Umuarama

Tempo

Agosto supera média de chuvas e frio intenso estaciona em Umuarama

21/08/2020 08H33

A agosto superou a média de chuvas prevista para o mês, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Até o fim da tarde de quinta-feira (20) foram registrados 128 milímetros de chuvas acumuladas, sendo que a média mensal é de 73,5 milímetros. A partir desta sexta-feira (21), o frio intensifica em todo Paraná e em Umuarama a temperatura mínima chegou a 4.7º C com sensação térmica de 4º C nesta manhã.

Em relação ao ano passado, quando foi registrado apenas 4,8 milímetros de chuva, agosto fugiu do tradicional clima seco em 2020. A previsão é que as nuvens carregadas deem uma trégua até o fechamento do mês. Mas, caso volte a chover, é possível superar a média de 2018, quando foi registrado 212 milímetros de precipitação acumulada.

Foram mais de cinco dias de chuvas que encharcaram o arenito Caiuá. A umidade proporcionou alguns problemas para os umuaramenses, como pequenos alagamentos e desmoronamentos, a exemplo da avenida Portugal, registrado ontem pela reportagem do jornal Umuarama Ilustrado.

FRIO

As chuvas também resgataram o frio que havia sumido nos últimos dias. Hoje, com o centro mais intenso do sistema de alta pressão (massa de ar frio) entre o nordeste da Argentina e o Sul do Brasil, o frio volta forte no Paraná. Instabilidades em direção a São Paulo com mais nebulosidade no leste/nordeste paranaense, mas com declínio das temperaturas em todo estado.

Conforme o Simepar, para sábado a previsão para Umuarama é de 7º C de mínima e máxima de 19º C, com céu claro e sem nuvens. No fechamento da tarde de quinta-feira (20), o site do Simepar mostrava que a temperatura na Capital da Amizade era de 9º C, porém a sensação térmica era de 8º C.

Entre o sábado (22) e segunda-feira (24) o tempo fica estável na maior parte do estado e as temperaturas permanecem baixas. Em parte do setor leste do Estado, por conta dos ventos com umidade do mar, ainda persiste presença de nuvens com possibilidade de algum chuvisco e frio. Mesmo na segunda-feira, espera-se pouca elevação das temperaturas durante o dia na região e de forma geral também no Paraná.

Geada

Mesmo com as temperaturas caindo, não existe alerta de geadas para a região de Umuarama. Mesmo com a chegada de uma massa de ar polar ao estado, apenas as regiões propícias para geada são entre o oeste, sudoeste e sul do estado.