Vida e Cultura

Relembrando

“Água Viva” fez sucesso na tela da Globo em 1980

01/01/2023 08H00

Jornal Ilustrado - "Água Viva" fez sucesso na tela da Globo em 1980
*** Local Caption *** COM negativo

Com 161 capítulos, “Água Viva” foi exibida entre 4 de fevereiro e 9 de agosto de 1980. A novela foi escrita por Gilberto Braga e Manoel Carlos e dirigida por Roberto Talma e Paulo Ubiratan.

A trama girava em torno de Maria Helena (Isabela Garcia), uma pequena órfã que na história ligava todos os personagens. Atingindo a idade de ser transferida para outro orfanato, Maria Helena sentia-se insegura e amedrontada. Era um mundo novo, completamente desconhecido que a esperava. Sua única amiga era Suely (Ângela Leal), uma assistente social, que descobriu onde estava o seu pai, Nelson (Reginaldo Faria), irmão do famoso cirurgião plástico Miguel Fragonard (Raul Cortez).

Em outro núcleo da trama havia Janete (Lucélia Santos), uma moça que não se conformava em ter os pais, Evaldo (Mauro Mendonça) e Wilma (Aracy Cardoso), sustentados pela tia solteirona Irene (Eloísa Mafalda). No decorrer do enredo ela se apaixonava por Marcos (Fábio Jr) e o sentimento foi recíproco, mas teve que enfrentar a ferrenha oposição da megera aristocrática Lourdes Mesquita (Beatriz Segall), mãe de Marcos, que desejava ver o filho casado com Sandra (Glória Pires). A vilã também detestava o genro Edir (Cláudio Cavalcante), marido de sua filha Márcia (Natália do Vale), ocasionando várias brigas entre o casal.

Com o passar dos capítulos desenrola-se o drama de Lígia (Betty Faria), mulher rica e interesseira, que era casada com o banqueiro Heitor (Carlos Eduardo Dolabella), homem apaixonado pela pesca em alto-mar e amigo de Nelson. Ao passar por um período de crise com o marido, Lígia apaixona-se por Nelson, o oposto do tipo de homem que sempre procurou. Foi amor à primeira vista. Ela não sabia quem ele era, mas encantou-se com sua aparência de homem rico. Ele por sua vez ocultou a sua real condição financeira. Miguel, sem saber da ligação do seu irmão com Lígia, também se apaixona por ela, dando início a uma enorme disputa entre os dois. E é neste momento que a órfã Maria Helena volta a entrar em cena, já que Lígia descobre que a garota é filha de Nelson e resolve adotá-la sem ele saber.

“Água Viva” foi uma trama interessante, parecida com os dramalhões mexicanos que o SBT exibe. Em 2013 a novela foi reapresentada no Canal Viva e em 2015 lançada em DVD. Agora fica a expectativa de “Água Viva” ser disponibilizada aos assinantes do Globoplay.