TEMPO
Com registros de chuva de granizo em várias regiões do Paraná, o tradicional agosto seco deu lugar para a umidade e com temperaturas baixas. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), em Umuarama existe a previsão de 4º C para sábado e domingo.
De acordo com o Simepar, o acumulado de chuvas no fim de semana se aproximou ou ultrapassou a média mensal de agosto, sendo que uma frente continua provocando chuvas em boa parte do Paraná. Em algumas regiões, a instabilidade do tempo chega com descargas atmosféricas associadas e as chuvas ocorrem a qualquer hora do dia, com acumulados expressivos no sul do estado.
Depois de uma semana inteira de chuva, a previsão do Simepar é que as temperaturas despenquem no fim da semana, inclusive com a possibilidade de neve no Sul do País, situação que ainda será confirmada nos próximos dias.
Em Umuarama a previsão é que a chuva continue até quinta-feira (20) e no fim de semana a temperatura deve despencar. O frio chega na sexta-feira (21) com previsão para mínima de 6ºC e máxima 13º C. Sábado e Domingo existe a possibilidade da mínima chegar a 4º C com máxima de 19 ºC no domingo.
Depois de mais de um mês com chuvas escassas, que agravaram uma das piores estiagens da história do Paraná, finalmente voltou a chover em todas as regiões do Estado.
Em algumas cidades, porém, os temporais foram mais intensos, com vento e chuva de granizo que danificaram residências e afetaram 4.804 pessoas, como mostra o Boletim de Ocorrências da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, publicado ontem.
Dez municípios foram atingidos pelos temporais. Foram danificadas 924 residências e uma destruída. Até agora, 212 das 452 pessoas que ficaram desalojadas permanecem nesta situação.
As tempestades foram mais intensas nas cidades de Araruna, Cruzeiro do Sul, Cruzeiro do Oeste, Guarapuava, Matelândia, Nova Prata do Iguaçu, Rio Branco do Sul, Santa Tereza do Oeste, Tupãssi e União da Vitória.