianês Piffer.

Neste sentido, o órgão já realiza um trabalho educativo com a Escolinha de Trânsito que atende anualmente 1.100 crianças do quarto ano da educação infantil das escolas municipais. “São três etapas. Nas duas primeiras são realizadas palestras educativas e buscamos saber se o que ensinamos está sendo aplicado, principalmente com os pais. Na terceira visita eles vão para a nossa mini pista e aprendem na prática como deve ser o comportamento no trânsito”, explicou.

Para incentivar o aprendizado são distribuídos mini blocos que têm as principais multas cometidas no trânsito. Segundo dados da Umutrans, o campeão é ultrapassar no sinal vermelho, seguido de estacionamento irregular e falar ao celular.

“Parte do nosso material será focado no condutor que fala ao celular e principalmente usa das redes sociais enquanto dirige. Não há diferenciação de sexo ou idade. É uma das infrações mais comuns. Se você está dirigindo e está visualizando o que estão te dizendo na rede social, não vai ver por exemplo se uma criança entra correndo na frente do carro”, salientou Dianês.

QUEM MORRE NO TRÂNSITO

Número do DataSUS do Ministério da Saúde, divulgado em 2017, aponta que 37.306 pessoas morreram em acidentes em 2015. Dados mais recentes, do Boletim Estatístico da Seguradora Líder, responsável pelo DPVAT no País, indica que entre janeiro e julho de 2018 foram pagas 193.914 indenizações relativas a acidentes automobilísticos. 69% destes casos foram para casos de invalidez permanente.

Ainda segundo da Seguradora Líder o grupo mais afetado é de homens jovens em idade economicamente ativa (18 a 34 anos). Representa 47% do total de indenizações pagas. Deste total, vítimas de acidentes de moto concentram 50% das indenizações por morte e 53% dos com sequelas permanentes.

 

Semana Nacional de Trânsito alerta para a importância da educação, consciência e mudança de atitude no trânsito
Cruzar o sinal vermelho é hoje a infração mais cometida em Umuarama, seguida de estacionar de forma irregular e conversar ao celular

MUDANÇA DE ATITUDE: O INÍCIO

Para mudar essa realidade nacional, precisa mais do que consciência. Precisa de atitude. Para tentar mudar os dados locais, a Umutrans também se voltou para os centro de formações de condutores. “Hoje os condutores saem da autoescola cometendo infrações. Eles sabem que são infrações e cometem. Tem algo errado e as autoescolas têm que ter o olhar para isso. Algo não está funcionando e deve ser corrigido”, salientou Dianês. Na tarde de sábado (15), os instrutores passaram por palestra orientativa junto a Umutrans.

PROGRAMAÇÃO

Na programação da Semana Nacional de Trânsito estão palestras em empresas e escolas, além de blitzes fiscalizatórias que estão ocorrendo desde o início do mês em diversos pontos da cidade realizadas em parceria pela Polícia Militar e pela Guarda Municipal.

Essas ações são continuar durante todo o mês, uma vez que há um grande número de pessoas que são flagradas conduzindo veículos sem ter a Carteira Nacional de Habilitação. “Se a pessoa não tem o documento quer dizer que tecnicamente não conhece a legislação de trânsito, o que aumenta o risco de acidentes”, salientou Dianês.