Umuarama

Emprego e renda

Agência firma parceria para mais cursos gratuitos com aulas remotas ao vivo

24/08/2021 09H04

Jornal Ilustrado

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo – por meio da Agência do Trabalhador – firmou parceria para mais três cursos gratuitos de qualificação de mão de obra com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), visando a preparação de trabalhadores para o mercado de trabalho local. Desde o início do ano já são mais de 20 cursos. Agora, as áreas serão cuidados com a alimentação e saúde dos idosos, boas práticas para serviços de alimentação e operações essenciais da plataforma MS Excel.

As inscrições já estão abertas e os cursos começam a partir de setembro, com duração máxima de 42h/aula e transmissão remota ao vivo. Para MS Excel – Operações essenciais (20h de aula) as inscrições podem ser feitas pelo link https://www.pr.senac.br/cursos/?uep=10&tc=202100126. O curso acontece de 8 a 22 de setembro com aulas às segundas, terças e quartas-feiras, das 19h às 22h. Os pré-requisitos para os candidatos são: idade a partir de 14 anos, Ensino Fundamental completo e dispor de computador ou notebook para realizar as atividades do Excel. São 40 vagas disponíveis.

Outro curso – Cuidados com a alimentação e com a saúde do idoso – terá 42h/aula e o período de realização é de 6 de outubro a 19 de novembro, também com 40 vagas abertas. As inscrições já podem ser feitas no https://www.pr.senac.br/cursos/?uep=10&tc=202100107. As aulas serão ministradas das 19h às 22h, às segundas e quartas-feiras, e os candidatos devem ter idade a partir de 18 anos e o 5º ano do Ensino Fundamental.

Por fim, o curso “Boas práticas para serviços de alimentação” terá 15h/aula às segundas e terças-feiras, das 9h às 12h, no período de 14 a 28 de setembro. As inscrições também estão abertas (no site https://www.pr.senac.br/cursos/?uep=10&tc=202100103) e podem participar candidatos a partir dos 18 anos com 5º ano do Ensino Fundamental. O Senac disponibilizou 10 vagas.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Edvaldo Ceranto Júnior, lembra que através de parcerias a Agência do Trabalhador já realizou 19 cursos gratuitos de qualificação apenas neste ano. “Com mais esses três, serão 22 cursos que treinaram dezenas de trabalhadores e muitos deles já estão empregados. Umuarama vive uma grande demanda por profissionais qualificados e o município tem investido nessas parcerias para treinar os candidatos, aumentando as chances de conseguirem uma colocação”, apontou.

BALANÇO

Desde o início do ano, atendendo a determinação do prefeito Celso Pozzobom, a administração municipal já ofereceu cursos de Aperfeiçoamento em serviços de cozinha (parceria entre a Secretaria de Assistência Social, Indústria, Comércio e Turismo e o Senac); Venda em Shopping (Assistência Social, Indústria e Comércio e Senac); Operador Agrícola (Usina Santa Terezinha e Agência do Trabalhador); Qualidade no atendimento ao Cliente, gestão de pequenos negócios; E-Commerce – Vendendo no Comércio Eletrônico (Agência e Senac).

Ainda Técnico em informática para internet, Técnico em Logística; Técnicas de Serviços do Supermercado; Aplicativos Básicos de Informática MS-Office; Assistente Administrativo (todos em parceria entre a Agência do Trabalhador e o Senac); Cabeleireiro Assistente (Assistência Social, Indústria e Comércio e Senac); Manicure e Pedicure (Assistência Social, Indústria e Comércio e Senac); Auxiliar de Mecânica Industrial (Agência e Senai); Corte e Costura Industrial (Agência e Senai); Técnicas em Serviços de Supermercado (Agência e Senac).

E por fim, Boas práticas para serviços de alimentação, cursos na área de recursos humanos, Técnico em informática para internet e Técnico em Qualidade (também com apoio do Senac). “Além disso, temos outras opções de cursos para serem oferecidos ainda em 2021, nas áreas de mecânica de suspensão (parceria com o Senai), panificação, vendedor e cozinheiro (com o Senac)”, completou o gerente da Agência do Trabalhador, Reginaldo Meira de Barros. Mas informações na Agência (esquina da Avenida Rio Branco com a Rua Governador Ney Braga) ou pelo fone (44) 3621-1100.