Umuarama

EM UMUARAMA

Agentes de combate à dengue vistoriam cemitério após visitas do Dia de Finados

05/11/2022 09H08

Jornal Ilustrado - Agentes de combate à dengue vistoriam cemitério após visitas do Dia de Finados

Agentes de combate a endemias montaram uma força-tarefa para recolher embalagens plásticas, vasos e resíduos deixados no cemitério municipal durante a visitação pelo Dia de Finados (02/11). Com tempo bom, milhares de pessoas estiveram no campo santo para visitar os túmulos de familiares e amigos, prestar homenagens e depositar flores. Estima-se que cerca de 40 mil visitantes tenham passado pelo cemitério entre o último sábado (29) e a quarta-feira (2).

O problema é que muitas pessoas que levaram vasos de flores não removeram a embalagem plástica. “Sem esse cuidado, o vaso pode acumular água da chuva e tornar-se um potencial criadouro do mosquito transmissor da dengue. O mesmo acontece com embalagens de velas e alimentos que não foram descartadas corretamente nas lixeiras”, afirma a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Renata Luzia Ferreira.

Jornal Ilustrado - Agentes de combate à dengue vistoriam cemitério após visitas do Dia de Finados

O chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, Franzimar de Moraes, também acompanhou o início dos trabalhos no cemitério, nesta sexta-feira, 4. Ele lembra que o local é um ponto estratégico monitorado constantemente, devido ao grande potencial de infestação do mosquito da dengue. “Pelo menos a cada 15 dias o cemitério passa por uma vistoria dos agentes de endemias. Eles recolhem material que acumula água, aplicam larvicida nos vasos fixos e inseticida com bomba costal, quando há infestação de mosquitos”, lembrou.

Renata Ferreira orienta que o cuidado maior depende dos visitantes. “É necessário encher os vasos de areia e desobstruir as saídas, para não acumular água, e descartar todas as embalagens nas lixeiras. Se ver alguma sacola, plástico ou outro recipiente fora do lixo, é importante recolher e descartar corretamente”, solicita. As vistorias são rotineiras, mas como o cemitério recebe visitantes praticamente todos os dias é importante a colaboração de todos nos cuidados.

Jornal Ilustrado - Agentes de combate à dengue vistoriam cemitério após visitas do Dia de Finados

MAIS CINCO CASOS

Com incidência confirmada em 35 localidades do município e cinco casos novos registrados nesta semana, subiu para 53 o total de casos de dengue acumulado desde o início do atual período sazonal da doença em Umuarama. Há ainda 58 suspeitas em investigação e 300 exames tiveram resultado negativo, dentre as 411 notificações registradas a partir de agosto deste ano.

Bairros próximos a duas unidades de saúde (Ouro Branco e São Cristóvão) estão em situação de alerta, devido ao número de casos, em 12 UBS mais o distrito de Roberto Silveira há baixa incidência e apenas quatro unidades de saúde e os demais distritos ainda não tiveram confirmações.

Os locais com maior número de casos são o Ouro Branco (7), Vitória Régia (6), São Cristóvão, Guarani/ Anchieta e Posto Central (5 cada). A orientação das autoridades de saúde é reforçar os cuidados e eliminar ou cobrir recipientes que possam acumular água parada.