Umuarama

fiscalização

Agência Nacional de Petróleo realiza fiscalização em três postos de combustíveis de Umuarama

06/06/2024 12H24

Jornal Ilustrado - Agência Nacional de Petróleo realiza fiscalização em três postos de combustíveis de Umuarama

Atendendo à solicitação formal do Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Umuarama, a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível) enviou equipe de fiscalização para analisar denúncias a respeito da qualidade dos combustíveis comercializados especificamente em três estabelecimentos. A operação foi realizada na última terça-feira (4). Nenhum dos postos foi autuado.

Segundo o secretário Eduardo Henrique Ceranto, as denúncias foram feitas formalmente no canal de atendimento ao consumidor do Procon Umuarama. “Todas as denúncias e reclamações foram de motoristas que relataram ter abastecido seus veículos nesses postos e que eles notaram que os carros ficaram ‘engasgando’, com baixo desempenho. Desta forma acionamos a ANP para que, junto de nossa equipe de fiscalização, realizasse uma ação especial para podermos responder aos cidadãos”, detalhou.

A ANP enviou Jorge Daróz, Especialista em Regulação de Petróleo e Derivados, Álcool Combustível e Gás Natural, que veio de São Paulo com uma equipe para a execução da operação. “Analisamos por meio de testes locais de parâmetros de qualidade previstos na Resolução ANP nº 898, de 18/11/2022. Também realizamos a verificação da quantidade fornecida nos bicos abastecedores do posto revendedor, entre outros pontos”, detalha.

Após realizar as análises e testes, Daróz informou que não foram constatadas irregularidades que pudessem gerar interdição ou necessidade de penalização imediata dos empresários. “Em um dos três postos visitados nós decidimos colher material [combustíveis] para fazer uma análise mais aprofundada, mas não por termos verificado qualquer irregularidade e sim para testagens de rotina realizadas regularmente pela ANP”, explicou, acrescentando que os resultados devem ser divulgados em cerca de 30 dias.